Guia praias de Florianópolis: as melhores por categoria

05 Janeiro 2024 | Atualizado em 23 Maio 2024
Por Nicole Santos

Florianópolis é a capital de Santa Catarina e, mesmo assim, a reputação de suas praias é o que chama mais atenção. Conhecidas por sua beleza, são 42 praias catalogadas oficialmente, e mais de 100 se considerarmos suas subdivisões não oficiais.

Ilha do Campeche, vista aérea
Ilha do Campeche

Por isso, é natural ficar perdido(a) com tantas opções. Existem praias em Florianópolis para todos os gostos: mais tranquilas, mais agitadas, próprias para surf, ideais para famílias, para curtir com amigos, etc.

Para conhecer o melhor das praias do Norte, vá até Jurerê, Ingleses ou Santinho. Para curtir o verão em família, a Praia de Canasvieiras, da Daniela e o Campeche são os endereços mais indicados.

Já a Praia do Rio Tavares, da Lagoinha do Leste e do Morro das Pedras são exemplos da beleza que aguarda por você nas praias do Sul. Enquanto isso, a Praia Brava, a Praia da Joaquina e a Praia Mole esperam por você e sua prancha.

Veja nossa seleção de melhores balneários de Florianópolis de acordo com seu estilo e gosto. Dica: pegue papel e caneta para fazer sua listinha de viagem e prepare-se para perder o fôlego com as belezas naturais!

Mapa das praias de Florianópolis-SC

Mapa das melhores praias de Florianópolis

Veja nossa seleção de melhores praias por categoria:

Melhores praias de Florianópolis para família

As melhores praias de Florianópolis para curtir com a família ficam na Região Norte e Sul da Ilha, afinal de contas, são nessas partes da cidade que as praias de mar mais calmo e com menos ondas estão.

1. Praia de Canasvieiras

Canasvieiras, Florianópolis - SC

Canasvieiras fica localizada na Região Norte de Florianópolis, entre a Praia de Jurerê e a Cachoeira de Bom Jesus. O bairro e praia de mesmo nome dispõem de uma infraestrutura ímpar para receber famílias, com mar azul e águas calmas com poucas ondas.

É uma praia familiar, mas também muito movimentada, aliás, ela é a praia preferida dos “hermanos”, nossos vizinhos argentinos e uruguaios. Canasvieiras tem mar calmo e de temperatura mais quente, ótima para a prática de esportes aquáticos, como Stand Up Paddle.

É do Trapiche de Canasvieiras que partem os passeios das escunas piratas, uma das programações mais clássicas da capital catarinense. Outra atividade famosa e tradicional de lá é o Banana Boat, um passeio divertido para crianças e adultos aventureiros.

O Banana Boat é um barco inflável em formato de banana que leva seus tripulantes até a Ilha do Francês, com direito a parada para banho de mar. Um passeio diferente e refrescante para tornar sua ida à Floripa mais divertida.

2. Praia da Daniela

Praia da Daniela, Florianópolis - SC

A Praia da Daniela fica entre a Praia de Jurerê e a Praia do Forte, também na Região Norte de Florianópolis. Ela é um refúgio para escapar do agito do restante da cidade ou das praias vizinhas. Ideal para quem deseja levar os pequenos para uma temporada na praia.

Com mar calmo e águas cristalinas ao longo de 1 km de extensão, ela é cercada por vegetação nativa e uma área de preservação ambiental, com vista para a Ilha do Arvoredo e a Baía dos Golfinhos. Por lá, você encontra alguns quiosques que oferecem petiscos, bebidas, cadeiras e guarda-sol para locação.

Daniela está localizada na parte esquerda da Região Norte da Ilha de Florianópolis, caracterizada por uma estreita faixa de continente em meio ao mar, o que torna possível caminhar ao redor dela e curtir um visual deslumbrante.

3. Ilha do Campeche

Ilha do Campeche, Florianópolis - SC

A Ilha do Campeche fica a cerca de 1,5 km da orla do Campeche, no Sul de Florianópolis, com águas cristalinas e calmas, coloração que varia entre o verde e o azul-turquesa, areia branca e muito verde ao redor, o destino é um dos mais procurados da capital.

A ilha é pequena, com cerca de 500 metros de extensão, perfeita para percorrê-la em poucos minutos e curtir a paisagem surreal do local, e há apenas um restaurante, afinal, o foco é curtir as belezas naturais de lá.

Se preferir, o visitante pode levar sua própria comida e bebida, com a condição de não deixar lixo no local. Mais do que proporcionar banhos de mar e mergulhos paradisíacos, as trilhas da ilha são um espetáculo à parte, com visual de cair o queixo e história rupestre – os pequenos vão adorar.

O acesso ao local é feito através de barcos e botes autorizados que saem diariamente da Praia do Campeche, Praia da Armação e Barra da Lagoa. O número de visitantes por dia também é controlado, recebendo, no máximo, 800 pessoas, por isso, o ideal é planejar o passeio antecipadamente.

