Apartamento com rede frigorígena: o que é e como funciona
Uma rede frigorígena nada mais é do que um sistema de refrigeração que controla a temperatura e a umidade de um ambiente. Muito comum em mercados e hospitais, a infraestrutura para a instalação de ar-condicionado também está mais popular no mercado imobiliário.
Muitas construtoras têm priorizado a instalação de uma rede frigorígena no momento da construção do empreendimento, o que facilita (e muito) para o novo morador, além de agregar conforto térmico e evitar o “quebra-quebra” após a entrega.
Na sequência, você entende como funciona e quais são os benefícios e pontos de atenção ao contar com uma rede frigorígena instalada no seu mais novo apartamento.
O que é uma rede frigorígena?
Uma tubulação (ou rede) frigorígena é a infraestrutura para a instalação do ar-condicionado, caracterizada por uma tubulação de metal revestida com espuma de polietileno, que amplia a passagem para líquidos e gases que regulam a temperatura do ambiente.
Quando ativa, ela é utilizada junto de uma série de componentes, como compressores, evaporadores, condensadores transportando fluidos refrigerantes, que trabalham em conjunto para manter o ambiente termicamente confortável.
Mas atenção: depois que a rede frigorígena é instalada, ela não pode ser mais modificada e qualquer modificação na estrutura do imóvel pode significar a perda da tubulação.
Como funciona uma rede frigorígena em um apartamento?
Uma rede frigorígena no apartamento compreende a instalação de tubos de metal com revestimento especial que trocam o ar quente e o ar refrigerado entre as condensadoras e as evaporadoras instaladas em pontos distintos do imóvel, conforme o projeto de cada planta.
Isso engloba também a instalação de:
- Conduítes (tubo usado para proteger e direcionar a fiação elétrica na estrutura); e
- Fios elétricos (responsáveis por levar energia para cada equipamento devidamente projetado para suportar a demanda necessária).
Toda essa estrutura conta com uma laje técnica, uma solução inteligente que cria um espaço exclusivo para as condensadoras, tirando os equipamentos das varandas e janelas e deixando o visual do prédio mais limpo.
Basicamente, todos os detalhes da rede frigorígena são pensados para funcionarem de modo conjunto, proporcionando um funcionamento eficiente aos moradores do imóvel. Nessa estrutura, tudo tem um porquê.
Por isso, muitas construtoras têm optado em incorporar essa solução aos seus empreendimentos e oferecendo imóveis na planta com o benefício incluso.
Quais são os benefícios de uma rede frigorígena instalada no imóvel?
Depois que a infraestrutura completa para instalação de ar-condicionado está pronta, instalar os equipamentos no imóvel é um processo rápido e nada custoso, já que não é necessário passar por mais uma obra para incluí-los.
Além de agilizar o processo de climatização, uma vez instalada, a rede frigorígena também facilita a implementação da automação wireless e dispensa novas intervenções na estrutura do imóvel, já que até mesmo as mudanças no projeto elétrico e hidráulico podem ser otimizadas.
Outro benefício é que a estética do prédio e do apartamento não são comprometidas no processo de instalação de ar-condicionados.
Por outro lado, se você pensa em modificar de forma significativa seu imóvel depois de pegar as chaves na mão, não faz muito sentido adquirir um apartamento com essa característica, já que seus planos são mudar o imóvel.
Para saber se um apartamento na planta possui rede frigorígena, basta solicitar o memorial descritivo da unidade em questão. Nesse documento constam todos os detalhes de acabamentos e materiais com os quais o apartamento será entregue. Confira aqui um exemplo de um memorial descritivo, na prática.
Deixe seu comentário ou dúvida