Tamanho de apartamento ideal: como definir a metragem de apartamento

12 Junho 2024
Por Nicole Santos

Cachorro em frente a sofá vermelho
O tamanho de apartamento ideal pode ser bastante relativo, já que para chegar às dimensões que comporte confortavelmente seus futuros moradores, vai ser preciso considerar a dinâmica familiar dos interessados: quantidade de pessoas que habitarão o imóvel, além da idade e rotina semanal de cada um deles.

Outro ponto importante para chegar a essa conclusão é entender que existem diversos tipos de apartamentos, cada um deles com suas vantagens e desvantagens, que podem ou não comportar o seu estilo de vida doméstico, independentemente da quantidade de pessoas envolvidas.

Você precisa de quantos dormitórios? Trabalha em casa? Tem filhos ou animais de estimação? É caseiro ou gosta de sair no final de semana? Em que momento de vida você se encontra? Tudo isso deve ser considerado na hora de decidir o tamanho ideal do seu apartamento!

Confira nossas dicas para escolher a melhor metragem de apartamento ideal para você!

Qual é o tamanho ideal de apartamento?

De modo geral, o tamanho de um apartamento pequeno fica em torno de 40 m² a 60 m², sendo imóveis do tipo kitnet, loft, flat, studio - imóveis sem divisão de quarto - ou apartamentos com um dormitório. Esse é o tamanho ideal de apartamento para apenas uma pessoa, no máximo duas.

Já o tamanho ideal de um apartamento médio, com dois dormitórios, fica em média de 55 m² a 85 m², ideal para comportar de duas a três pessoas tranquilamente. Já um apartamento padrão para comportar de três a cinco pessoas, com três dormitórios, fica em torno de 70 m² a 150 m².

Quantos metros tem um apartamento de 1 quarto?

Vista de um apartamento estúdio com mesa e cama no empreendimento Future Flats em Itapema
Apartamento de 43 m² no Futura Flats, em Itapema, SC.

Kitnet, loft, studio e flat são considerados apartamentos de ambiente único - ou seja, são conjugados, sem divisórias, com exceção do banheiro, como é o caso dos apartamentos à venda no Futura Flats by Housi, em Itapema.

Há também os apartamentos de 1 quarto, que costumam ser pequenos como os de ambiente único, porém garantem maior privacidade, já que possuem divisórias entre sala, cozinha e quarto.

Vale lembrar que dentro dessa categoria há diferenças de tamanho entre as opções; os conjugados apresentam de 20 m² a 35 m² e os apartamentos com um quarto possuem cerca de 40 m² a 60 m².

Quantos metros tem um apartamento de 2 quartos?

Vista de um quarto infantil com paredes verdes, uma cama de solteiro e escrivaninha do empreendimento Singah em Goiânia
Apartamento de 73 m² no Singah, em Goiânia, GO.

Já os imóveis de dois quartos costumam entrar na categoria dos apartamentos do tipo padrão, apresentando uma metragem que fica em torno de 55 m² a 85 m²; podem contar com dois dormitórios simples ou uma suíte e um dormitório.

De modo geral, esses imóveis são ideais para quem tem um ou dois filhos, ou quer fazer do segundo dormitório um escritório. As opções de apartamentos de dois quartos à venda no Singah, em Goiânia, apresentam justamente essa proposta, sem perder a qualidade de morar bem.

Quantos metros tem um apartamento de 3 quartos?

Sala com um sofá e mesa de um apartamento do empreendimento Vivare Residence em Balneário Camboriú
Apartamento de 125 m² no Vivare Residence, em Balneário Camboriú, SC.ion

Os apartamentos de três quartos ficam em torno de 70 m² a 150 m² e, além de oferecer mais dormitórios, contam também com áreas comuns mais amplas e confortáveis, possibilitando mais momentos de lazer dentro do próprio imóvel, como uma varanda gourmet com churrasqueira.

Os apartamentos à venda no Vivare Residence, em Balneário Camboriú(SC), são um bom exemplo de apartamento amplo com três suítes e, até mesmo, variações de planta do tipo duplex.

Quantos metros tem um apartamento de 4 quartos?

Grande sala com dois sofás e uma janela com vista para o mar de um apartamento do empreendimento La Rocca em Itapema
Apartamento de 164 m² no La Rocca, em Itapema, SC.

Já os apartamentos de quatro quartos possuem uma metragem elevada, a partir de 150 m² para mais. Normalmente, são imóveis de alto padrão, com suítes e diversas outras vantagens dentro da própria área privativa do imóvel, como terraço, piscina e varanda gourmet.

Podem vir no formato padrão, duplex, triplex, penthouse, cobertura e outros. Os apartamentos à venda no La Rocca, em Itapema, por exemplo, contam com quatro suítes e uma metragem que vai de 164 m² a 505 m².

O que considerar antes de decidir o tamanho de apartamento ideal?

Nesse momento, o primeiro e mais importante ponto a se considerar é o número de moradores do imóvel, levando em conta sua idade. Se você tem filhos, por exemplo, avalie a faixa etária de cada um deles, já que com crianças menores é possível dividir um quarto, mas os adolescentes precisam de mais espaço.

Além disso, crianças precisam de lugar para brincar, correr e gastar energia, nesse caso, um espaço privativo maior seria interessante – a mesma lógica se aplica aos animais de estimação.

Ah! Vale a pena conferir as áreas comuns e de lazer do empreendimento também, já que em caso de apartamentos menores, os espaços comuns do edifício farão toda a diferença. Na prática, os apartamentos do tipo kitnet ou studio não costumam possuir lavanderia, então provavelmente haverá lavanderia coletiva (você se importa em dividir esse espaço?).

Outro ponto que merece atenção é o tempo que você planeja ficar no apartamento: ele é um imóvel de transição ou um investimento para a vida? Aliás, quais são os seus planos futuros: ter filhos e aumentar a família? ou não?

Além disso, o óbvio precisa ser dito: quanto maior o apartamento, maior será o custo total do seu investimento. Normalmente o valor do metro quadrado de apartamento fica mais em conta quando o apartamento é maior, e o contrário é verdadeiro também. Ou seja: se você tiver orçamento, vale a pena investir em um imóvel maior, já que o custo por metro quadrado diminui e o conforto aumenta.

Deixe seu comentário ou dúvida