O que você precisa para financiar um apartamento?

14 Março 2022 | Atualizado em 12 Junho 2025

Mulher usando computador para saber o que precisa para financiar um apartamento

Por vezes, o financiamento imobiliário se torna o único meio para que o brasileiro alcance a moradia própria. Portanto, se esse for o seu caso, entender o que precisa para financiar um apartamento é indispensável para conseguir o recurso financeiro e adquirir o seu imóvel.

Para que isso aconteça, será necessário entender como funciona o financiamento de um apartamento, solicitar o recurso financeiro, seguir uma série de requisitos estipulados pela instituição bancária e passar por uma análise criteriosa de crédito antes de usufruir da quantia financiada.

Nos parágrafos seguintes, você confere esses e outros detalhes para a obtenção de um financiamento imobiliário. Boa leitura!

Como funciona o financiamento de um apartamento?

O financiamento imobiliário consiste em uma operação de crédito em que uma instituição financeira paga uma parcela significativa de um imóvel e recebe em troca, dentro de um período determinado entre as partes, a quantia emprestada, acrescida de juros, claro.

Assim, a partir do momento em que você decide financiar um apartamento e escolhe uma instituição bancária para fazê-lo, você deverá passar pelas seguintes etapas: o período de simulação do empréstimo imobiliário, a análise de crédito, a avaliação do imóvel, o fechamento do contrato e, também, o registro no cartório.

Quanto preciso dar de entrada para financiar um apartamento?

Como dito anteriormente, também será necessário dar uma quantia de entrada para financiar seu apartamento, uma vez que os bancos não costumam parcelar 100% do valor do imóvel.

Inclusive, de modo geral, esse número não ultrapassa 80% da propriedade, sendo preciso pagar 20% do valor do apartamento assim que o negócio for finalizado.

Logo, o valor de entrada deve corresponder a, pelo menos, 20% do preço do apartamento, sendo que a quantia exata adiantada dependerá do valor do imóvel em questão.

ATENÇÃO! No caso da Caixa Econômica Federal, essas porcentagens são um pouco diferentes. A partir de novembro de 2024, a instituição aplicou algumas mudanças nas suas regras de financiamento. Entre elas, houve uma alteração no valor de entrada e uma redução das porcentagens financiáveis

  • Pela tabela SAC, 70% do valor do imóvel é financiado pela Caixa, e 30% é o valor de entrada.
  • Para a tabela Price, o montante financiável pelo banco é de 50%, sendo os outros 50% de entrada.

Acesse o conteúdo completo sobre as novas regras de financiamento da Caixa em 2024 para saber mais. 

Como financiar um apartamento?

Depois de escolher o banco, cumprir todos os critérios exigidos por um financiamento e reunir tudo o que precisa para financiar um apartamento, basta concordar com as taxas praticadas pela instituição financeira e seguir todas as recomendações dadas por ela.

Para conferir um passo a passo de como fazer um financiamento, acesse também o nosso artigo: como financiar um apartamento: passo a passo.

Carregando...

Deixe seu comentário ou dúvida

0 Comentário