É melhor construir ou comprar um imóvel pronto?

14 Abril 2023 | Atualizado em 29 Outubro 2024

À esquerda, um imóvel em construção, e à direita, um apartamento pronto

Para saber qual é a melhor opção entre construir ou comprar um imóvel pronto, vai ser preciso analisar o seu orçamento, os seus objetivos e as suas necessidades pessoais. Tecnicamente, o que acaba mesmo ditando o tipo de investimento feito é o orçamento disponível e a urgência ou flexibilidade no prazo para ter o imóvel.

É bom lembrar que não existe uma resposta pronta, mas uma escolha que se adequa ao seu momento de vida. Além disso, não esqueça de considerar também a utilização do imóvel, se você vai morar ou está comprando investir com o aluguel. Isso porque, no último caso, essa decisão impacta diretamente no retorno sobre o investimento também!

Por isso, pensando em te ajudar nesse dilema, aqui vai uma sequência de informações sobre as vantagens e desvantagens das duas opções. Assim, ao final do artigo, você pode responder, de acordo com suas particularidades, se compensa mais construir ou comprar um imóvel.

Construir um imóvel: vantagens e desvantagens

Uma das principais vantagens de construir uma casa do “zero” é a possibilidade de personalizar o projeto do jeito que você sempre quis, o que é mais difícil de fazer em um imóvel pronto, mesmo que você opte por investir em um imóvel na planta, já que ainda que nesse último caso haja alguma possibilidade de modificação, as plantas têm metragens e layouts pré-definidos.

Além disso, geralmente, sai mais barato construir do que comprar um imóvel, uma vez que, dessa forma, você não paga pela margem de lucro das construtoras e imobiliárias e consegue, durante a construção, ter mais controle do orçamento, contornando qualquer adversidade.

No entanto, esse aspecto também pode ser uma desvantagem, afinal, imprevistos na execução da obra e orçamentos estourados podem prolongar o término da obra, além de tornar a construção mais cara. Portanto, é preciso redobrar a atenção durante todo o processo!

Além disso, para construir uma casa, será necessário primeiro comprar um terreno - investimento que pode representar um valor semelhante ao valor de entrada de um imóvel novo, por exemplo. Portanto, essa questão é bastante pessoal mesmo.

Outro detalhe importante é que para construir um imóvel residencial, você terá que lidar com a espera e, ainda, ter um prazo flexível, visto que imprevistos e despesas extras podem aparecer e o prazo inicial ser prorrogado.

Vantagens e desvantagens de comprar imóvel pronto

Um dos principais benefícios de comprar um imóvel pronto é suprir uma necessidade imediata da sua família, assim, se você tem urgência de ter o seu imóvel próprio e dispõe de um reserva para pagar o valor de entrada, esse negócio pode ser interessante para você.

Além disso, quando você compra um imóvel pronto, você dispensa o incômodo de contratar uma equipe responsável pelo projeto e construção do imóvel, otimizando o processo de desfrute da nova propriedade.

Porém, nesse caso, vai ser preciso dispor de um valor de entrada e, caso você não tenha o valor inteiro do imóvel, buscar a aprovação de um financiamento imobiliário. Além de pagar pelos custos inerentes à compra de um imóvel, como ITBI, taxa de corretagem e taxas cartoriais.

Em outubro de 2024, a Caixa Econômica Federal divulgou novas regras para seu financiamento imobiliário, incluindo um teto de R$ 1,5 milhão e reduções nas porcentagens financiáveis: 70% na tabela SAC e 50% na tabela Price. O valor de entrada agora é de 30% e 50%, respectivamente. Essas mudanças devem ser consideradas no seu planejamento. 

Para saber mais, confira o conteúdo sobre as novas regras de financiamento da Caixa na íntegra.

É mais barato construir ou comprar um imóvel pronto?

De modo geral, construir é mais barato do que comprar um imóvel pronto. Afinal de contas, o custo médio para construir uma casa é inferior ao custo de comprar um imóvel, que engloba pagar as taxas da imobiliária e transferência, além de arcar com o custo efetivo total de um financiamento imobiliário.

Porém, vale ressaltar que o valor pode ser menor, mas o prazo para usufruir do bem é maior e, dependendo do objetivo do seu investimento, atrapalhar o seu planejamento.

Além disso, essa comparação apenas é justa quando o imóvel que você deseja construir tem as mesmas características do imóvel que você deseja comprar, afinal, se houver muita discrepância nesse aspecto é difícil fazer uma relação mais realista.

Qual é a forma mais barata de comprar um imóvel?

A forma mais barata de comprar um imóvel é juntar o máximo de grana que você puder para dar de entrada e, assim, diminuir a quantia financiada e, logo, os juros cobrados sobre o montante financiado.

Além disso, busque as taxas de juros de financiamento mais atrativas do mercado, ou seja, não assine com o primeiro banco financiador que conceder crédito ou, ainda, compre o primeiro imóvel que caiba no seu orçamento: pare, analise todas as opções e faça o melhor negócio para você.

Agora, um meio termo entre construir e comprar um imóvel é apostar em um apartamento na planta, desse modo, você terá, em média, 180 meses para se organizar e, ainda, poderá pagar a entrada de modo parcelado durante a construção.

Para te acompanhar nessa jornada do novo imóvel, que tal um melhor amigo? Um Personal Shopper Imobiliário MySide te guia durante o processo de compra para que você faça sempre o melhor negócio.

Deixe seu comentário ou dúvida