Conheça as obras e melhorias previstas para Itapema - SC

27 Janeiro 2023 | Atualizado em 22 Março 2024
Por Nicole Santos
Molhe no Rio Bela Cruz, Itapema - SC
Molhe no Rio Bela Cruz, Itapema - SC

Uma cidade com pouco mais de 67 mil habitantes e 14 km de extensão de orla: Itapema chega a receber 1 milhão de visitantes durante o ano; a “nova Balneário Camboriú” quer fazer jus ao apelido trazendo inovação e qualidade de vida às suas praias, seja para turistas ou para moradores.

Já imaginou morar em um paraíso da Costa Esmeralda com inúmeras atrações turísticas, qualidade de vida e um dos setores imobiliários mais prósperos para investir em Santa Catarina?

Leia aqui todas as mudanças e novidades previstas para Itapema.

Novo Píer Turístico de Itapema

Novo Pier Turístico Itapema-SC
Píer Turístico de Itapema - SC

Uma das principais obras esperadas para a cidade da costa esmeralda é o Píer Turístico no Rio Perequê, localizado ao final da Meia Praia. O projeto foi inspirado no famoso Pier 39 de São Francisco, nos Estados Unidos.

Novo Pier Turístico de Itapema

O projeto está sendo anunciado desde 2019, sendo aumentado e renovado no final de 2023. As obras foram iniciadas no final de 2023 e a previsão de inauguração é em 36 meses, ou seja, em dezembro de 2026.

De responsabilidade da Construtora WSelent, o projeto tem área de 6,6 mil metros quadrados, sendo 180m de extensão sobre as águas. Serão 17 espaços comerciais, 16 vagas molhadas, restaurante com vista panorâmica e até roda gigante.

Molhes entre os Rios Oliveira e Bela Cruz

Molhe no Rio Oliveira, Itapema - SC
Molhe no Rio Oliveira, Itapema - SC

Recém entregues em 2024, os dois molhes possuem localização na foz dos Rios Bela Cruz (próximo à Rua 129 E1, Centro) e Oliveira (ao lado da Rua 165, Estreito). As estruturas são necessárias para garantir a boa balneabilidade da Praia do Centro, já que em períodos de muita chuva o grande volume de água invade a orla.

Além disso, após a entrega dos molhes, será possível realizar o desassoreamento do Rio Oliveira, que vai evitar que o curso d’água transborde e inunde as residências do entorno, como acontece atualmente.

Confira o projeto: 

Parque do encanto: novo teleférico entre praias

Parque encanto, estação Praia Grossa - Itapema
Parque do Encanto, estação Praia Grossa - Itapema.

Uma das maiores obras previstas para a sede da Costa Esmeralda é o Parque do Encanto e o teleférico. No projeto estão previstas três estações: no Morro do Encanto, com a revitalização do mirante já existente por lá; no Canto da Praia, com a criação do Museu do Pescador e na Praia Grossa.

Parque do Encanto, estação Canto da Praia, Itapema - SC
Parque do Encanto, estação Canto da Praia, Itapema - SC.

Quando pronto, o espaço construído ficará em torno de 10 mil metros quadrados com oito cabines no bondinho, cada uma com capacidade para oito pessoas. O projeto passará por licitação para construção e concessão para empresa privada durante 30 anos. Ainda não há previsão para entrega.

O projeto está disponível aqui:

Revitalização da faixa de areia

Itapema é outra cidade litorânea que também aderiu ao alargamento da faixa de areia, assim como a pioneira BC, além de Florianópolis e, no futuro, Porto Belo. O pacote de melhorias inclui o Píer Turístico no Rio Perequê e a construção do Parque Encanto que já estão confirmados.

A obra prevê alguns pontos interessantes para a vida de Itapema:

  • Alargamento da faixa de areia de 30 m para 60 m entre os bairros de Itapema Estreito e Meia Praia.
  • Construção de via com duas faixas para fluxo de automóveis ligando a Meia Praia ao Centro.
  • Criação de um novo calçadão na Meia Praia.

A obra que terá custo em torno de R$ 70 milhões será realizada pelo poder público e usará os recursos de outorga onerosa arrecadados no município. Ainda não há data de previsão para que a obra aconteça, mas o projeto está em fase final de licenciamento ambiental.

Encontre um imóvel em Itapema
na região de sua preferência

A nova fronteira de investimento: Itapema é a tendência do futuro

Com tantas obras e mudanças previstas para a capital dos ultraleves você já deve ter percebido que investir em apartamentos em Itapema é uma boa pedida, não é?

Um bom exemplo disso é o salto de valorização no preço do metro quadrado em Balneário Camboriú com a obra de alargamento da faixa de areia, confere os números no gráfico:

Evolução do preço de metro quadrado em Balneário Camboriú - SC

Deixe seu comentário ou dúvida