Ranking das cidades que mais valorizaram em 2024

23 Dezembro 2024

De acordo com o índice FipeZAP, a cidade que apresentou maior valorização imobiliária até o momento em 2024 foi Curitiba, no Paraná, seguida do município gaúcho de São Leopoldo e da capital da Paraíba, João Pessoa. Os dados levam em conta a valorização imobiliária acumulada entre janeiro e novembro de 2024. Confira o ranking completo.

Cidades que mais valorizam em 2024

De acordo com o índice FipeZAP, a cidade que apresentou maior valorização imobiliária até o momento em 2024 foi Curitiba, no Paraná, seguida do município gaúcho de São Leopoldo e da capital da Paraíba, João Pessoa. Os dados levam em conta a valorização imobiliária acumulada entre janeiro e novembro de 2024. Confira o ranking completo.

O FipeZAP é um indicador que acompanha e divulga mensalmente os preços do metro quadrado para venda e aluguel de imóveis residenciais em 56 cidades brasileiras. Com base nesses dados, o índice consegue medir o preço médio do metro quadrado ao redor do Brasil e mostrar quais são os CEPs mais valorizados do país.

Essa lista é útil para quem quer comprar ou investir em um imóvel que dê resultado, mesmo que a valorização passada não seja garantia de valorização futura. Mas, se apresentam uma valorização tão expressiva, há características específicas que as tornam atrativas e merecem nossa atenção.

Conheça, abaixo, as cidades que mais se valorizam no mercado imobiliário em 2024!

10 cidades que mais valorizam imóveis em 2024

Conforme dados divulgados pelo FipeZAP em dezembro de 2024, as 10 cidades que mais valorizaram imóveis foram:

Cidades que mais valorizam imóveis 2024 Valorização imobiliária entre janeiro e novembro de 2024
Curitiba (PR) 16,72%
São Leopoldo (RS) 15,74%
João Pessoa (PB) 15,50%
Salvador (BA) 14,83%
Joinville (SC) 14,63%
Aracaju (SE) 12,76%
Blumenau (SC) 12,73%
Santos (SP) 12,61%
São José dos Campos (SP) 12,40%
Belo Horizonte (MG) 11,15%

A valorização imobiliária é, sem dúvidas, um indicador importante para avaliar o desempenho do mercado em uma cidade. No entanto, ela não é suficiente enquanto única métrica para avaliar onde e como investir em imóveis.

Para entender o ganho real ao investir, é preciso analisar o retorno efetivo do investimento.

Apesar de, coloquialmente, os termos serem entendidos como equivalentes, valorização não é sinônimo de rendimento!

A valorização considera de forma simplificada a porcentagem de variação de preços no mercado dos imóveis num determinado período; enquanto o retorno sobre investimento considera também os custos de transação, de corretagem, impostos, etc, em um cenário de investimento mais similar ao real.

Média de valorização versus Retorno sobre investimento: o que deve ser levado em conta?

A análise de valorização imobiliária média, como o preço do metro quadrado e a variação acumulada, oferece apenas uma visão inicial e superficial do mercado, pois não aborda todas as variáveis que implicam na maximização de lucros com o investimento imobiliário.

Avaliar apenas essa métrica ignora variantes muito importantes na hora de investir, como localização específica dentro da cidade, tipologia do imóvel e a dinâmica de oferta e demanda local.

Assim, um imóvel de 2 quartos em um bairro valorizado pode ser mais rentável do que um apartamento maior em uma região menos atrativa.

Por conta disso, de tudo que envolve uma tese de investimento, o Ranking MySide Melhores Cidades para Investir em Imóveis© 2025 foi projetado. Diferente de rankings baseados apenas em preços médios, o estudo foi pensado com o investidor em mente, e utiliza uma metodologia completa que considera:

  • Taxas e Impostos: Custos de ITBI, corretagem e taxas cartorárias foram incorporados.
  • Fluxo de Pagamento e Rentabilidade Efetiva: Simulações levaram em conta o valor presente de desembolsos e a valorização do imóvel na planta.
  • Segmentação por Tese de Investimento: A diferenciação entre foco em valorização e renda por aluguel oferece maior precisão para decisões estratégicas.

Ranking Melhores Cidades para Investir em imóveis na planta

Além disso, a MySide utilizou fontes como o FipeZAP, IBGE, Banco Central e dados internos para criar projeções específicas para diferentes cenários e perfis de investidores.

Por isso, o grande diferencial do estudo está na avaliação do retorno efetivo do investimento, com base em dados abrangentes do mercado brasileiro, que incluem informações detalhadas de preços de imóveis, valores de aluguel e custos associados à compra de bens imobiliários.

Essa abordagem vai além da simples análise de valorização, levando em conta variáveis fundamentais que muitas vezes passam despercebidas.

Confira o estudo completo do Ranking Myside Melhores Cidades para Investir 2025

Estudo completo

Na prática, a valorização representa apenas o aumento nominal do preço do imóvel ao longo do tempo. Já o rendimento, ou retorno sobre o investimento, requer uma análise mais completa, que inclui os custos de transação e de manutenção, impostos e fluxo de pagamento, dentro de um período de tempo específico.

A metodologia do Ranking Myside parte de um cenário padrão de um investimento inicial de R$ 500 mil em outubro de 2019, considerando o retorno obtido até setembro de 2024,

Para enriquecer o estudo, os resultados incluem comparações com outros tipos de investimento, como renda variável, renda fixa e poupança, além de uma referência ao comportamento da inflação no mesmo período.

Quais as melhores cidades para investir em imóveis?

Conforme o Ranking MySide Melhores Cidades para Investir© 2025, as top 10 cidades mais atrativas para investir em imóveis na planta são:

Melhores cidades para investir em imóveis na planta Retorno Médio Anual no período Outubro 2019 - Setembro de 2024
Itapema (SC) 22,1% ao ano
Vila Velha (ES) 20,3% ao ano
São José (SC) 19,7% ao ano
Itajaí (SC) 19,6% ao ano
Balneário Camboriú (SC) 19,1% ao ano
Goiânia (GO) 18,6% ao ano
São José dos Campos (SP) 17,7% ao ano
Maceió (AL) 17,6% ao ano
Curitiba (PR) 17,6% ao ano
Vitória (ES) 17,4% ao ano

Essa lista parte da análise da valorização de apartamentos na planta nos últimos cinco anos em mais de 50 cidades brasileiras – com base nos dados do Fipezap –, levando em consideração um cenário de investimento padrão:

  • Período de investimento: setembro de 2019 a setembro de 2024;
  • Compra do imóvel na planta: no momento do lançamento, com fluxo de pagamento à vista
  • tempo de construção do empreendimento entre lançamento e entrega das chaves: 60 meses;
  • venda do imóvel para retorno do capital investido: mês seguinte à entrega das chaves;
  • taxas de corretagem aplicadas sobre o valor de venda do imóvel; e impostos e taxas cartoriais aplicados sobre o valor de compra do imóvel;
  • Prêmio de valorização: imóvel na planta de 20% (baseado em dados internos da MySide e em estudos complementares);

Deixe seu comentário ou dúvida