Conheça todas as obras previstas em Balneário Camboriú - SC

12 Agosto 2024
Por Renata Cunha

Vista aérea Balneário Camboriú, SC

Balneário Camboriú, conhecida por ter o metro quadrado mais caro do Brasil, passa atualmente por uma transformação com novas obras urbanas. A cidade está investindo em grandes projetos que prometem modernizar sua infraestrutura e aprimorar a qualidade de vida de seus moradores e visitantes. 

Entre as principais obras a serem realizadas em Balenário Camboriú estão: 

  • A revitalização da Orla;
  • A construção do Binário Norte;
  • A implementação de ônibus elétricos e
  • A criação da passarela de vidro Skyglass BC no Morro do Careca.

Na prática, essas mudanças indicam uma valorização ainda maior do preço do metro quadrado nos próximos anos, tornando a cidade ainda mais atrativa para investidores e moradores. Com a previsão de melhorias significativas na mobilidade urbana, na infraestrutura e na qualidade de vida, Balneário Camboriú se prepara para se consolidar como um dos principais destinos turísticos e imobiliários do Brasil.

Neste conteúdo, você descobrirá, em detalhes, as novas mudanças na infraestrutura urbana de BC e como elas impulsionarão o desenvolvimento da cidade. Conheça as novas obras públicas e privadas de Balneário Camboriú a seguir!

Parque da Orla, na Avenida Atlântica

Vista aérea do projeto da Orla de Balneário Camboriú
Vista aérea do projeto do Parque da Orla de BC (Reprodução/Divulgação/ND)

Dois anos após o alargamento da Praia Central em Balneário Camboriú, a segunda etapa dos trabalhos de reurbanização começou com a obra de revitalização da orla.

Este projeto, estimado em R$ 300 milhões, propõe transformar a beira-mar em um amplo parque urbano de 250 mil m² que, somada aos 350 mil m² de faixa de areia, resultará em uma área total de 600 mil m² que constituirá o chamado “Parque da Orla”.

Iniciada em novembro de 2023, a obra da orla começou na Barra Sul, e se estenderá ao longo de 6 km da Avenida Atlântica, com mais de 30 metros de largura. A previsão de conclusão é para o fim de 2024. 

O jardim linear incluirá a ampliação do calçadão com ciclovias, pistas para caminhada e corrida, rampas de acesso à praia, academias ao ar livre, playgrounds e áreas para animais de estimação. Espaços de lazer é o que não vai faltar! 

Além disso, terão também canchas de bocha, quiosques, pontos de apoio para surf e ranchos de pesca. O objetivo é proporcionar um novo espaço de lazer e convivência tanto para moradores quanto para turistas, pensando na acessibilidade e modernização.

Projeto revitalização Parque da Orla em Balneário Camboriú
Projeto revitalização Parque da Orla em Balneário Camboriú (Reprodução/Índio da Costa)

As melhorias na infraestrutura urbana também incluem o aprimoramento da segurança, com a instalação de pontos de iluminação, câmeras e presença da Polícia Militar e Guarda Municipal ao longo da orla – além de postos de salva-vidas. Esses investimentos buscam não apenas embelezar a região, mas também aumentar a segurança e o bem-estar dos frequentadores, tornando a área ainda mais atrativa para os residentes e visitantes.

Além dos aspectos estéticos, a reurbanização incluirá a gestão de resíduos, com diversos pontos de coleta de lixo ao longo do espaço, e um sistema de macrodrenagem destinado a controlar o fluxo das águas das chuvas.

Essa parte da obra tem a intenção de minimizar alagamentos, erosão do solo e outros problemas relacionados à água, bem como garantir o aproveitamento adequado dos recursos hídricos da região, pensando na sustentabilidade.

Binário Norte: Balneário Camboriú e Itajaí

Outra obra que está prevista para Balneário Camboriú é o novo binário. Em complemento ao binário da Avenida Osvaldo Reis – uma das principais obras da Praia Brava, em Itajaí –, o projeto visa melhorar a conexão entre o bairro Ariribá e o município de Itajaí.

As obras do Binário Norte, em Balneário Camboriú, iniciaram em julho de 2024, e tiveram um investimento de mais de R$ 13,4 milhões. O projeto é dividido em três etapas e inclui a construção de quatro vias, uma malha cicloviária e passeios públicos, servindo como alternativa para o deslocamento entre BC e Itajaí.  

A primeira etapa cobre 520 metros da Avenida Martin Luther, entre as ruas México e Uganda. A segunda etapa se estende por 780 metros da Rua Uganda, no bairro das Nações, até a Avenida das Gaivotas, no bairro Ariribá. Já a terceira etapa conecta a Avenida das Gaivotas à Rua João de Barro, incluindo a abertura de uma nova via até Itajaí.

