Saiba como é morar em Porto Belo, SC
Porto Belo é um município catarinense localizado entre as cidades de Itapema e Bombinhas, no Norte de Santa Catarina. Morar em Porto Belo é ter como endereço uma das cidades mais estruturadas, charmosas e bonitas do estado. Afinal, de uma coisa você pode ter certeza: a região faz jus ao nome!
Alguns estudos arqueológicos revelam que Porto Belo é habitada há pelo menos 500 anos, primeiramente pelos índios nativos brasileiros e depois pelos navegadores portugueses. Mesmo assim, foi apenas em 1925 que o município foi criado de fato.
De acordo com o censo do IBGE de 2022, a cidade conta com 28 mil habitantes atualmente. Embora esse número seja multiplicado com bastante facilidade, assim como acontece com a maioria das praias catarinenses, durante a época mais quente do ano.
Por que a cidade atrai tantos turistas durante os meses de verão? Ou melhor: por que o número de moradores fixos aumenta consideravelmente a cada ano? Descubra agora os diferenciais do município e fotos de Porto Belo - SC!
Onde fica Porto Belo - SC?
Porto Belo fica em Santa Catarina, entre as cidades de Itapema e de Bombinhas, a 25 km de Balneário Camboriú e a 43 km de Itajaí. O município está localizado a 68 km de Florianópolis, cerca de 1h e 20 minutos de carro da capital.
Por isso, como se não bastasse as belezas naturais e a infraestrutura de ponta do município, Porto Belo ainda está perto das principais cidades de Santa Catarina. Ou seja, ele é mais que um “rostinho” bonito e tem muito conteúdo para oferecer!
Quais são os bairros de Porto Belo?
Os principais bairros da cidade são o Balneário Perequê, o centro de Porto Belo e o Vivapark, o primeiro bairro parque planejado do Brasil. É nessa região que a maioria dos moradores fixos e os turistas que visitam a cidade durante a temporada de verão se concentram.
Conheça mais sobre cada um dos bairros!
Balneário Perequê
Balneário Perequê é o maior bairro de Porto Belo e, também, o que mais atrai investidores. Ele fica a 4 km do centro da cidade e ao lado da Meia Praia, a praia mais famosa de Itapema. É um bairro-cidade, já que consegue suprir todas as principais necessidades de seus moradores.
Perequê conta com a praia mais extensa do município, mar calmo e águas cristalinas, ideal para a prática de esportes aquáticos e esportes de areia. Por conta de suas características, está na mira das principais construtoras de Itapema e região.
O mercado imobiliário está apostando alto no luxo dos apartamentos em Porto Belo, com isso, potencializando o desenvolvimento do bairro. O Balneário Perequê é a menina dos olhos de Porto Belo e os investimentos na região estão a todo vapor. É por isso que lá estão concentradas as principais melhorias em obras em Porto Belo, como a revitalização da orla e criação dos molhes nos Rios Perequê e Perequezinho.
Vale lembrar que o foco do desenvolvimento do mercado imobiliário de Porto Belo está em Perequê e não no centro da cidade pelo fato da região Central ser mantida por lei como centro histórico – o que não permite a construção de empreendimentos mais altos no local.
Centro de Porto Belo
O centro de Porto Belo é a região mais histórica e simpática da cidade e, assim como em outros lugares do município, a principal atividade econômica do local é a pesca, o artesanato e o turismo. Por isso, sua aparência se assemelha a uma colônia de pescadores. Está em dúvida do que visitar em Porto Belo? Vá para a região central da cidade.
O centro apresenta serviços e comércios variados para um dia a dia confortável e, durante a temporada de verão, diversas opções de restaurantes, bares e lanchonetes ao longo da orla da praia do local . É no centro também que fica um dos principais cartões postais da cidade: o Píer Municipal de Porto Belo.
