Obras e melhorias públicas em Belo Horizonte
Belo Horizonte vive uma fase de transformação urbana, com obras que prometem não apenas melhorar a mobilidade, o conforto e a segurança da população, mas também potencialmente valorizar bairros e melhorar a vida de muitos belo-horizontinos.
Em 2025, a Prefeitura de Belo Horizonte deve destinar cerca de R$ 1,3 bilhão para obras, com foco em urbanização de vilas e aglomerados, intervenções de saneamento, drenagem e serviços de manutenção urbana, dando prioridade às áreas mais vulneráveis da cidade.
Essas melhorias vão desde requalificação de praças históricas e construção de infraestrutura de drenagem até grandes obras viárias e de prevenção a enchentes.
Por essas e outras, o mercado imobiliário de Belo Horizonte só vem crescendo. Junto com as melhorias públicas, muitas construtoras estão investindo em lançamentos imobiliários de alto padrão na capital mineira.
A seguir, apresentamos as principais obras em Belo Horizonte e melhorias públicas que vão ajudar na qualidade de vida dos moradores e valorizar ainda mais a cidade:
Obra | Região impactada |
---|---|
Novo Anel Rodoviário | Regiões Oeste, Noroeste, Barreiro e Nordeste |
Programa Centro de Todo Mundo | Região Central (Hipercentro) |
Linha 2 do Metrô | Regiões Oeste e Barreiro |
Obras contra enchentes em BH | Regiões Venda Nova, Pampulha, Barreiro e Nordeste |
Novo viaduto na divisa entre Belo Horizonte e Nova Lima | Belvedere (BH), Vila da Serra e Vale do Sereno (Nova Lima) |
Programa Centro de Todo Mundo

O Programa Centro de Todo Mundo é um dos principais programas de requalificação urbana em andamento em Belo Horizonte e busca melhorar a qualidade de vida e a infraestrutura do Hipercentro da cidade. Ele está estruturado em 10 eixos principais:
- Cultura, lazer e turismo
- Mobilidade
- Requalificação urbana
- Mobiliário urbano
- Parques e arborização
- Manutenção e zeladoria
- População em situação de rua
- Ocupação de prédios ociosos e desocupados
- Segurança
- Inclusão produtiva
Lançado em 2023, o programa já concluiu algumas obras. A previsão é que as reformas sejam escalonadas até o fim de 2026.
Um dos principais feitos do programa foi a reabertura da Praça da Independência. Após décadas de descaracterização, o espaço foi recuperado, ganhou calçamento, jardins e iluminação, devolvendo aos moradores a vista original do Viaduto Santa Tereza.
Algumas obras estão em andamento, como a revitalização da Rua Sapucaí, famosa por seus bares, pela vista para o Centro e pelo papel de ligação com a região da Floresta, além da requalificação da Av. Bernardo Monteiro e da Av. Afonso Pena.
Outra obra importante na região é a reforma do Espaço Multiuso do Parque Municipal, que está com melhorias para receber mais eventos culturais.
Falando em lazer, as praças também estão sendo reformadas, como a Praça da Estação, a Praça da Rodoviária, e a Praça do Papa, que passam por obras de revitalização e melhorias.

No campo da segurança e da inclusão, estão sendo instaladas mais de 460 câmeras de videomonitoramento no Centro. A região já conta com wi-fi gratuito em pontos estratégicos. O atendimento à população em situação de rua também foi ampliado, com ações de saúde, assistência social e programas de formação profissional.
O programa prevê ainda novas entregas nos próximos anos, como a ocupação de prédios desocupados no Hipercentro para uso habitacional e misto, a expansão de ciclovias e faixas de ônibus, a restauração de imóveis tombados e a ampliação da arborização urbana.
Novo viaduto na divisa entre Belo Horizonte e Nova Lima
O trânsito na divisa entre Belo Horizonte e Nova Lima deve ganhar um importante reforço em breve. Está prevista para começar ainda em 2025 a construção do viaduto, uma obra de responsabilidade da Prefeitura de Nova Lima, orçada em cerca de R$ 40 milhões.

Essa é uma das obras de infraestrutura em Belo Horizonte e região metropolitana que deve trazer impacto direto para motoristas que circulam entre o Belvedere e os bairros de Nova Lima, com expectativa de redução de até 50% no tempo de deslocamento nesses trechos, segundo estimativas da prefeitura.
O projeto prevê uma ligação direta entre a MG-030 e a BR-356 (sentido Rio de Janeiro), eliminando a necessidade de passar pelo trevo do BH Shopping, no Belvedere, um dos pontos mais congestionados da região metropolitana.