Binário Norte, em Balneário Camboriú
Etapas do Binário Norte em Balneário Camboriú (Reprodução/ND/Prefeitura de Balneário Camboriú)

A expectativa é que a obra alivie o tráfego intenso na Região Norte da cidade, facilitando o deslocamento diário dos motoristas e melhorando a mobilidade urbana. O prazo de execução estimado é de 7 meses e, de acordo com a Prefeitura de Balneário Camboriú, a execução do projeto já está em andamento.

Ônibus elétricos em Balneário Camboriú e mobilidade intermunicipal

Outra importante obra em Balneário Camboriú vem de um investimento do Banco Mundial para a melhoria da mobilidade urbana no município e em outras cidades de Santa Catarina.

Com a liberação do empréstimo, o Projeto de Mobilidade Integrada Sustentável da Região da Foz do Rio Itajaí (PROMOBIS) vai continuar, tendo como um dos principais pontos a implementação de um sistema de BRT (Bus Rapid Transit - ônibus de trânsito rápido) na cidade.

Projeto de BRT em Balneário Camboriú
Projeto dos BRTs em Balneário Camboriú (Reprodução/Diarinho)

A implementação do BRT, uma espécie de "metrô na superfície", em Balneário Camboriú incluirá a criação de corredores exclusivos para os ônibus, estações de embarque modernas e a integração com outros modos de transporte, como bicicletas e pedestres.

Esse sistema visa reduzir o tempo de deslocamento, diminuir as emissões de poluentes e aliviar o tráfego nas principais vias da cidade.

Vale destacar que os investimentos do Banco Mundial não se limitam a Balneário Camboriú. Outras 11 cidades de Santa Catarina –  que fazem parte da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri) – também serão beneficiadas, com projetos voltados para a infraestrutura de transporte, a exemplo do túnel do Itajaí-Açu.

Essas iniciativas têm como objetivo transformar a mobilidade urbana, tornando-a mais eficiente e sustentável, em benefício de milhões de moradores e visitantes na região​.

Projeto de mobilidade urbana da CIM-AMFRI
Projeto de mobilidade urbana da CIM-AMFRI para Balneário Camboriú e região (Reprodução/CIM-AMFRI)

As obras devem começar em 2025, e o prazo de execução do projeto é de 5 anos.

Skyglass BC: Passarela de vidro no Morro da Caneca

Outra novidade em Balneário é a construção da Skyglass BC, uma plataforma suspensa de aço e vidro localizada no Morro do Careca, no extremo Norte da cidade, perto da Praia dos Amores. Esse projeto, pensado pela Volare Empreendimentos Turísticos Ltda., visa transformar o local em uma atração turística de destaque, atraindo mais visitantes para a região.

Passarela de vidro no Morro do Careca em BC
Passarela de vidro no Morro da Careca, em BC (Reprodução/ND)

A Skyglass BC contará com uma passarela de vidro que se estenderá sobre o mar, proporcionando vistas panorâmicas deslumbrantes da região. Além da passarela, o projeto inclui outras atrações, como o "Giro Louco", um brinquedo giratório suspenso que promete uma experiência cheia de adrenalina para os visitantes.

Ainda, a obra prevê a instalação de arquibancadas para observação, uma nova rampa de voo livre, uma cafeteria, espaço para eventos e outras instalações.

Obra do Skyglass em Balneário Camboriú
Infraestrutura do Skyglass inclui um veículo sobre trilhos para chegar ao local (Reprodução/ND)

Com investimentos significativos, a Skyglass BC espera se tornar um ícone de Balneário Camboriú, destacando-se pelas diversas atrações que oferecerá aos turistas.

O que essas obras significam para o mercado imobiliário de Balneário Camboriú? 

As obras em Balneário Camboriú estão promovendo uma verdadeira mudança urbanística na cidade. Essas iniciativas não apenas criam novos espaços públicos, mas também melhoram significativamente a infraestrutura urbana, gerando um impacto positivo no setor econômico e imobiliário local.

Além disso, elas atraem investimentos em empreendimentos comerciais e residenciais, oferecendo oportunidades para projetos imobiliários que atendam à crescente demanda por espaços de qualidade em uma localização privilegiada.

Uma consequência esperada é a valorização significativa dos imóveis na região, que beneficiará os atuais proprietários e atrairá investidores em busca de oportunidades lucrativas. A criação de ambientes mais atrativos e funcionais deve aumentar a demanda por propriedades nas proximidades dessas melhorias.

Assim, com a perspectiva de retorno financeiro promissor, é provável que o mercado imobiliário de Balneário Camboriú registre um aumento expressivo na atividade de compra e venda de propriedades.

Esse movimento já aconteceu na cidade, devido ao alargamento da faixa de areia. No gráfico abaixo, fica evidente o aumento no valor do metro quadrado em Balneário Camboriú antes e depois do alargamento da faixa de areia segundo dados do Índice FipeZap:

Deixe seu comentário ou dúvida