O trapiche tem uma extensão de 200 metros e foi projetado para receber até três navios simultaneamente. Mas, por conta da sua beleza, acabou caindo na graça do povo e se transformou em um ponto turístico da cidade.
O píer também é utilizado pela Associação dos Pescadores Artesanais da cidade, que ancoram e partem do local para os seus afazeres. Inclusive, para transportar turistas até a ilha de Porto Belo e outras praias do município.
A Ilha de Porto Belo fica bem na frente da Praia Central do bairro e é uma das principais atrações do bairro!
Vivapark
O Bairro Parque Vivapark possui 550 mil m², planejado e em construção pela Vokkan Urbanismo. Ela é a empresa responsável por todo o parque e também pelos empreendimentos à venda no bairro. O Vivapark representa cerca de um terço da cidade de Porto Belo.
A obra é uma mistura entre condomínio e um bairro planejado, já que conta com todos os diferenciais estratégicos de um bairro e a administração privada de um condomínio, mas sem muros ou cercas físicas. O empreendimento é a maior obra urbanística em construção no país.
Entre os diferenciais e benefícios desse novo bairro de Porto Belo, estão:
- sistemas de segurança com controladores de acesso veicular retráteis;
- câmeras de segurança com reconhecimento facial e leitura de placas automotivas;
- cercas virtuais;
- projeto de diminuição da poluição visual com instalação de fios subterrâneos;
- geração de energia através de placas solares;
- mercados, parques, salas comerciais, escola, universidade, open shopping e outras facilidades dentro do bairro.
O investimento dos responsáveis pelo Bairro Parque beira os R$ 6 bilhões!
Como é morar em Porto Belo?
Morar na cidade pode ser uma experiência transformadora, já que a cidade é um lugar tranquilo, seguro e agraciado por natureza. O município forma uma baía de praias, ilhas e costões e, por isso, está na rota de grandes navios, é o endereço de muitos e roteiro de tantos outros.
Rodeado por belezas naturais, águas cristalinas e muito verde, é o lugar ideal para quem quer curtir a praia o ano inteiro e não apenas no verão, é um convite à prática de esportes náuticos, à trilhas e passeios ecológicos, pesca e apreciação da biodiversidade da flora e da fauna brasileira.
A infraestrutura também não deixa a desejar, com restaurantes, lancherias, bares, escolas, supermercados, unidades de saúde, agências bancárias, farmácias, parque aquático, marinas e muitas opções de comércios e serviços em geral.
Mesmo que a cidade e a quantidade de habitantes seja relativamente pequena, a cidade conta com diversas redes atacadistas, como o Fort, o Komprão da rede Koch e uma unidade da Havan, com praça de alimentação e cinema.
Agora, pelas ruas da cidade e pelos comércios locais da região, a influência açoriana ainda é forte e seus costumes ainda percorrem pelas veias de seus moradores mais antigos. O reflexo dessa cultura pode ser sentida na gastronomia e no artesanato produzido no município.
Na cidade tem de tudo, até mesmo uma ilha, a 900 metros da costa do bairro do centro. Além dessa imponente obra da natureza, o município também está construindo o primeiro bairro parque do Brasil, o Vivapark.
As praias de Porto Belo também são uma atração à parte e, por isso, tivemos que reservar uma sessão inteira para falar delas mais para frente do nosso artigo.
O que fazer em Porto Belo?
Conheça a Ilha de Porto Belo: a grande musa da cidade
O nome oficial da Ilha de Porto Belo é Ilha de João da Cunha, em homenagem ao homem que se tornou o seu proprietário em 1856. A grande musa da cidade fica a 900 metros da Praia Central de Porto Belo e, mesmo sendo um local privado, ela é aberta à visitação.
Por lá, você encontra ancoradouros, quiosques na praia, atividades náuticas e de lazer, trilha ecológica, restaurante de comidas típicas, lojinha de souvenirs com peças exclusivas da ilha e artesanato local.
