Como é morar no Setor Central em Goiânia?
Localizado perto dos bairros Setor Aeroporto, Setor Leste Universitário e Setor Leste Vila Nova, o Setor Central é o primeiro bairro de Goiânia, a partir do qual a cidade se desenvolveu.
O setor conta com importantes avenidas e diversos pontos de interesse para quem visita Goiânia. Possui construções que conservam o estilo Art Déco da época, comércio aquecido, com destaque para o Mercado Central, e muito espaço de cultura e lazer, além de, é claro, de alguns apartamentos à venda no Setor Central.
Criado em 1933, o bairro foi planejado pelo arquiteto Attilio Corrêa Lima, com atenção especial para a Praça Cívica como centro administrativo. Por isso, as Avenidas Araguaia, Tocantins e Goiás formam um triângulo apontando para a praça.
Uma curiosidade interessante é que algumas pessoas enxergam a figura do manto de Nossa Senhora Aparecida neste traçado das ruas que levam à praça. Por outro lado, há também aqueles que tratam tal afirmação como mito. Parecendo ou não o manto da Santa, o arco conecta as principais avenidas do Setor Central.
Os primeiros moradores do bairro foram alocados na região da Avenida Araguaia, em direção ao Córrego Botafogo. Naquela época, o setor costumava ser bem menor do que é hoje, com poucas lojas, uma escola, um cinema e, claro, a Praça Cívica.
Atualmente, o Setor Central é o sexto mais populoso da cidade, com agitados bairros vizinhos e importantes avenidas que cruzam o setor.
Revitalização do Setor Central
No final de 2023 foi aprovado o projeto de revitalização da região Central da cidade. A iniciativa visa melhorar a qualidade de vida do Setor em diversas frentes. Nomeado de Centraliza Goiânia, a ideia geral é trazer a vida de volta ao bairro, tanto como novos moradores, quanto a maior circulação de pessoas com iniciativas culturais e de lazer.
Algumas das ações previstas no planejamento são:
- Isenção no IPTU para imóveis comerciais que passarem pelo Retrofit de fachadas ou revitalização das publicidades durante 5 anos .
- Isenção de IPTU para imóveis residenciais novos ou reformados durante 5 anos e 60% de desconto por 10 anos.
- Fechamento de ruas nos finais de semana para feiras e eventos ao ar livre.
- A readequação da Avenida Anhanguera em passeio somente para pedestres
- Revitalização do Jóquei Clube.
- Diversas outras iniciativas que podem ser acessadas através do site oficial.
Principais avenidas do Centro de Goiânia
O Setor Central foi idealizado para conter largas avenidas, com três principais, que levariam à Praça Cívica, o centro do poder da cidade nos anos 1930, a época de sua construção. Conheça mais sobre essas importantes avenidas do bairro.
Avenida Anhanguera
A Avenida Anhanguera é a principal avenida do Setor Central, e uma das mais importantes de Goiânia, ligando a região oeste com a região leste. Ela foi uma das primeiras avenidas a ser construída na cidade, a qual antigamente possuía em sua maioria, ruelas.
No Setor Central, a Avenida Anhanguera é cortada pela Avenida Goiás, e representa uma importante via de comércio do bairro, com diversas lojas, bancos, prestadores de serviços, e a poucos passos do Mercado Central de Goiânia.
Avenida Goiás
Com início na Praça Cívica, a Avenida Goiás estende-se até a região noroeste de Goiânia. No Centro, faz seu principal cruzamento com a Avenida Anhanguera. Também foi uma das primeiras vias públicas construídas na cidade, e atualmente conta com faixa exclusiva para transporte de ônibus público.
É ao longo da Avenida Goiás que se encontram diversos monumentos no estilo Art Déco em Goiânia, com destaque para o Monumento ao Bandeirante, no cruzamento com a Avenida Anhanguera, e o Grande Hotel, primeiro hotel a ser construído em Goiânia.
Avenida Araguaia
A Avenida Araguaia faz cruzamento com a Avenida Anhanguera, um verdadeiro trava-língua na região do Mercado Central. Se inicia na Praça Cívica e vai até a região do Parque Mutirama, sendo consideravelmente menor que as outras avenidas do Setor Central.
Apesar disso, a Avenida Araguaia possui em toda sua extensão diversos comércios, em sua maioria lojas de varejo, sendo um importante e movimentado centro comercial de Goiânia.
Lugares para visitar no Setor Central
Agora que você já conhece as principais avenidas do Setor Central, confira em seguida o que esse bairro tem de melhor para oferecer.
1. Mercado Central
O Mercado Central é uma das principais atrações do Setor Central, localizado na Rua 03. Também chamado de Mercado Municipal, seu funcionamento iniciou em 1950, com produtos e atrativos que estão presentes até hoje.
