Rooftop: o que é e quais as vantagens e desvantagens?

31 Março 2023 | Atualizado em 18 Julho 2024

Os rooftops, cada vez mais populares no Brasil, são áreas localizadas no topo de edifícios, projetadas para oferecer lazer e bem-estar. Diferente dos terraços comuns, os rooftops são espaços amplamente aproveitados, integrando elementos de lazer como piscinas, jardins, áreas gourmet e até academias. Conheça essa nova tendência dos prédios residenciais.

Rooftop com os dizeres "O que é um Rooftop"
Rooftop de lazer do Trip World Home - Goiânia, GO

Rooftop é um termo em inglês que, ao pé da letra, pode ser traduzido como “telhado”. Ele é utilizado para indicar um lugar que está localizado no topo de um empreendimento, no último andar ou no terraço, costumando ser um andar com área de lazer completa, mas nas alturas.

Uma grande tendência nos novos empreendimentos na planta em todo país, o rooftop é um espaço democrático, já que mesmo que você more no terceiro ou no décimo segundo andar, todos os moradores terão acesso à vista mais privilegiada do prédio: a do último andar.

Se você já ouviu falar sobre o termo e ficou curioso sobre as vantagens e desvantagens sobre morar em um prédio com rooftop, chegou a hora de conferir mais características dessa tendência arquitetônica que pode transformar a sua relação com o seu prédio.

O que é um rooftop?

O rooftop é uma área de lazer, descanso e entretenimento de um empreendimento. Porém, diferentemente de outras áreas de lazer do prédio, ele está localizado no último andar ou terraço de um empreendimento.

A tradução de rooftop é "telhado", embora ele seja um termo utilizado para designar o terraço ou o último andar de um empreendimento. O rooftop sempre existiu, mas foi a partir de 1980 que ele se popularizou e se tornou um espaço “habitável”.

Talvez você já tenha visto um em filme quando o personagem principal acaba ficando preso no topo de um prédio ou sobe no terraço para pensar, apreciar a vista ou beber com os amigos. Pois bem, essa cena que acabou de passar em sua cabeça tem como plano de fundo um rooftop!

A diferença é que agora esse espaço não é apenas um bloco de concreto cinza, mas um ambiente estruturado, equipado e próprio para lazer, descanso e entretenimento dos moradores do edifício.

Vale lembrar que nem todo empreendimento tem um rooftop habitável. Além disso, em alguns casos, a estrutura do telhado acaba fazendo parte de um apartamento tipo cobertura e, por isso, sendo de uso exclusivo do proprietário do imóvel.

Quais são os tipos de rooftop?

O rooftop surgiu para trazer uma opção extra de lazer e entretenimento para os moradores de um prédio e resolver o impasse de alguns empreendimentos: falta de ambientes externos, vista para a cidade e iluminação.

A tendência nova-iorquina também solucionou uma questão de espaço, especialmente em grandes centros. Não é por acaso que muitos restaurantes, bares e eventos estão localizados ou ocorrem no topo de um edifício.

Chegamos então em um ponto chave da nossa explicação: o conceito se popularizou tanto que agora há até mesmo uma espécie de categorização!

Rooftop comercial

Rooftop Skye Bar e Restaurante, Hotel Unique em São Paulo.
Rooftop Skye Bar e Restaurante, Hotel Unique em São Paulo.

O rooftop comercial é o que abriga um ou mais comércios, como restaurantes, bares, bistrôs e baladas. É aquele em que o público em geral pode frequentar, não apenas os moradores do prédio. Geralmente está localizado em grandes centros comerciais, cidades grandes e capitais.

Agora, se você está se perguntando “o que é rooftop bar”, “o que é um rooftop restaurante” ou ainda “o que é um rooftop gourmet”, você acabou de encontrar suas respostas: é uma cobertura ou terraço de um empreendimento que abriga empresas do ramo alimentício.

Rooftop residencial

Rooftop do La Rocca, em Itapema, Santa Catarina.
Rooftop do La Rocca, em Itapema, Santa Catarina.

O rooftop residencial é o de empreendimentos residenciais, onde boa parte da área de lazer do prédio fica localizada. De modo geral, tem áreas cobertas e descobertas, com piscina, espaço gourmet, lounge, fireplace, sala de jogos e, até mesmo, restaurante para uso exclusivo dos moradores do edifício.

No caso do rooftop do La Rocca, no centro de Itapema, o ambiente conta até mesmo com um coworking, onde os moradores do edifício podem trabalhar com uma vista panorâmica para o mar da cidade.

Quais são as vantagens de morar em um prédio com rooftop?

Essas são os benefícios de contar com o rooftop em seu prédio:

1. Vista privilegiada

Uma das maiores vantagens de um rooftop é a vista privilegiada que ele oferece.

Isso quer dizer que os moradores poderão desfrutar da área de lazer enquanto apreciam uma vista panorâmica e deslumbrante da cidade.

2. Lazer sofisticado

Os rooftops são projetados com paisagismo e comodidades sofisticadas, oferecendo uma experiência de lazer completa e de alta qualidade.

Com áreas gourmet, piscinas, lounges e salas de jogos, esses espaços são ideais para relaxar, socializar e desfrutar de momentos agradáveis com familiares e amigos.

3. Maior privacidade

Por estar geralmente em um andar alto, quem quer curtir a piscina ou um sol no rooftop tem mais privacidade do que em empreendimentos que a área de lazer está nos primeiros pavimentos

Isso porque, quando os apartamentos ficam acima da área de lazer, as unidades tem vista para tudo que acontece embaixo, ao contrário de um rooftop. Então, além da segurança e conforto que a área de lazer proporciona à um edifício, você também terá um espaço mais reservado.

