Juros do financiamento imobiliário Banco do Brasil HOJE

01 Janeiro 2024 | Atualizado em 03 Outubro 2025

Logomarca Banco do Brasil

A taxa de juros para crédito imobiliário praticada pelo Banco do Brasil hoje parte de 12,00% para financiamentos pré-fixados atrelados à TR, a modalidade mais comum.

As taxas de financiamento imobiliário no Banco do Brasil partem desse valor, mas podem variar. Essa variação está ligada a uma análise interna que considera fatores de redução de taxa questões como: relacionamento prévio com o banco e idade do comprador.

Nos últimos 12 meses, a taxa média de juros do Banco do Brasil foi de 11,56% + TR, com última atualização em 10/2025.

 

Como funciona o financiamento imobiliário no Banco do Brasil?

O Banco do Brasil foi a primeira instituição bancária no Brasil, criado em 1808 pela Coroa Portuguesa. Em 213 anos de história, o Banco do Brasil, mais conhecido como BB, é o terceiro maior banco nacional, com R$ 5,524 bilhões de lucro no segundo trimestre de 2021.

Esse também é um dos grandes bancos no Brasil que oferecem financiamento imobiliário, sendo um dos mais procurados para aquisição deste produto.

O Banco do Brasil pode ser interessante para o financiamento imobiliário especialmente para aqueles que possuem conta-corrente ativa há anos no banco. Isso porque, assim como a Caixa, um dos principais critérios de aprovação de crédito é o relacionamento com a instituição.

Ou seja, se você utiliza o BB como sua conta-corrente principal, e a movimenta no dia a dia, vale a pena conferir as condições de financiamento que o banco pode lhe oferecer. Lembrando que a utilização da conta poupança não é avaliada neste critério. Ou seja, se você tem uma conta só para guardar valor no BB, talvez você não tenha acesso às condições especiais de aprovação do financiamento imobiliário.

Assim como todos os bancos, o Banco do Brasil exige que, no processo de financiamento, seja aberta uma conta-corrente, caso você ainda não possua uma. 

Taxas de financiamento imobiliário pró-cotista

As taxas pró-cotista são destinadas especificamente aqueles que possuem saldo no FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Essa modalidade tem como objetivo facilitar o acesso à casa própria, oferecendo condições de juros mais baixas do que as praticadas em linhas tradicionais de crédito imobiliário.

Elas seguem regras definidas pelo Conselho Curador do FGTS e podem variar de acordo com a renda familiar do solicitante, o valor do imóvel e a localização.

Em geral, essa linha de crédito é uma das mais vantajosas para quem se enquadra nos critérios, já que permite utilizar o saldo do FGTS tanto na entrada quanto na amortização do financiamento, reduzindo o custo total da operação.

A taxa de juros pró-cotista no Banco do Brasil hoje parte de 9,00% a.a. + TR.

Ainda existem outras modalidades de taxas, como as “pós-fixadas” atreladas a indicadores de mercado, como a poupança ou ao IPCA.

Elas são conhecidas por serem compostas de uma taxa fixa menor e outra parte variável, que corresponde à correção mensal pelo indexador, o que faz com que essas taxas sejam menos estáveis.

Conheça algumas das perguntas mais frequentes sobre o Financiamento imobiliário com Banco do Brasil:

Como pausar o financiamento do Banco do Brasil?

Não existe possibilidade de pausar um financiamento imobiliário depois da assinatura do contrato. Essa regra é válida para todos os bancos. O que pode ser feito é a renegociação das parcelas com a instituição responsável pelo seu financiamento.

Na maior parte dos casos essa solicitação é resolvida aumentando o prazo de pagamento, o que acaba baixando o valor de amortização em cada parcela, mas ao final do parcelamento você paga um montante de juros maior, já que na tabela SAC o juro é calculado todos os meses sobre o saldo devedor.

Como quitar financiamento imobiliário do Banco do Brasil?

Para quitar o financiamento com todos os bancos, incluindo o Banco do Brasil, você deve pagar todos os boletos dentro do período estipulado em contrato. Se você preferir pagar toda a sua dívida antecipadamente, você deve entrar em contato por telefone ou indo até a agência com o seu banco, e solicitar um boleto de pagamento no valor total restante.

Carregando...

Deixe seu comentário ou dúvida

0 Comentário