Lá é possível encontrar farináceos, castanhas, doces, queijos, raízes, frutas, açougue, peixaria, e artesanato. O destaque do Mercado Central, porém, é a empada, referência gastronômica do mercado e a mais famosa de Goiânia. Parte da tradição de experimentar a empada do Mercado Central é comê-la em pé, então vá preparado!
2. Centro de Convenções de Goiânia
O Centro de Cultura e Convenções Gercina Borges, mais conhecido como Centro de Convenções de Goiânia, está localizado na esquina da Rua 03 com a Rua 04. Conta com hotéis, bancos, opções gastronômicas e de compra e lazer à sua volta.
O local costuma ser palco para congressos nacionais, reunindo milhares de pessoas, e atualmente conta com uma opção de estúdio com equipamentos para a realização de lives e eventos híbridos.
Com uma área de cinquenta e um mil metros quadrados, possui dois pavilhões, dois auditórios, onze salas para reuniões e um teatro, o Teatro Rio Vermelho.
Teatro Rio Vermelho
Com capacidade para cerca de duas mil pessoas, plateia dividida em dois níveis e sete camarins, o Teatro Rio Vermelho é um dos maiores de Goiânia. O foco do Teatro Rio Vermelho, ao contrário da maioria dos teatros de Goiânia, é receber eventos acadêmicos e corporativos.
3. Parque Botafogo
O Parque Botafogo, localizado entre as avenidas Araguaia e ruas 200-A e 200-C, conta com mais de 172 mil metros quadrados e é uma área de mata fechada, permitindo muito contato com a natureza.
Possui parquinho, pista de cooper, estação de ginástica ao ar livre, lago, trilhas, e quadras poliesportivas. Forma ainda um complexo de lazer dividido pela Marginal Botafogo com o Parque Mutirama, também no Setor Central.
Criado em 1938, o Parque Botafogo tem recebido reclamações devido a problemas na sua infraestrutura, falta de policiamento e abandono. Um lugar procurado por moradores de todas as idades, a rara manutenção das calçadas, aparelhos de ginástica e da própria flora do local desencoraja os moradores da área a frequentar o local.
4. Parque Mutirama
Caso você esteja a passeio pela capital, o Parque Mutirama é uma das coisas para fazer em Goiânia que garante diversão para toda a família.
O Parque Mutirama é um parque de diversões que integra o complexo de lazer do Parque Botafogo. Com funcionamento de quinta a domingo, das 10h às 16h, o parque tem capacidade para 6 mil pessoas. Fundado em 1969, o local é uma clássica atração para turistas e moradores da área.
Conta com 30 atrações, entre elas tobogã, roda gigante, cinema 4D, montanha russa, carrossel, parque de dinossauros com réplicas em tamanho real e um planetário, que pertence à Universidade Federal de Goiás.
5. Praça Doutor Pedro Ludovico Teixeira
Não é possível deixar de mencionar a Praça Doutor Pedro Ludovico Teixeira como um dos destaques do Setor Central. Mais conhecida como Praça Cívica, foi a primeira praça construída em Goiânia, e é considerada o marco inicial da construção da cidade.
Você pode ter percebido que a maioria das avenidas principais do Centro levam à praça. Isso é porque, na época da idealização de Goiânia, a Praça Cívica era o centro do poder da cidade.
É nela que se encontram o Palácio das Esmeraldas, a residência oficial do governador de Goiânia, e o Palácio Pedro Ludovico Teixeira, edifício sede da administração pública estadual, antigamente conhecido como Centro Administrativo.
No centro da praça está o Monumento à Goiânia, também chamado de Monumento às Três Raças. É uma escultura esculpida a bronze e granito homenageando a miscigenação entre as etnias branca, negra e indígena, que deu origem ao povo goiano.
Todos os anos, a Praça Cívica abriga festividades de fim de ano, como comemorações de Natal e Ano Novo, bem como celebrações do aniversário de Goiânia, todo 24 de outubro. A praça também é palco para apresentações culturais e religiosas, como as comemorações de Corpus Christi, além de manifestações populares e shows musicais.
Como é morar no Setor Central?
O Setor Central conta com inúmeras opções de comércio, supermercados, hotéis, clínicas, drogarias, bancos, restaurantes, bares e pubs, além de muita história e diversos pontos turísticos da cidade de Goiânia.
Cercado por setores movimentados com importantes avenidas cruzando o bairro, o Setor Central é agitado durante o dia, graças à sua privilegiada localização, o que também permite que seus moradores desfrutem dos serviços oferecidos por bairros vizinhos.
Um empreendimento que ganha destaque é o Katedral Sky Rooftop, em frente à Catedral de Goiânia e a duas quadras da Praça Cívica. Com opções de apartamento na planta de 2 e 3 quartos, e entrega está prevista para 2024.
Deixe seu comentário ou dúvida