Conheça os maiores prédios de Belo Horizonte
Os 10 prédios mais altos de Belo Horizonte são o Edifício Híbrido Fido 5.0, Edifício Aureliano Chaves (Forluz), Edifício JK, Edifício Acaiaca, Soul Savassi, Conjunto Frederico Correa Garage, Sede Localiza Hertz, Savassi Tower, Savassi by Pininfarina, Renaissance Work Center e Othon Palace Hotel. O ranking está atualizado para prédios futuros, prontos ou em construção.
O Edifício Híbrido Fido 5.0 será o prédio mais alto de Belo Horizonte, previsto para ter 45 pavimentos e 150 metros de altura. O projeto prevê uma altura maior do que o Edifício Aureliano Chaves, o atual mais alto da capital.
Neste conteúdo, você confere as informações sobre o futuro prédio mais alto de Belo Horizonte, e também um ranking completo dos maiores edifícios da capital em 2025, alguns da lista já contam com apartamentos à venda.
Edifício Híbrido Fido 5.0: o futuro prédio mais alto de BH
Projetado pela BCMF Arquitetos, o empreendimento será construído pela Minas Brisa, uma das maiores construtoras de BH. A previsão é que seja um complexo residencial de 5 torres interligadas entre si, com apartamentos de 1 a 5 quartos. Este é, sem dúvida, um dos lançamentos imobiliários mais aguardados da capital, previsto para ser lançado no primeiro trimestre de 2026.
Com 150 metros de altura estimado, se tornará o maior edifício de Belo Horizonte e o segundo mais alto de Minas Gerais.
O Fido 5.0 conta com salas e lojas nos primeiros pavimentos, além de áreas abertas ao público como jardins e espaços de convivência. A ideia do empreendimento é oferecer um complexo de prédios que se relacionam em torno das áreas de uso comum, sendo um mixed-use com foco na relação entre as pessoas e os ambientes.
Já a parte residencial contará com áreas específicas para cada tipo de unidade, desde studios até apartamentos triplex com 5 quartos nas coberturas. Esse diferencial oferece uma versatilidade incomum em BH, que atende a diferentes perfis de moradores, desde famílias e jovens até investidores de curta e longa duração.
Com paisagismo assinado pela Forma Garden com consultoria de Benedito Abbud, o empreendimento chama a atenção pela sua fachada ativa, com varandas verdes, sendo um diferencial visual que pode ser o próximo cartão postal da cidade. Além disso, as áreas verdes fazem parte do condomínio, estando presente em todo o projeto. Confira o vídeo do projeto da BCMF Arquitetos:
Com projeto inaugurado em 2023, o Fido 5.0 tem previsão de ser lançado só em 2026, mas o terreno já foi limpo e está com tapumes e obras da Minas Brisa.
Localização do Fido 5.0
Endereço: Av. do Contorno, 4766 - Santa Efigênia
O Edifício Híbrido Fido 5.0 está situado na esquina da Avenida do Contorno com a Rua Cláudio Manoel, em frente ao Hospital Lifecenter, uma excelente localização na Zona Central de Belo Horizonte.
Com esse endereço no Santa Efigênia, os moradores terão por perto toda a infraestrutura do Centro de BH, com vias rápidas e de fácil acesso, como as Avenidas Afonso Pena e Getúlio Vargas.
Outro ponto alto é a presença de áreas de lazer próximas ao Fido 5.0, como shoppings, praças, parques, teatros e clubes. Confira as distâncias:
- 550 m - Esporte Clube Ginástico
- 900 m - Olympico Club
- 1,2 km - Clube Recreativo Mineiro
- 1,2 km - Pátio Savassi
- 1,3 km - Praça da Savassi
- 1,4 km - BeFly Hall
- 1,6 km - Palácio das Artes
- 1,7 km - Praça da Liberdade
- 1,7 km - Teatro SESIMINAS
- 1,9 km - Minas Tênis Clube
- 2 km - Boulevard Shopping
- 2,5 km - Parque Municipal Américo Renné
Além das principais áreas de lazer, a região também é repleta de facilidades por perto, como escolas, supermercados e hospitais:
- 150 m - Hospital Lifecenter
- 150 m - Droga Raia
- 450 m - Corpo de Bombeiros
- 500 m - Verdemar Serra
- 500 m - Centro Médico Unimed
- 500 m - Escola SEB Serra
- 550 m - Supernosso Cruzeiro
- 650 m - Epa Supermercados
- 800 m - Colégio Sagrado Coração de Jesus
- 950 m - Universidade FUMEC
- 1,1 km - Colégio Arnaldo
Edifício Aureliano Chaves (Forluz): o atual prédio mais alto de BH
Inaugurado em 2014, o Edifício Aureliano Chaves, também conhecido como Edifício Forluz, é atualmente o prédio mais alto de Belo Horizonte com 121,1 metros.