O valor do transporte aquático pode variar entre R$ 80 e R$ 200, e a permanência máxima permitida na Ilha do Campeche é de 4 horas.

Melhores praias de Florianópolis para surf

Em Floripa, o surf pode ser praticado em quase todas as regiões da cidade: na Região Norte, a Praia Brava tem destaque, no Leste da Ilha, a Praia da Joaquina e a Praia Mole são as queridinhas dos surfistas e, no Sul, a Praia do Campeche está entre as principais.

Conheça cada uma delas!

1. Praia Brava

Praia Brava, Florianópolis - SC

A Praia Brava fica na Região Norte da Ilha de Florianópolis, e é um dos lugares mais frequentados pelos surfistas da capital catarinense. Com condições propícias para o esporte, ela também é convidativa para quem resolve ficar na beira-mar, com areia fina e macia.

Esse bairro de Florianópolis é uma das regiões mais nobres da cidade, sendo composto por condomínios fechados, empreendimentos de alto padrão e serviços que buscam atender a demanda de um público mais exclusivo.

É preciso tomar cuidado para não confundir a Praia Brava de Florianópolis com a Praia Brava de Itajaí, viu? Elas não ficam na mesma cidade, embora apresentem características semelhantes, tanto em relação aos empreendimentos quanto ao surf.

2. Praia da Joaquina

Joaquina, Florianópolis - SC

A Praia da Joaquina ou “Joaca” – como é conhecida pelos surfistas da região – fica localizada na Lagoa da Conceição, no Leste da Ilha de Florianópolis. A 15 km do Centro, a praia tem 3 km de extensão e condições favoráveis para o surf.

Com frequência, a Joaquina é palco de campeonatos regionais e nacionais de surf e, inclusive, já foi sede para campeonatos internacionais da modalidade. Ela é bastante procurada pelos surfistas amadores e profissionais que visitam a cidade.

Fora do mar, a Praia da Joaquina continua surpreendendo, já que é cercada pelo Parque Natural Municipal das Dunas da Lagoa da Conceição. Nas dunas da Joaquina, outro tipo de surf pode ser praticado: o sandboard.

O que muita gente não sabe é que o local foi, inclusive, descoberto por surfistas em busca das melhores ondas, lá por volta dos anos 70. Depois disso, ele passou a fazer parte dos melhores destinos brasileiros para o esporte.

3. Praia Mole

Praia Mole, Florianópolis - SC

Localizada também no Leste da Ilha, a Praia Mole tem esse nome por conta de sua areia de aspecto “mole”, macio e fofo. Com 960 metros de extensão, a Praia Mole faz parte da Lagoa da Conceição, e é um dos destinos catarinenses mais populares entre os surfistas brasileiros.

As ondas do local quebram da direita para a esquerda e, em dias de ressaca, podem chegar a até três metros de altura. Mais do que o surf, outras modalidades de esportes também são praticadas por lá: o kitesurf, windsurf, bodyboard e parapente são alguns exemplos.

Ela é uma praia de tombo e ondas fortes, então, o cuidado tem que ser redobrado, especialmente se quiser levar as crianças. Do lado de fora da água, a Praia Mole é caracterizada pela quantidade de agito, gente jovem e alto astral. O que rola na boca do povo é que “a vida é dura, mas a praia é mole”.


Confira agora as melhores praias do Norte ao Sul da ilha:

Melhores praias do Norte de Florianópolis

Na Região Norte de Florianópolis estão as praias de melhor infraestrutura da cidade, com mar calmo, água quente e diversos serviços ao seu dispor. Por essas razões, são as mais populares entre os turistas e as mais agitadas durante a temporada de verão.

1. Praia de Jurerê e Jurerê Internacional

Jurerê, Florianópolis - SC

Em termos de praia, Jurerê Tradicional e Jurerê Internacional dividem a mesma faixa de areia e, juntos, oferecem uma das melhores experiências de verão dentro da ilha catarinense.

A parte mais antiga do bairro (Jurerê Tradicional) é uma região mais familiar, com águas tranquilas e mornas, comida típica e moradores mais antigos que residem em casas à beira-mar. A parte mais nova e luxuosa (Jurerê Internacional) é uma região mais badalada, com estrutura de resort.

Até a década de 80, a região era conhecida apenas como Jurerê, mas, quando uma parte do bairro se transformou em um loteamento de luxo, essa fração mais nova e luxuosa do bairro recebeu o nome de Jurerê Internacional.

O bairro como um todo foi planejado, inclusive, Jurerê Tradicional teve suas alamedas, áreas públicas e acesso a praia projetado pelo renomado arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. O loteamento internacional também teve sua urbanização planejada, dispondo de comércios variados. 

Além disso, o Projeto de desenvolvimento urbano para 2050 do bairro prevê novas obras em Jurerê, como a construção de novas ciclovias e a ampliação do Open Shopping. Essas iniciativas prometem trazer novas oportunidades de investimento para a região.