A obra faz parte de um pacote de quatro intervenções viárias, firmado em 2024 em parceria entre as prefeituras de Belo Horizonte e Nova Lima. Cada município ficou responsável por duas obras, em um investimento conjunto de aproximadamente R$ 200 milhões.
No caso do viaduto em formato de ferradura, o financiamento virá de contrapartidas urbanísticas: investimentos que construtoras da região de BH precisam fazer em obras públicas para compensar os impactos do crescimento urbano.
O projeto enfrentou entraves ambientais em 2024, quando parte do traçado foi reprovada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) por afetar a Estação Ecológica do Cercadinho. Após ajustes técnicos, a proposta foi aprovada tanto pelo IEF, quanto pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
Um acordo mediado pelo Ministério Público permitiu que a Associação dos Empreendedores do Vila da Serra e Vale do Sereno (AVS) conduzisse a contratação da empresa responsável pela obra. A execução está estimada em 12 meses após o início - que ainda não tem data oficial, mas deve acontecer ainda em 2025.
Obras contra enchentes
As enchentes em BH são um problema recorrente, principalmente em áreas como Venda Nova, onde a Avenida Vilarinho sofre transbordamentos frequentes, e na Avenida Cristiano Machado, que também enfrenta pontos de alagamento em períodos de chuva forte.

Para reduzir esses impactos, a Prefeitura firmou em julho de 2025 um contrato de R$ 159 milhões com a Caixa Econômica Federal, por meio do programa Finisa, destinado a obras de macrodrenagem nos córregos Vilarinho, Nado e Ribeirão Isidoro.
Entre essas intervenções está o Reservatório Profundo Vilarinho II, atualmente com 40% das obras concluídas. A estrutura subterrânea de 30 metros de profundidade terá capacidade de armazenar cerca de 100 milhões de litros de água, com previsão de entrega no segundo semestre de 2026.
Também faz parte desse pacote o barramento da Lagoa do Nado, ainda em fase de projeto.
A Prefeitura também está responsável pelas obras em quatro bacias de contenção: Assis das Chagas, Engenho Nogueira, Bonsucesso e Pampulha, um investimento de mais de R$ 3 milhões, com previsão de conclusão ainda esse ano.
Apenas no primeiro semestre de 2025, foram realizadas 55 ações de manutenção em diferentes bacias, resultando na retirada de aproximadamente 59 mil m³ de sedimentos.
Outro projeto em execução é a Praça das Águas, na Vila Suzana, próxima à Estação São Gabriel. A obra consiste em uma grande estrutura de drenagem subterrânea que vai funcionar como reservatório para armazenar a água da chuva em períodos de alta intensidade.

Com capacidade de reter até 27 milhões de litros de água, o reservatório vai segurar o volume que chega à Avenida Cristiano Machado, um dos pontos mais críticos de alagamento da cidade.
O projeto começou em maio de 2025 e está em fase de terraplanagem e pavimentação, sua previsão de entrega é no primeiro semestre de 2026. O investimento é de aproximadamente R$ 68 milhões.
O objetivo dessas obras em Belo Horizonte é preparar a cidade para os próximos períodos de chuva e reduzir os riscos de enchentes em áreas historicamente afetadas, além de melhorar a qualidade de vida dos moradores.
Novo Anel Rodoviário
Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, entre janeiro e abril de 2025 foram registrados 1.474 acidentes no Anel Rodoviário, o que equivale a uma média de 12,2 ocorrências por dia.

O Anel Rodoviário sempre foi um dos pontos mais críticos do trânsito da capital. Em junho de 2025, essa realidade entrou em uma nova fase: a Prefeitura assumiu oficialmente a gestão de 22,4 quilômetros da via, ficando responsável pela manutenção, operação e modernização.
Um trecho de 4,1 km ainda permanece sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e deve ser transferido em até quatro anos, após a conclusão de obras federais na BR-381.
Agora, a meta é transformar esse corredor em uma via mais segura, já que diariamente passam por ali mais de 150 mil veículos. O Anel é uma importante ligação entre as rodovias federais BR-040, BR-262 e BR-381.
As medidas de segurança previstas pela Prefeitura para o Novo Anel Rodoviário incluem:
- Redução do limite de velocidade para até 70 km/h em todo o trecho;
- Instalação de cerca de 40 radares nos dois sentidos da via;
- Ampliação do videomonitoramento, com a previsão de 42 novas câmeras até setembro de 2025, cobrindo 100% do Anel;
- Implantação de uma base de operações no antigo Aeroporto Carlos Prates, com guinchos pesados disponíveis para remoção rápida de veículos em acidentes;
- Atuação integrada da BHTrans e da Guarda Municipal, com 60 agentes treinados para operações de trânsito e suporte emergencial;
- Suporte contínuo do SAMU, com ambulâncias de suporte básico e avançado, garantindo atendimento rápido em caso de acidentes.
As obras estruturais previstas incluem dois novos viadutos, um sobre a Via Expressa, no bairro Califórnia, e outro sobre a BR-040, no bairro Olhos D’Água.
Também estão planejadas novas alças de acesso, que vão ajudar a reduzir pontos de congestionamento. O investimento ultrapassa R$ 60 milhões, vindos do PAC-3 (Programa de Aceleração do Crescimento).
No dia a dia, o atendimento a emergências também deve mudar. A operação contará com equipes da BHTrans, da Guarda Municipal e do SAMU, além da base no antigo Aeroporto Carlos Prates equipada com guinchos para remoção rápida de veículos em caso de acidentes.
A previsão é que os motoristas percebam avanços a curto prazo, principalmente na segurança e no tempo de resposta a ocorrências.