Com 23 pavimentos, o edifício foi projetado pelos escritórios Gustavo Penna Arquiteto & Associados e Trínia Arquitetura, após vencerem um concurso fechado promovido pela Forluz (Fundação Forluminas de Seguridade Social), o fundo de pensão dos funcionários da CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais).
O edifício comercial é de propriedade da Forluz, e foi usado pela CEMIG por 7 anos. Em 2021, com um contrato de 5 anos, o Banco Inter começou a alugar o prédio inteiro para sua sede nacional.
Com inspiração na arquitetura dos anos 70, a fachada do edifício foi feita com uma estética que harmoniza junto com o vizinho, o Edifício Júlio Soares. Ao invés de competir visualmente, o projeto foi pensado para integrar tanto o prédio ao lado, quanto às áreas verdes da Av. Barbacena e da Praça da Assembléia.

Mais do que um marco em altura, o Forluz também se destaca por ser o primeiro edifício em Minas Gerais a receber a certificação LEED Nível Ouro. Desde a fachada com brises-soleil e vidros especiais até o uso de sistemas de reuso de água da chuva e energia solar, o prédio foi pensado como um modelo de edifício verde que resultou em uma economia de 19% no consumo energético e 40% no uso de água.
O prédio foi nomeado homenagem a Aureliano Chaves, ex-governador de Minas e vice-presidente do Brasil.
Localização do Edifício Aureliano Chaves
Endereço do Edifício Aureliano Chaves: Av. Barbacena, 1219 - Barro Preto
Próximo à Praça da Assembleia e do Diamond Mall, o Edifício Forluz está localizado na esquina da Av. Barbacena com a Rua Gonçalves Dias, no Barro Preto, Zona Centro-Sul de Belo Horizonte.
O prédio comercial está em uma área privilegiada da capital, estando próximo ao Lourdes, Gutierrez, Prado e ao Santo Antônio. Quem trabalha no edifício consegue acesso fácil pela Av. do Contorno e também pela Av. Amazonas.
Ranking prédios mais altos de Belo Horizonte
Agora que já falamos das nossas primeiras colocações – tanto o atual quanto o futuro maior prédio –, é hora de rankear os gigantes de BH.
1º Edifício Híbrido Fido 5.0 - 150 m
Com incríveis 45 pavimentos e 150 metros estimados, o Edifício Híbrido Fido 5.0 da Minas Brisa será o maior prédio de Belo Horizonte, localizado no Santa Efigênia. Ainda não foram confirmados os tamanhos dos apartamentos e nem a data de lançamento, mas é um projeto que vai mudar a paisagem da capital mineira.
2º Edifício Aureliano Chaves (Forluz) - 121,1 m
O atual prédio mais alto de BH, o Edifício Aureliano Chaves (ou Edifício Forluz) é um prédio de 121,1 metros construído em 2014 no Barr, desenhado pelos escritórios Gustavo Penna Arquiteto & Associados e Trínia Arquitetura. Atualmente o local é utilizado como sede do Banco Inter.
3º Edifício Acaiaca - 120 m
Construído em 1947, o Edifício Acaiaca foi o primeiro arranha-céu de Belo Horizonte. Localizado no Centro, próximo ao Parque Municipal Américo Renné, o edifício comercial possui 30 andares e 120 metros de altura.
Projetado pelo arquiteto Luiz Pinto Coelho em estilo art déco, o prédio tem esfinges de índios na fachada e colunas internas em forma de cogumelo, desenhadas para eliminar a necessidade de paredes. Essa solução permitiu a criação de salões amplos e contínuos no interior do edifício.
Se quiser saber mais a fundo, a Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte tem um vídeo com mais detalhes:
Uma curiosidade: o prédio foi feito durante a Segunda Guerra Mundial, e para se defender de um possível ataque, o porão era um abrigo antiaéreo, que hoje serve para carga e descarga de mercadorias.
4º Soul Savassi 117 m
Ainda em construção, outro que vai entrar no ranking de maiores prédios de BH é o Soul Savassi. Um empreendimento residencial completo com pilotis diversos, infraestrutura e apartamentos amplos de 3 quartos, tudo isso com um edifício de 117 metros.
Os apartamentos à venda do Soul Savassi são amplos, com unidades a partir de 111 m² de 3 suítes e varanda. Quem morar no edifício estará localizado no bairro mais valorizado de Belo Horizonte, próximo à Praça da Liberdade e do Pátio Savassi.
Previsto para ser entregue em fevereiro de 2026, o condomínio oferece lazer com características de um resort, com uma piscina ampla, espelhos d’água, quadras esportivas e de beach tennis, espaços para relaxamento e muito mais. Ao todo são 19 espaços destinados ao entretenimento e relaxamento dos moradores.
5º Conjunto Frederico Correa Garage - 115,2 m

O Conjunto Frederico Correa Garage é o 5º prédio mais alto da capital mineira, com 42 pavimentos e 115,2 metros de altura. Localizado no Centro, o prédio comercial foi construído na década de 60, utilizado com fins comerciais.