2. Praia dos Ingleses

Praia dos Ingleses, Florianópolis - SC

Em algum momento entre 1683 e 1737, uma embarcação inglesa naufragou próxima à praia, e os sobreviventes desse naufrágio se estabeleceram no local. Por conta dessa história, com o tempo, o bairro recebeu o nome de Ingleses, assim como a praia.

Além de contar com uma longa faixa de areia e uma infraestrutura urbana comprometida com o bem-estar de seus moradores e visitantes, a Praia dos Ingleses é ideal para famílias com crianças, já que o mar é tranquilo e seguro para os pequenos.

Para quem deseja explorar outras facetas de uma viagem à praia, o ecoturismo do bairro pode surpreender com trilhas aos arredores e dunas de areia para a prática de sandboard. Os serviços e comércios da região também não deixam a desejar, com muitos restaurantes e bares à beira-mar.

3. Praia do Santinho

Praia do Santinho, Florianópolis - SC

A Praia do Santinho está localizada ao Norte da Ilha de Florianópolis, no bairro de mesmo nome. Com mar agitado, água azul, areia branca, dunas de areia e trilhas nos arredores. O local também conta com a maior reserva de inscrições rupestres da Região Sul do Brasil.

Por conta do mar aberto e ondas fortes, a Praia do Santinho é muito procurada por surfistas e praticantes de kitesurf. A sólida infraestrutura turística, com restaurantes, pousadas, hotéis e resorts, como o Costão do Santinho, também faz dela uma aposta imobiliária para muitos investidores.

A orla é bastante limpa e segura e, apesar do mar agitado, qualquer pessoa pode aproveitar o local de forma tranquila. Há lugares onde o mar é mais manso e as águas mais calmas, com cuidado e supervisão, as crianças podem curtir o verão por lá.

Melhores praias do Sul de Florianópolis

As praias da Região Sul da ilha de Florianópolis são mais preservadas, mais tranquilas, com ambiente tranquilo e acolhedor. Por outro lado, as águas são mais geladas, o mar mais agitado e algumas delas mais difíceis de chegar.

1. Praia do Campeche

Praia do Campeche, Florianópolis - SC

Localizada na Região Sul de Floripa, a Praia do Campeche faz parte do bairro homônimo Campeche, com infraestrutura urbana em pleno desenvolvimento, empreendimentos de alto padrão e diversas oportunidades de investimento imobiliário.

A Praia do Campeche é uma praia de tombo, com areia grossa e profundidade que aumenta rápido, tem uma extensão de 3,5 km, uma faixa de areia larga, mar com ondulação média e forte, ideal para a prática de surf e kitesurf. A temperatura da água também é mais fria por lá.

A Praia do Campeche também combina com caminhadas matinais, treinos ao ar livre e banho de sol. Ela faz divisa com a Praia do Rio Tavares (ao Norte) e a Praia do Morro das Pedras (ao Sul).

2. Praia da Lagoinha do Leste

Vista da Trilha para Lagoinha do Leste, Florianópolis - SC

Mesmo que de difícil acesso, a Praia da Lagoinha do Leste é uma das mais visitadas da Região Sul da Ilha de Florianópolis. Ela é uma praia pequena, com visual selvagem e natureza intocada, dona de um dos principais cartões-postais da cidade: o ponto de chegada da trilha mais famosa da capital.

Localizada entre a Praia do Matadeiro e a Praia do Pântano Sul, só é possível chegar na Praia da Lagoinha do Leste através de uma das trilhas ou a bordo de um barco. Você pode pegar a trilha saindo do Pântano do Sul (mais curta e íngreme) ou a trilha saindo do Matadeiro (mais longa e plana).

No primeiro caso, a trilha tem 2,2 km e dura cerca de 1h, além de exigir mais condicionamento físico, pois é dentro da mata fechada e bastante íngreme. No segundo caso, a trilha tem 4 km de extensão e cerca de 2h30 a 3h de duração, mas é mais plana e tem vista para o mar.

3. Praia do Morro das Pedras

Praia do Morro das Pedras, Florianópolis - SC

Vizinha da Praia do Campeche, o bairro do Morro das Pedras conta com duas praias: a Praia do Caldeirão e a Praia do Morro das Pedras. Entre os surfistas, o boato é que a Praia do Morro das Pedras lembra um pouco as praias do Rio de Janeiro, com um horizonte encantador e repleto de pedras no canto esquerdo da orla.

Lá, o mar é agitado e as ondas fortes, perfeito para quem deseja ir a Florianópolis com uma prancha debaixo do braço. Para os banhistas e, por conta das condições do mar, o cuidado na praia deve ser redobrado, embora a beleza do lugar compense espichar o trajeto até o bairro.

De frente para o mar e no alto de um dos morros do bairro, há uma casa de retiro religioso, a Vila Fátima, o local também funciona como um mirante para a Praia do Morro das Pedras. Vale dar uma passadinha por lá e garantir boas fotos.

Deixe seu comentário ou dúvida