Além da fauna e da flora nativa que cobre naturalmente a ilha, os visitantes podem conferir inscrições rupestres que datam de 4 mil anos atrás e, até mesmo, vestígios de uma armação baleeira que funcionou no local de modo clandestino.
A ilha tem uma infraestrutura excelente e, por isso, recebe turistas locais, nacionais e internacionais durante o ano inteiro. Inclusive, muitos deles chegam até a cidade pela rota dos transatlânticos. O local também abriga o Ecomuseu Univali, um espaço cultural que conta um pouco da história da cidade.
O local é administrado pela Universidade do Vale do Itajaí e reúne exposições diversificadas, resgatando e divulgando a cultura herdada dos açorianos. Conta também com programas educacionais e uma exposição paleontológica, com ossadas de animais que viveram na região durante a Era do Gelo.
Conheça os cartões postais de Porto Belo
Quer conhecer Porto Belo de verdade? Faça um tour pelas praias da cidade e se apaixone por cada uma delas! O mais incrível desse passeio é que ele pode ser realizado de várias maneiras. Por isso, se preferir, faça esse circuito de escuna e conheça todas as principais praias da cidade de um ângulo diferente!
Nesse rota, você encontra as seguintes praias:
- Praia de Perequê: a maior da cidade, com mar aberto e uma faixa de areia branca de 2,5 km de extensão.
- Praia Central de Porto Belo: localizada no centro da cidade, de frente para o píer municipal e para a Ilha de Porto Belo, possui infraestrutura completa e águas calmas.
- Praia do Baixio: em frente à Ilha de Porto Belo, possui muitos trapiches usados por pescadores e embarcações. É indicada para a prática de windsurf, stand up paddle, futevôlei, lá também é possível alugar jet-skis.
- Praia do Araçá: mar calmo, areia escura, boa para mergulho e frequentada principalmente por pescadores.
- Praia do Caixa D’aço: conhecida pela água calma, morna e pelos bares flutuantes, o local também é uma colônia de pescadores.
- Praia do Estaleiro: praia pequena, com 80 m de extensão, água cristalina e verde, pedras e vegetação nativa, o acesso é feito apenas por trilha ou pelo mar.
Tem praia para todos os gostos e atrações para todos os bolsos!
Aproveite para praticar esportes, passear de barco, fazer uma trilha, mergulhar em alto mar, pegar sol, comer comida típica e passar tempo de qualidade com os pequenos.
Caminhe pelo centro histórico da cidade
O centro da cidade acumula diversos prédios históricos – herança da colonização açoriana. Por isso, se você é um amante de história, insira essa programação no seu roteiro. Comece pela Igreja Senhor Bom Jesus dos Aflitos, a capela da cidade, erguida em 1814.
Ela é a segunda construção em alvenaria mais antiga de Porto Belo, ficando atrás apenas da Casa do Sr. Alferes José Vieira, construída em 1799. Tem arquitetura típica colonial e, infelizmente, contou com mão de obra escrava em sua constituição.
Não esqueça também de conhecer a Casa Dr. Scheffer, construída em 1903. Ela carrega o nome de seu antigo dono, responsável pela instalação da água encanada no município, ele também é conhecido por ser um dos responsáveis pelo primeiro cartão postal de Porto Belo feito em fotografia.
Surpreendente, não é verdade?
Onde morar em Porto Belo?
Vivapark Vista Jardins
Há muitas opções de apartamentos à venda em Porto Belo, principalmente em Perequê e no Vivapark. Os valores variam bastante, com empreendimentos de médio e alto padrão e luxo. Às vezes, tudo isso em um mesmo projeto!
Os apartamentos à venda no Vivapark Vista Jardins, por exemplo, possuem plantas duplex de 146 m² a 683 m², 3.000 m² de área de lazer e toda a comodidade e segurança de morar no primeiro bairro parque planejado do Brasil.
Deixe seu comentário ou dúvida