Como é morar em uma cobertura de apartamento?
Por definição, a cobertura de um prédio é um tipo de apartamento que “cobre” o edifício, localizado no topo do empreendimento. A cobertura é um imóvel bastante cobiçado, tem a maior metragem e possui o metro quadrado mais caro do empreendimento. Ter uma cobertura é viver com um rooftop de lazer privativo.
Morar em uma cobertura oferece diversas vantagens, entre as principais, contar com um espaço living amplo, sofisticado, seguro, mais silencioso e, na maioria das vezes, com vista panorâmica para a cidade.
Costuma ter área de lazer privativa, com espaços externos que lembram o pátio de uma casa, o que traz a sensação de morar em uma residência horizontal, mas com a vantagem de estar no topo do prédio, com localização privilegiada e endereço exclusivo.
Confira mais detalhes deste imóvel que arranca suspiros das pessoas que o escolhem!
O que é a cobertura de um apartamento?
É a unidade localizada no topo do empreendimento, no último andar do prédio, geralmente ocupa o último pavimento inteiro e por isso costuma ser maior do que os outros apartamentos do edifício. Ela pode ser uma cobertura linear, duplex, triplex ou penthouse.
- Cobertura linear: ocupa apenas um andar, sem a necessidade de escadas ou elevador.
- Cobertura duplex: cômodos distribuídos entre os últimos dois pavimentos do edifício, conectados por escada ou elevador privativo.
- Cobertura triplex: conta com os últimos três andares do prédio, conectados por lances de escada ou elevador privativo.
- Cobertura penthouse: ocupa apenas um pavimento e conta obrigatoriamente com terraço e amplo espaço externo.
Quanto maior for a área privativa e as comodidades oferecidas pelos ambientes externos da cobertura, maior será a valorização imobiliária agregada.
Como é morar em uma cobertura?
Morar em uma cobertura é dizer adeus ao espaço reduzido, acabar com os ruídos do andar de cima e diminuir o barulho das ruas ao redor, reduzir as chances de invasão, aumentar a privacidade e, até mesmo, contar com uma área de lazer privativa.
Coberturas mais espaçosas ou da categoria penthouse contam com ambientes externos amplos e confortáveis, podendo contar com piscina, ofurô, churrasqueira, terraço, jardim, lareira, entre outras comodidades.
Vantagens de morar em uma cobertura
Por conta de suas janelas de grandes dimensões, o apartamento recebe luz e ventilação natural ao longo do dia, tornando o espaço mais acolhedor e os cômodos mais confortáveis. Por ficar no andar mais alto do empreendimento, não há incidência de tantos insetos e a vista é arrebatadora.
Quando a cobertura ocupa todo o andar, a vista costuma ser panorâmica, principalmente se não houver edifícios ao redor. O acesso é exclusivo, aumentando a privacidade e a segurança do apartamento.
Diferentemente do restante dos imóveis do prédio, a cobertura costuma ser projetada para frente, em vez dos cômodos serem distribuídos para os lados. Esse sentido de distribuição aumenta também as dimensões do apartamento.
Além disso, como as coberturas são encontradas mais facilmente em áreas nobres, morar em um apartamento dessa magnitude é garantir todas as comodidades da cidade nos arredores.
Por exemplo, as coberturas à venda em Goiânia costumam ter acesso fácil para as principais áreas verdes da capital goiana, enquanto as coberturas à venda em Itapema e as coberturas à venda em Balneário Camboriú contam com vista para o mar e orla catarinense.
Desvantagens de morar na cobertura
É claro que nem tudo são flores e que morar em uma cobertura pode vir acompanhado de custos extras. Coloque na ponta do lápis custos com a manutenção das áreas internas e externas e uma taxa de condomínio mais elevada.
O desconforto térmico e as possíveis infiltrações também devem ser consideradas, já que podem ser consequências do seu imóvel ser o último do edifício. Aliás, é sobre isso que a nossa equipe resolveu falar no próximo tópico.
Como fechar a cobertura de um apartamento?
Entre as principais preocupações de quem mora ou tem interesse em comprar uma cobertura estão as infiltrações, as condições climáticas e os espaços externos desprotegidos durante o inverno. Como solução para ambos os casos muitos moradores optam por fechar o terraço da cobertura.
Nesse momento é preciso considerar se os tipos de cobertura e fechamentos laterais respeitam os limites de sobrecarga da laje do empreendimento, além de conseguir a aprovação do prédio e seus condôminos para a modificação da fachada do empreendimento.
O fechamento das áreas externas deve ser superficial, sobre blocos de concreto, sem desrespeitar as camadas de impermeabilização, sob o risco de ocasionar problemas de infiltração para o vizinho de baixo.
Quanto custa um apartamento cobertura?
Especialistas do mercado imobiliário apontam que um apartamento cobertura pode custar de 8% a 10% a mais do que uma apartamento tradicional. O preço é justificado pelas vantagens que o imóvel reúne e a qualidade de vida que proporciona. Afinal, quem não quer ter a cidade como quintal?
Fotos de apartamentos cobertura
Agora que você já conhece os benefícios (e possíveis dificuldades) de morar em um apartamento cobertura, que tal se inspirar para seu futuro imóvel?
Deixe seu comentário ou dúvida