Conheça as principais obras em Curitiba, PR

08 Novembro 2024

Avenida de Curitiba

Curitiba, a capital ecológica do Brasil, está passando por transformações com a implementação de novas obras urbanas.

Com o orçamento de 2025 do Governo do Paraná apresentando um aumento de 60% nos investimentos, sendo mais de 30% desta porcentagem destinados a obras no Estado, a tendência é que a capital paranaense continue investindo em grandes projetos para modernizar sua infraestrutura e aprimorar a qualidade de vida de seus moradores e visitantes.

Entre as principais obras em Curitiba estão:

  • Corredor Metropolitano;
  • Revitalização da Praça da Ucrânia;
  • Construção da Linha Verde, eixo Norte-Sul;
  • Corredor Leste-Oeste;
  • Pavimentação de vias em 10 bairros estratégicos.

Se você planeja morar em Curitiba, ou já é residente da cidade, entenda neste conteúdo as novas mudanças na infraestrutura urbana e como elas impulsionam o desenvolvimento urbano e imobiliário da cidade.

Corredor Metropolitano, a maior obra da Região Metropolitana de Curitiba

Curitiba está recebendo várias obras de infraestrutura e mobilidade urbana. O Corredor Metropolitano, com nove quilômetros de pista duplicada, será uma das maiores obras de infraestrutura na Região Metropolitana da capital paranaense.

Obra do Corredor Metropolitano de Curitiba
Corredor Metropolitano de Curitiba (Reprodução/Amep/Agência Estadual de Notícias do Paraná)

Coordenado pela Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) e com investimentos previstos de aproximadamente 400 milhões de reais, o projeto conecta a BR-116, próximo à Fazenda Rio Grande em Curitiba, à BR-476, em Araucária.

Mapa do Corredor Metropolitano da Região Metropolitana de Curitiba
Mapa do Corredor Metropolitano da Região Metropolitana de Curitiba (Reprodução/Band News)

A obra inclui uma ciclovia em toda sua extensão, além de sete obras complementares, como viadutos e uma nova ponte sobre o Rio Barigui.

O projeto é parte de um pacote de obras que também inclui melhorias no Contorno Sul, com a construção de pistas adicionais, ciclovias e novas passarelas.

A agência de notícias do estado do Paraná divulgou também que, conforme estudos feitos pela Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná, a expectativa é que a obra reduzirá em cerca de 30% o fluxo de veículos que atualmente transitam no Contorno Sul, melhorando a conexão entre Curitiba e o interior do estado.

A previsão de conclusão do novo contorno é de 42 meses após a assinatura da ordem de serviço. Como ainda não foi designada uma empresa para a obra, ainda não há previsão para assinatura da ordem de serviço.

A nova Praça da Ucrânia, no Bigorrilho

Uma obra que já foi concluída em 2024 é a revitalização da Praça da Ucrânia, no Bigorrilho. Iniciada em janeiro, o projeto trouxe uma série de melhorias que valorizam tanto a infraestrutura quanto a identidade cultural do espaço.

Entre as principais mudanças, está a construção de um novo calçamento com desenhos típicos ucranianos, que homenageiam a tradição de bordados do país.

Além disso, foram instaladas rampas de acessibilidade nas esquinas e travessias elevadas, garantindo que o espaço seja acessível para todos os visitantes. A sinalização tátil também foi reforçada, facilitando a mobilidade de pessoas com deficiência visual.

As melhorias na infraestrutura também incluem a atualização do sistema de iluminação do local, proporcionando maior segurança para o público.

A nova iluminação e o nivelamento do piso da Praça foram pensados para sustentar a feira gastronômica que acontece todas as sextas-feiras à noite no lugar e atrai vários visitantes semanalmente.

Praça da Ucrânia em Curitiba
Praça da Ucrânia revitalizada no Bigorrilho (Reprodução/Daniel Castellano/SMCS/Prefeitura de Curitiba)

A revitalização da Praça da Ucrânia faz parte de um esforço maior de revitalização das praças de Curitiba, incluindo a Praça Alfredo Andersen, no Bigorrilho, e a Praça do Redentor, no São Francisco. O objetivo é proporcionar um espaço de lazer e convivência tanto para moradores quanto para turistas, pensando na acessibilidade e modernização.

As três praças já foram reformadas e estão abertas para a população.

Construção da Linha Verde, eixo Norte-Sul em Curitiba

A Linha Verde é um marco na infraestrutura de Curitiba, transformando a mobilidade urbana ao longo de 22 km do antigo trecho urbano da BR-476.

Com o objetivo de conectar a cidade de Norte a Sul, a linha inicia desde o bairro Pinheirinho, indo até o Atuba.

Avenidas da Linha Verde em Curitiba
Linha Verde em Curitiba (Reprodução/Gazeta do Povo/Daniel Castellano/SMCS)

O eixo viário, um dos mais importantes da capital paranaense, ampliou o corredor de transporte público e facilitou o trânsito entre Curitiba e a Região Metropolitana. De acordo com a Superintendência de Trânsito (Setran), a estimativa é de que 70 mil veículos circulem todos os dias pela região, sendo beneficiados pela obra.

Além de melhorar a mobilidade para os usuários de transporte público, as melhorias no tráfego beneficiam motoristas, ciclistas e pedestres, favorecendo a segurança e a fluidez em uma das áreas mais congestionadas da cidade.

