Qual o valor do metro quadrado em Nova Lima?
Por não estar incluída no levantamento do Índice FipeZap, que é o maior e mais completo do país no acompanhamento dos valores de metro quadrado, é difícil obter uma média precisa de valor de metro quadrado para Nova Lima.
No entanto, com base em dados internos da MySide, o valor do metro quadrado na cidade varia entre R$ 13 mil e R$ 22 mil dependendo do empreendimento e da localização.
Qual é o bairro mais rico para morar em Nova Lima?
Nos últimos anos, Nova Lima se tornou um símbolo de qualidade de vida, atraindo novos moradores e passando por uma forte expansão urbana. A cidade conta com bairros planejados, condomínios fechados e empreendimentos de alto padrão, consolidando-se como um dos principais polos imobiliários da região metropolitana de Belo Horizonte.
Entre os bairros de Nova Lima, o Vale do Sereno se destaca pelo mercado imobiliário aquecido, com diversos lançamentos e um conceito urbanístico moderno. A fiação elétrica e telefônica subterrânea garante um visual mais limpo e maior segurança. Além disso, o bairro combina contato com a natureza, devido à proximidade com a Mata do Jambreiro, e facilidades para o dia a dia, como o centro comercial Boulevard das Acácias e o Shopping Center Serena Mall.
Outro bairro de alto padrão que merece destaque é o Vila da Serra, conhecido por seus condomínios de luxo e infraestrutura de lazer comparável à de grandes clubes. A região também se destaca pela segurança reforçada e localização estratégica, com acesso rápido a hospitais, escolas, supermercados e ao BH Shopping.
Como comprar um apartamento na planta com segurança?
Para evitar qualquer risco na compra de um apartamento na planta, você precisa avaliar o histórico da construtora responsável. Essa é uma medida preventiva para que não aconteça um atraso na entrega e, em casos extremos, a perda do capital investido.
Pesquise sobre a experiência do consumidor no "Reclame Aqui" e busque reclamações no Procon através do site da Secretaria Nacional do Consumidor. Você também deve se certificar que a construtora está cadastrada no Cartório de Registro de Imóveis e conferir se a planta do edifício foi aprovada pela prefeitura do município.
Por isso, tenha um profissional de sua confiança ao seu lado durante todo o processo. O corretor poderá te ajudar em todos esses detalhes e garantir que você está fazendo a melhor compra.
Na MySide você tem o apoio constante de um Personal Shopper imobiliário, que conhece os imóveis da região nos mínimos detalhes e está disposto a selecionar os imóveis que mais fazem sentido para os seus objetivos. Converse com um dos nossos especialistas e veja um novo jeito de comprar imóveis na prática.
Quanto é a entrada de um apartamento na planta?
O valor de entrada para um apartamento na planta costuma ser, em média, de 10 a 15% do preço total do imóvel, mas pode variar de acordo com o tipo de investimento e a negociação com a construtora.
Além da entrada, durante a obra ocorrem pagamentos adicionais, chamados de reforços, até a entrega das chaves. Essas parcelas podem ser mensais, trimestrais ou semestrais, ou uma combinação desses períodos, também negociáveis.
É vantajoso comprar imóvel na planta?
O mercado imobiliário de Belo Horizonte vem se valorizando, com um aumento de 13,47% nos preços nos últimos 12 meses, segundo o Índice FipeZAP de setembro de 2025. Nesse cenário, os apartamentos na planta têm ganhado espaço, seja como investimento com potencial de valorização ou como opção para quem quer morar em um imóvel novo e moderno.
Uma das principais vantagens dessa modalidade é a possibilidade de escolher unidades com maior potencial de valorização, geralmente disponíveis no início das vendas. Esses imóveis tendem a ser mais rentáveis, já que aproveitam os reajustes mensais de preço pelo INCC e acompanham a valorização natural do mercado ao longo da obra.
Além disso, esse tipo de compra costuma ser mais econômica, já que o pagamento ao longo da construção ajuda a financiar a obra. Assim, para atrair compradores, as construtoras costumam oferecer preços mais baixos em comparação a imóveis prontos do mesmo padrão, considerando localização, áreas de lazer e outros benefícios.
Outra das vantagens é a possibilidade de ter condições de pagamento mais flexíveis, divididas em duas etapas: o pré-chaves, durante a obra, e o pós-chaves, após a entrega do apartamento.
Com diversas opções em BH, desde studios compactos até duplex de alto padrão, os lançamentos imobiliários da cidade combinam design, conforto e sustentabilidade. Isso faz com que o mercado seja dinâmico e capaz de atender a diferentes perfis de compradores.
Quanto tempo leva para construir um apartamento na planta?
A construção de um apartamento adquirido na planta geralmente leva de 36 a 42 meses para ser concluída, o que equivale a aproximadamente três anos e meio até que o proprietário possa usufruir do imóvel.
As fases de um empreendimento na planta incluem diversas etapas detalhadas. As principais são:
- anúncio ao mercado, quando o projeto é divulgado para corretores e investidores;
- pré-lançamento, quando o comprador pode reservar as melhores unidades;
- lançamento, quando o empreendimento está à venda;
- andamento das obras;
- entrega, culminando com emissão do habite-se, documento que atesta a conformidade da construção e autoriza a habitação.