4. Maior exposição ao sol

Da mesma forma que oferece mais privacidade, o andar alto de um rooftop também proporciona uma maior exposição solar.

Assim, você poderá curtir os dias quentes e ensolarados sem precisar sair do condomínio ou se preocupar com os horários de sombra. Isso garante que os moradores possam aproveitar o sol de maneira plena e confortável.

Desvantagens de um rooftop

1. Barulho

O apartamento logo abaixo do rooftop pode enfrentar mais barulho devido à movimentação nas áreas de lazer.

Festas, reuniões e atividades podem gerar ruídos constantes, afetando a tranquilidade dos moradores dos andares inferiores.

É importante considerar o nível de isolamento acústico do prédio para minimizar esse inconveniente.

2. Movimentação Intensa

A presença de um rooftop implica em uma maior circulação de pessoas pelo edifício, especialmente até o último andar.

Convidados e moradores precisarão transitar frequentemente pelo prédio para acessar o rooftop, o que pode gerar congestionamento nos elevadores e nas áreas comuns, além de aumentar o fluxo de pessoas e a utilização das infraestruturas do edifício.

Como se chama o último andar de um prédio?

Quando nos referimos ao último apartamento do prédio, o último andar é chamado de cobertura, mas quando falamos do último pavimento de uso coletivo do edifício, chamamos de rooftop. Nesse caso, geralmente o espaço é ocupado por uma área de lazer ou restaurante.

Exemplos de edifícios com rooftop

Separamos alguns empreendimentos residenciais com opções de área de lazer no rooftop. Confira os nosso exemplos de como uma área social nas alturas pode ser:

Hub 444, Itapema (SC)

Rooftop do Hub 444, Morretes, Itapema - SC.
Rooftop do Hub 444, Morretes, Itapema - SC.

O Hub 444 é um empreendimento na planta no litoral de Santa Catarina, na cidade de Itapema. Com opções de apartamentos de 2 e 3 quartos, o edifício está previsto para ser entregue em 2027.

Neste exemplo, todas as áreas de lazer do Hub 444 estão localizadas no rooftop. As opções são área de academia, salão de festas, brinquedoteca, piscina e um lounge com vista para a cidade.

Catena, Goiânia (GO)

Rooftop do Catena, Goiânia
Rooftop do Catena, no Setor Aeroporto em Goiânia - GO.

Já no residencial Catena, um empreendimento em Goiânia, no estado de Goiás, a área de lazer está separada em dois andares distintos, sendo um deles um rooftop. No térreo, estão localizados o salão de festas, a brinquedoteca, a piscina e o playground. Já o rooftop foi reservado para os espaços especiais, como o espaço fitness, com área externa, churrasqueira, spa, sala de jogos e área gourmet.

Neste edifício, as opções de apartamentos são de 2 e 3 quartos, com áreas que variam de 62 a 82 m².

Keep Urban Habitat, Curitiba (PR)

Rooftop do Kepp Urban Habitat em Curitiba
Rooftop com espaço fitness do Keep Urban Habitat

Para quem curte um estilo de vida mais saudável, com certeza vai gostar do rooftop do Keep Urban Habitat, em Curitiba-PR. Seu diferencial é contar com um espaço fitness externo, ideal para praticar atividades físicas ao ar livre. 

O rooftop do edifício ainda abriga as outras áreas de lazer, que incluem fireplace, gourmet interno e externo, lavanderia, lounge e o 'rooftop garden', um espaço confortável e aconchegante para relaxar em contato com a natureza. 

Os apartamentos do Keep Urban Habitat já estão prontos para morar e têm plantas de 1 e 2 quartos, a partir de 39 m² de área privativa.

The Spot One, Balneário Camboriú (SC)

Rooftop de lazer do Spot One, bairro dos Estados em Balneário Camboriú -SC.
Rooftop de lazer do Spot One, bairro dos Estados em Balneário Camboriú -SC.

O The Spot One é um empreendimento diferenciado por si só, já que está diretamente integrado ao Balneário Shopping, em Balneário Camboriú-SC. Mas seu rooftop é um destaque à parte: são 1.500 metros quadrados apenas dedicados ao lazer. 

Divididos entre rooftop e garden rooftop, os espaços de lazer disponíveis no The Spot One incluem piscina aquecida, dois espaços 'barbecue', fireplace, espaços gourmet, spa, massagem, sauna seca e úmida. 

Os moradores ainda têm à disposição um espaço zen, academia, espaço kids, sala de jogos, academia, barber shop, beauty room, pet place e um rooftop bar.

O edifício já está pronto para morar e conta com apartamentos de 1 a 2 quartos, de 83 a 100 m².

Legacy Vertical Home, Itapema (SC)

Vista do rooftop do Legacy Vertical Home
Vista do rooftop do Legacy Vertical Home em Itapema-SC

E para quem quer uma vista privilegiada do seu rooftop, a escolha certa é o Legacy Vertical Home. Localizado no Centro de Itapema, a 200 metros do mar, o rooftop oferece a experiência de um mirante particular. 

Situado nos 43º e 44º pavimentos, o rooftop do Legacy Vertical Home tem uma vista de nove metros de altura no total, com janelas ampliadas, e mais de 550 m² de lazer, que incluem lounge, adega, sport bar e dois espaços gourmet. 

O lazer do empreendimento não para por aí. Ainda há 1.200 m² no sétimo pavimento, que oferece piscina aquecida, bar molhado, spas, fireplace, sauna, brinquedoteca, espaço fitness, sala de jogos, quadra esportiva e pet place. 

Os apartamentos do Legacy City Home contam com 4 a 5 quartos, a partir de 189 m² de área privativa e varanda gourmet. Sua entrega está previsa para 2028.

Deixe seu comentário ou dúvida