Edícula de uma construção: o que é e quais as suas utilidades?

05 Setembro 2024
Por Nicole Santos

Edícula de uma construção

Edícula, puxadinho, meia-água, varanda, pool house e, até mesmo, quiosque são termos utilizados para definir uma construção pequena nos fundos de um terreno que pode ser usada para diversas finalidades, como varanda gourmet, casa de hóspedes, ateliê, jardim de inverno, home office.

As edículas tem como propósito potencializar o conforto do imóvel, ajudar no aumento e na delimitação dos espaços dentro da propriedade e dar serventia para ambientes em desuso dentro do terreno. Ou seja, oferecer mais possibilidades e qualidade de vida para os moradores da casa.

Que tal conhecer mais desse espaço que pode se transformar no cantinho preferido da sua casa? Confira exemplos, curiosidades e fotos para você se inspirar!

O que é uma edícula?

É uma casa pequena construída nos fundos do terreno e totalmente independente da casa principal. Por isso, é uma construção que pode apresentar todos os cômodos de uma casa comum ou ser moldada de acordo com as preferências do proprietário, com área gourmet, cozinha e banheiro, por exemplo.

De modo geral, as duas construções coexistem no mesmo terreno, mas contam com entradas independentes e, por isso, podem apresentar utilidades bem diversas. Inclusive, serem colocadas para locação e se transformar em uma renda passiva para o proprietário.

Ou seja, um ambiente que pode ser construído literalmente sob medida para você e suas necessidades!

Vale notar que é mais comum encontrar edículas em residências horizontais, embora alguns empreendimentos verticais também possam contar com apartamentos que oferecem a modalidade, como o apartamento garden e o apartamento com cobertura.

E então, partiu tirar do papel aquele sonho de ter um cantinho exclusivo para receber os amigos e fazer um churrasco, sem sujar ou expor os cômodos mais familiares da sua casa?

O que significa edícula?

De acordo com o Dicionário Oxford Languages, edícula significa, literalmente, casa pequena. Dentro da construção civil e mercado imobiliário, a modalidade se aplica às casinhas erguidas no fundo ou na lateral de um terreno.

Quais são as principais características de uma edícula?

Em cinco pontos:

  1. É uma construção acessória, faz parte da propriedade, mas conta com entrada própria e seu uso não está atrelado à casa principal.
  2. Independentemente do seu uso, geralmente, conta com um banheiro social para que moradores, hóspedes ou convidados possam usar o cômodo sem que seja necessário se dirigir ao imóvel central.
  3. É uma construção que pode ter papéis distintos de acordo com as preferências de cada proprietário.
  4. É mais comum encontrar esse tipo de construção em empreendimentos horizontais (casas e condôminos).
  5. Pode ser uma espécie de extensão da casa principal, com uso exclusivo e particular do proprietário ou, dependendo da sua composição, tornar-se uma renda passiva, através da localização esporádica ou mensal do imóvel.

As características dessa construção também podem ser moldadas de acordo com o tipo do imóvel e as preferências do proprietário!

Quais são os tipos de edícula mais comuns?

Confira os principais exemplos dessa construção acessória!

Área gourmet

Edícula como área gourmet
(Reprodução/Pinterest)

Um dos usos mais comuns desse tipo de edificação é como área gourmet ou quiosque, nesse caso, o imóvel deve contar com churrasqueira, pia, fogão, utensílios de cozinha, mesa, cadeiras e banheiro. Assim, para comemorações ou momentos mais descontraídos não é preciso "sujar" a casa principal.

Área de lazer

Edícula como área de lazer
(Reprodução/Pinterest)

Outro modelo clássico de edícula é como área de lazer, seja como uma extensão da área da piscina, salão de jogos ou área de descanso.

No primeiro caso, composta por espreguiçadeiras, toalhas, banheiros com chuveiros e vestiários. No segundo, com poltronas e sofás confortáveis, videogames, jogos de tabuleiro, mesa de tênis ou sinuca. Além de uma pequena cozinha com bebidas e guloseimas para deixar o momento ainda melhor.

Já uma edícula desenhada para tornar os seus dias mais tranquilos deve conter sofás e poltronas confortáveis, plantas, luz solar e iluminação interna aconchegante. Assim, você pode aproveitar boa parte do seu tempo livre para ler, relaxar e praticar yoga, por exemplo.

Casa de hóspedes

Edícula como cada de hóspedes
(Reprodução/Pinterest)

Recebe família e amigos com frequência? Uma casa de hóspedes pode tornar a estadia ainda mais confortável e prazerosa para ambos! No entanto, para que a edícula ofereça mais privacidade aos seus convidados, ela deve contar com um quarto e um banheiro, além de uma pequena cozinha.

Uma edícula como casa de hóspedes pode servir também como um investimento e ser colocada para aluguel, inclusive, disponibilizada em canais como o AirBnb.

Home Office

Edícula como escritório para a casa
(Reprodução/Pinterest)

Fazer da edícula um espaço para trabalho é uma das melhores formas de manter sua vida pessoal e profissional separada ainda que você trabalhe de modo remoto. Um escritório fora do seu espaço de descanso pode melhorar sua produtividade e eliminar distrações.

Nesse caso, escolha uma mesa e uma cadeira confortável e garanta que a iluminação esteja apropriada para um ambiente de trabalho!

Ateliê

Edícula como um ateliê
(Reprodução/Pinterest)

Se você é um artista ou artesão, sabe como é importante ter um espaço reservado para suas criações, certo? Ter um ateliê em casa pode garantir uma dose de inspiração todos os dias, além de tornar a sua prática mais profissional!

Além disso, assim como o ateliê, usar uma edícula como oficina também é uma prática comum!

O que saber antes de construir uma edícula no meu terreno?

Uma edícula deve ser uma construção térrea, com altura mínima de 2,50 m e máxima de 3,5 m. O imóvel deve ter no máximo ⅓ da projeção horizontal da construção principal e, para construí-la, será necessário obter uma autorização na prefeitura da sua cidade.

Além dessa permissão, com a presença de uma nova edificação no pátio, o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) também será atualizado. Afinal de contas, se a área construída do seu imóvel aumentar, o IPTU também deve subir.

Já o tamanho e o valor médio para construir uma edícula também pode variar, já que o projeto dessa construção será elaborado de acordo com o tamanho do espaço disponível e de acordo com as preferências e poder aquisitivo do proprietário.

Porém, de modo geral, o tamanho médio de uma edícula é de 30 m², já o investimento necessário, em 2023, para construí-la fica em torno de R$ 40 mil. Por fim, além do conforto e valor agregado, uma edícula eleva a valorização imobiliária do imóvel, tornando a construção mais competitiva no mercado.

Deixe seu comentário ou dúvida