Atualmente, já estão em andamento obras de revitalização e melhorias, como recapeamento asfáltico, tapa-buracos, desobstrução de canaletas, correção de erosões e pintura de passarelas.
Paralelamente, a Prefeitura encaminhou à Câmara a proposta de renomear a via como Novo Anel Fuad Noman, em homenagem ao ex-prefeito falecido em março de 2025.
A expectativa da Prefeitura é de menos acidentes, maior fluidez no trânsito e valorização dos bairros próximos aos acessos, beneficiando tanto quem mora em Belo Horizonte quanto quem investe em apartamentos na planta na região.
Linha 2 do Metrô
Belo Horizonte é uma cidade que depende dos ônibus para garantir a mobilidade diária de seus moradores.
O metrô, inaugurado nos anos 80, continua restrito a uma única linha em operação, com 28 km de extensão entre Eldorado e Vilarinho. A Linha 1 transporta cerca de 150 mil passageiros por dia, um número modesto se comparado ao sistema de ônibus, que chega a atender mais de 1,4 milhão de pessoas diariamente, segundo a prefeitura.
Depois de anos de expectativa e destaque em várias notícias sobre infraestrutura em BH, o projeto de uma nova linha finalmente começou a sair do papel. As obras começaram em setembro de 2024 e prometem ampliar o alcance do metrô, ligando a região da Nova Suíça ao Barreiro em 10,5 km de extensão.

O traçado inclui sete novas estações: Nova Suíça, Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre, Ferrugem e Barreiro.
Quando finalizada, a nova linha deve transformar a vida de quem se desloca pela Zona Oeste da cidade, oferecendo uma alternativa mais rápida e integrada ao transporte já existente.
A expectativa é que as duas primeiras estações, Nova Suíça e Amazonas, sejam concluídas até o segundo semestre de 2026, possibilitando o início da operação parcial. A entrega completa da linha, com todas as estações em funcionamento, está prevista para 2028.

Um dos principais pontos de discussão está no trecho final, entre as estações Ferrugem e Barreiro. A concessionária Metrô BH e a MRS Logística apresentaram uma proposta de linha singela — via única — nos últimos dois quilômetros do percurso. O governo de Minas ainda não autorizou a mudança e solicitou novos estudos técnicos.
A proposta foi criticada pela deputada estadual Bella Gonçalves (PSOL), que alertou que a operação em linha única poderia deixar os intervalos entre os trens em até 15 minutos, já que seria necessário aguardar o mesmo trem ir e voltar antes de liberar o sentido contrário.
O tema chegou ao Ministério das Cidades em junho de 2025. O ministro Jader Barbalho Filho afirmou que a prioridade do governo federal é garantir a capacidade plena do sistema e declarou: “Nada que possa prejudicar a população de BH será admitido”.
Enquanto o impasse sobre o formato da linha não é resolvido, as obras da Linha 2 seguem em execução. A expectativa é que, a partir de 2026, a operação das primeiras estações já comece a ampliar a cobertura do metrô em Belo Horizonte e ofereça uma alternativa de transporte mais rápida para os moradores da Zona Oeste.
Investir em Belo Horizonte
O momento é estratégico para quem busca apartamentos na planta à venda em Belo Horizonte. As obras de infraestrutura em andamento, como a Linha 2 do metrô, o Novo Anel Rodoviário e os projetos contra enchentes, não apenas melhoram a mobilidade e a qualidade de vida, mas também impulsionam a valorização dos bairros e regiões.
Esse movimento fortalece a capital mineira como um dos mercados imobiliários mais atrativos do país, atraindo tanto investidores, quanto famílias que procuram moradia.
De acordo com dados recentes, o valor do metro quadrado na capital mineira já ultrapassou os R$ 10 mil e segue em ritmo de crescimento, acima de cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.
Isso significa que investir em imóveis na cidade agora pode garantir não só condições de pagamento mais acessíveis, mas também ganhos de valorização expressivos nos próximos anos. Locais próximos a grandes obras públicas, como o Hipercentro ou o Belvedere, a tendência é ainda mais favorável: a infraestrutura eleva a demanda e valoriza os imóveis rapidamente.
Para quem está avaliando opções, os apartamentos na planta à venda em Belo Horizonte representam uma oportunidade sólida de investimento.
É possível encontrar lançamentos em bairros de alta procura, como Savassi, Lourdes, Santo Agostinho e Sion, que combinam mobilidade, lazer e valorização imobiliária. Se a ideia é investir ou realizar o sonho da casa própria, este é o momento de acompanhar de perto as novidades do mercado e conferir os melhores lançamentos na cidade.
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