Mapa da Linha Verde em Curitiba
Mapa da Linha Verde em Curitiba (Reprodução/G1)

Em junho de 2024, a entrega das faixas de Atuba e o conjunto de viadutos com 12 faixas trazem o desfecho de uma obra complexa, que levou 17 anos para ser concluída. Algumas obras complementares – como estações tubo ao longo do trecho – ainda serão continuadas nos próximos meses.

Corredor Leste-Oeste

Outra obra de mobilidade urbana em Curitiba é o Ligeirão Leste-Oeste, voltado para o transporte público da capital.

Financiado pelo New Development Bank (NDB) com um investimento total de 75 milhões de dólares, o projeto inclui a readequação de mais de 20 km de faixas exclusivas para ônibus entre o município de Pinhais e o CIC Norte, conectando as regiões leste e oeste da cidade com um ônibus elétrico (BRT).

Incluídas no Programa de Aumento da Capacidade e Velocidade do BRT Leste-Oeste, as obras englobam a reforma de 34 estações-tubo, a construção de novos terminais, incluindo o CIC Norte, e a revitalização de terminais existentes como o Centenário e Vila Oficinas.

O projeto também inclui a conclusão do binário Olga Balster/Nivaldo Braga, que fica entre os bairros Tarumã e Cajuru, e o reajuste das estações na Avenida Maurício Fruet. Com essas melhorias, o tempo de viagem entre o Terminal de Pinhais e o CIC Norte será reduzido em 23 minutos, segundo a Prefeitura de Curitiba.

Este projeto faz parte do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, focado em aprimorar o itinerário das grandes linhas de transporte de passageiros, contribuindo para a qualidade de vida na cidade.

Além disso, a infraestrutura está sendo preparada para a transição para a eletromobilidade da capital (uso majoritário de veículos que tem energia elétrica como combustível primário), prevista para 2025.

A previsão de conclusão para as obras do Corredor Leste-Oeste é de 24 meses – prevista para 2026.

Pavimentação de vias de 10 bairros de Curitiba

O investimento na infraestrutura viária continua; além dos corredores de transporte público, Curitiba também está investindo na pavimentação de diversas ruas em 10 bairros estratégicos da cidade.

Com um aporte total de 41,1 milhões de reais provenientes do Governo do Estado do Paraná, o projeto visa transformar a mobilidade urbana, proporcionando ruas mais acessíveis, seguras e confortáveis para moradores e visitantes.

A iniciativa abrange a pavimentação de 30 ruas de saibro distribuídas nos seguintes bairros:

  • Butiatuvinha
  • Cachoeira
  • Cajuru
  • Campo Comprido
  • Novo Mundo
  • CIC (Centro Integrado de Comércio)
  • Riviera
  • São Miguel
  • Umbará
  • Uberaba

As obras preveem também a infraestrutura de drenagem, com galeria pluvial, bocas de lobo e meio-fio, previstos no programa municipal Asfalto no Saibro.

Com a pavimentação das ruas, as expectativas são de melhoria do trânsito, garantia de acessibilidade para pedestres e ciclistas e o reforço da segurança dos motoristas.

Além das obras de pavimentação, o projeto inclui a reforma da Praça Bento Munhoz da Rocha Neto, localizada no bairro Guaíra. Essa revitalização busca não apenas melhorar a infraestrutura física, mas também valorizar os espaços públicos da região, promovendo maior convivência comunitária e locais de lazer.

Impacto das obras urbanas no mercado imobiliário Curitibano

As recentes obras urbanas em Curitiba estão promovendo melhorias significativas na infraestrutura da cidade. Essas iniciativas não apenas ampliam e modernizam os espaços públicos, mas também fortalecem a mobilidade urbana, resultando em um impacto positivo no mercado imobiliário local.

Com a melhoria das vias de transporte e a revitalização de áreas centrais, há um aumento na atratividade de diversos bairros, o que incentiva investimentos em empreendimentos residenciais e comerciais. Esse movimento tende a elevar o valor dos imóveis nas regiões beneficiadas, tendo impacto positivo tanto aos proprietários quanto investidores.

Além disso, o planejamento urbano estratégico da cidade, focado em sustentabilidade e qualidade de vida, contribui para tornar Curitiba um destino atraente para novos moradores e investidores.

Um exemplo de como essa dinâmica funciona na prática já é observável em Balneário Camboriú, situada no litoral de Santa Catarina.

Nesse local, a expansão da faixa de areia e outras obras de infraestrutura – entre outros fatores – resultou em uma considerável valorização imobiliária.

Informações do Índice Fipezap mostram um aumento considerável no valor do metro quadrado em Balneário Camboriú antes e depois da ampliação da faixa de areia, conforme ilustrado no gráfico abaixo:

Gráfico de Obras em Balneário Camboriú e Valorização Imobiliária

Durante as obras em Balneário Camboriú, entre março e junho de 2021, os preços por metro quadrado ficaram estáveis. Em setembro, após a entrega das obras, houve uma valorização expressiva, chegando a R$9.632. Essa alta continuou até dezembro de 2021, quando o valor atingiu R$10.093.

Depois de uma pequena queda em março de 2022, os preços voltaram a subir, chegando a R$11.447 em dezembro de 2022. Até 2024, o valor do metro quadrado só cresce mensalmente.

Na prática, quem tinha um apartamento em Balneário Camboriú durante o período viu a olhos nus seu investimento em Santa Catarina valorizar mais de 10% em poucos meses, apenas considerando o impacto das revitalizações públicas.

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