6º Sede Localiza Hertz - 114 m
O 6º maior prédio de Belo Horizonte é a Sede da empresa Localiza Hertz, um edifício com estimativa de 114 metros, 26 andares e um heliponto. O investimento foi de mais de R$ 400 milhões e foi construído em 2017.
Localizado na Zona Nordeste, no Cachoeirinha, o edifício é um projeto do escritório Botti Rubin Arquitetos com 63 mil m² totais, sendo 18 mil m² destinados à áreas verdes da sede.
7º Savassi Tower - 112,5 m
Com obras concluídas em 2015, o Savassi Tower ocupa o 7º lugar dos maiores de BH, um edifício com 112,5 metros de altura, com 38 andares, exclusivamente de uso residencial na Savassi.
Construído pela Prisbel, uma das construtoras mais confiáveis de Belo Horizonte, o Savassi Tower conta com apenas dois apartamentos por andar, com unidades amplas de 124 m², com 3 quartos e varanda. O condomínio oferece áreas de lazer completas, desde piscinas até salões de festas grandes.
O edifício chama a atenção também por sua fachada ondulada, trazendo uma estética diferente e moderna para a paisagem da Savassi.
8º Savassi by Pininfarina 110 m
No 8º lugar do nosso ranking, um projeto diferente de todos os outros, um edifício de luxo com assinatura de grife: o Savassi Design by Pininfarina.
Um empreendimento de altíssimo padrão em Belo Horizonte, assinado por um dos mais emblemáticos escritórios de arquitetura e design do mundo, responsável pelos carros da Ferrari.
A torre, com previsão de 110 metros de altura e mais de 30 andares, ainda está em fase de pré-lançamento pela construtora Terrazzas. Com apartamentos de luxo de 1 a 2 suítes, o condomínio também vai ter um rooftop com vista panorâmica, sky bar e áreas de lazer premium.
O Savassi by Pininfarina estará localizado na Av. Getúlio Vargas, na Savassi, próximo à Av. do Contorno e ao Pátio Savassi.
9º Renaissance Work Center - 105,2 m
O Renaissance Work Center é o 9º prédio mais alto de Belo Horizonte, com 105,2 metros de altura. Localizado no Funcionários, Zona Centro-Sul da capital, o edifício oferece salas comerciais, além de um heliponto.
Dos mesmos criadores do Edifício Forluz (o atual prédio mais alto de BH), Gustavo Penna e Trínia Arquitetura projetaram o Renaissance em 2005, com construção finalizada em 2013.

Um dos pontos que mais chama atenção de quem entra no edifício é a entrada: um hall imponente, com mais de 15 metros de altura, que se conecta diretamente à calçada. Isso sim é causar uma boa primeira impressão!
10º Othon Palace (Afonso Pena 1050) - 101 m

Construído em 1978, o Othon Palace Hotel é um dos prédios mais altos da cidade, com 101 metros e 29 andares, ocupando a 10ª posição.
O Othon Palace foi o primeiro hotel de luxo de BH, e manteve o posto de única hospedagem de alto padrão até 1996, com a chegada do Hotel Ouro Minas.
Localizado no Centro, a fachada curvada fica de frente para o Parque Municipal Américo Renné, com vista privilegiada da torre.
O hotel foi fechado em 2018 e arrematado em leilão em 2021, e passa por um processo de revitalização onde será reformado para ser um prédio residencial, chamado de Afonso Pena 1050.
Concórdia Corporate: o maior edifício de Minas Gerais
Com 172 metros de altura e 44 andares, o Concórdia Corporate é o maior edifício de Minas Gerais, subindo o nível de arranha-céu no estado. Localizado no Vale do Sereno, em Nova Lima, o empreendimento é fruto da parceria entre a Tishman Speyer e a Construtora Caparaó.
O projeto é um marco de desenvolvimento no "Vale do Silício Brasileiro", uma área que há uma crescente procura de apartamentos à venda em Nova Lima, que já atraiu mais de R$ 6,5 bilhões em investimentos. Além da imponente fachada em pele de vidro, o edifício conta com heliponto, automação predial e paisagismo assinado por Burle Marx.
Com certificação LEED Gold, o Concórdia Corporate economiza até 35% em gastos com água e 15% com energia.
O projeto foi inaugurado em 2018 e conta com salas comerciais de alto padrão, com espaços abertos sem colunas e pilares, e ainda oferece uma vista panorâmica para a Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Localização do Concórdia Corporate
Endereço: Alameda Oscar Niemeyer, 132 – Vale do Sereno
Em uma das regiões de maior crescimento da Grande BH, no Vale do Sereno, o Concórdia Corporate está perto das principais vias de acesso, com fácil conexão à MG-030 e a poucos minutos do Centro de Belo Horizonte.
A região do Vale do Sereno e da Vila da Serra está crescendo, com cada vez mais lançamentos imobiliários de altíssimo padrão, além de infraestrutura com hospitais de qualidade, shoppings e supermercados.
Deixe seu comentário ou dúvida