Como é morar no Setor Urias Magalhães, em Goiânia?

06 Setembro 2024
Por Nicole Santos
Vista aérea do Setor Urias Magalhães, em Goiânia
Vista aérea do Setor Urias Magalhães (Reprodução/Jornal Opção)

O Setor Urias Magalhães é um dos bairros mais antigos da Região Norte de Goiânia. Hoje, oferece toda a infraestrutura necessária para atender seus moradores, mesmo que, diferente da Região Central da cidade, tenha crescido sem planejamento e seja um bairro de raízes mais simples.

O local foi criado por Urias Magalhães (1884-1980), um dos primeiros moradores da capital goiana e dono de diversas terras na região. A área onde está o Urias Magalhães, a Crimeia Oeste, a Crimeia Leste, o Goiânia 2 e St. Centro Oeste faziam parte de sua propriedade.

Em prol da construção de Goiânia, o fazendeiro doou parte de suas terras para o município, na época, a imobiliária Itacolomi foi responsável por lotear e vender os terrenos. Em 1968, uma extensa fazenda foi dividida em dezenas de partes e o bairro foi criado.

Ficou curioso para descobrir como ficou o setor nos dias atuais? Conheça mais detalhes de um dos principais bairros da Região Norte de Goiânia!

Onde está localizado o Setor Urias Magalhães?

Mapa Setor Urias Magalhães

O Urias Magalhães fica ao lado dos setores Gentil Meireles, Vila Nossa Senhora Aparecida, Jardim Diamantina, Granja Cruzeiro do Sul, Panorama Parque, Morumbi, Goiânia 2 e Crimeia Leste, na Região Norte de Goiânia.

Como é morar no Setor Urias Magalhães?

O Setor Urias Magalhães é um bairro majoritariamente residencial e com poucos empreendimentos verticais. Ele é um setor de médio padrão, com casas simples e condomínios fechados, com dezenas de prédios pequenos. Já as opções comerciais disponíveis por lá atendem bem a demanda da população.

Boa parte do seu território ainda é composto por chácaras, distribuídas nas proximidades do Rio Meia Ponte, o principal responsável pelo abastecimento de água da capital. Enquanto a grande maioria de seus comércios estão espalhados em sua avenida principal, a Avenida Rio Branco.

No início, sem infraestrutura básica, os primeiros moradores eram de origem humilde, mas com o passar dos anos e a duplicação da Avenida Goiás Norte, o bairro passou por um período de desenvolvimento, que se estende até os dias de hoje, o que atraiu a maioria das empresas que funcionam por lá.

Para lazer e entretenimento, a Praça Cícero Romão é o ponto de encontro escolhido, a praça é popularmente conhecida como Praça dos Violeiros, já que na década de 60, ela reunia os violeiros da então recém-criada capital.

Além de uma escultura de um violeiro, em homenagem aos sertanejos da região, a praça conta com aparelhos de ginástica ao ar livre, vagas de estacionamento e uma pista de caminhada.

Praça dos Violeiros, em Goiânia
Escultura do Violeiro, na Praça Cícero Romão (Reprodução/Facebook/Setor Urias Magalhães)

Ainda para aqueles que curtem entretenimento a céu aberto, o Parque Leolídio Di Ramos Caiado – também conhecido como Parque Goiânia 2 – é um dos maiores parques de Goiânia. Com mais de 100 mil m², o local conta com dois grandes lagos, ciclovia e calçadas para caminhada, academia ao ar livre e um playground para as crianças, entre outras instalações.

O parque fica no Setor Goiânia 2, vizinho do Urias Magalhães, e é uma ótima opção para um domingo ensolarado.

A vida no bairro acontece em um ritmo menos acelerado, com comércios e serviços pequenos (mas que proporcionam um dia a dia confortável aos seus habitantes). O setor Urias Magalhães é uma mistura de “cidade de interior” com vias movimentadas que passam pelo local.

Vias importantes do Setor Urias Magalhães

A Avenida Perimetral Norte, que atravessa a cidade do Oeste ao Norte, e as Avenidas Goiás e Rio Branco, que levam os moradores do bairro até o Centro, são vias rápidas e importantes para a logística dos moradores do setor.

Elas fazem do setor um endereço de localização estratégica, facilitando o acesso das pessoas que escolheram o Setor Urias Magalhães como casa. O bairro fica apenas a 6,1 km do Setor Central e a 6,6 km de distância do Aeroporto Internacional de Goiânia.

Com boa localização garantida, outro ponto forte do local é o custo-benefício de morar por lá. Viver no bairro é mais barato do que em muitos outros pontos do município, ainda que as comodidades do centro da cidade fiquem a poucos quilômetros da região.

Quer descobrir como é morar em outros locais da capital? Veja os detalhes de cada setor no guia de bairros de Goiânia!

Deixe seu comentário ou dúvida