Lagoa da Conceição: um dos cartões postais de Florianópolis

09 Julho 2024
Por Renata Cunha
Vista aérea da Lagoa da Conceição em Florianópollis
Lagoa da Conceição, à esquerda, e as Dunas da Joaquina, à direita, em Florianópolis

A Lagoa da Conceição, laguna localizada na Região Leste de Florianópolis, é um dos principais cartões-postais da Ilha da Magia. O bairro em torno, que leva seu nome, atrai visitantes e residentes devido às suas diversas atrações turísticas, proximidade com algumas das melhores praias da capital e famosa culinária especializada em frutos-do-mar.

O bairro da Lagoa é majoritariamente residencial, com imóveis horizontais ou de poucos andares. A região também conta com diversos estabelecimentos comerciais locais, que oferecem uma boa infraestrutura para os moradores. Caminhando por lá, você encontra de tudo: terminal de ônibus, mercados, academias, escolas, farmácias, restaurantes, bares, postos de gasolina, correio e muito mais. 

Inicialmente habitada por povos do sambaqui e indígenas carijós, a ocupação da Lagoa da Conceição começou entre os séculos XVII e XVIII, especialmente após a chegada dos açorianos, já que o Morro da Lagoa dificultava o acesso vindo do centro. A Igreja Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Lagoa, localizada no Centrinho do bairro, é um legado desse período. 

Além disso, as características únicas do local, como praias, costões, encostas, lagoa, restingas e dunas, o diferenciam de outras áreas da Ilha.

Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Lagoa 
Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Lagoa (Reprodução/Arquidiocese de Florianópolis)

Essas qualidades fortalecem a conexão dos arredores com a natureza e moldam uma forte identidade cultural e ambiental dos moradores. Assim, a Lagoa da Conceição é um verdadeiro paraíso natural, com sua proximidade à natureza, trilhas e praias. Isso fez dela um dos melhores bairros para morar em Florianópolis, ideal para quem busca contato com o meio ambiente e uma qualidade de vida diferenciada.

Onde fica a Lagoa da Conceição?

A Lagoa fica na Região Leste de Florianópolis, próxima aos bairros do Campeche, Rio Tavares, Canto da Lagoa e Porto da Lagoa. A sua principal via, a Avenida das Rendeiras, conecta o Centrinho do bairro com a Praia da Joaquina, a Praia Mole e a Barra da Lagoa. 

mapa da lagoa da conceição em florianópolis

Além de sua importância enquanto rota logística, por conectar o bairro com as praias, as Rendeiras oferecem uma vista incrível para a Lagoa da Conceição e acesso às Dunas da Joaquina, um dos pontos turísticos mais famosos da Ilha. Essa rua concentra também a maioria dos estabelecimentos gastronômicos do bairro, e é um ótimo local para comer frutos-do-mar.

Outras vias importantes do bairro são:

  • a Avenida Afonso Delambert Neto – que vem do Morro da Lagoa até o Centrinho;
  • a Rua Henrique Veras, também na região do Centrinho, com vários estabelecimentos comerciais da região; e
  • a Rua Laurindo Januário da Silveira, a via que perpassa todo o Canto da Lagoa, conectando a Lagoa com o Porto da Lagoa

Na região do Centrinho, estão concentrados a maioria dos comércios da região, desde cafés e restaurantes a farmácias e postos de gasolina. 

Principais atrativos da Lagoa

A Lagoa da Conceição é um dos melhores bairros de Florianópolis, o que a torna um local especial tanto para moradores quanto para investidores. Com uma combinação de lifestyle, atividades marítimas e contato direto com a natureza, a região oferece uma qualidade de vida única.

Vizinha das praias mais famosas do Leste de Floripa, a Lagoa une o melhor de dois mundos: a proximidade do mar com a infraestrutura do dia a dia. O bairro possui uma infraestrutura bem desenvolvida no quesito comércios e serviços que atendem às necessidades dos moradores. Isso, aliado à presença de grandes mansões e a um mercado imobiliário dinâmico, faz da Lagoa da Conceição um local altamente valorizado.

Praia Mole em Florianópolis
Praia Mole em Florianópolis

A proximidade com o Aeroporto Internacional Hercílio Luz também é um ponto forte, facilitando o ir e vir na Ilha e atraindo investidores que buscam comodidade e valorização de seus imóveis.

Ainda, a região da Lagoa da Conceição passou por importantes obras públicas que melhoraram ainda mais a infraestrutura e a qualidade de vida dos moradores. A construção em andamento da nova ponte que liga o Centrinho às Rendeiras é uma delas; e a requalificação da Avenida em questão, com a implementação de novas ciclovias e melhorias nas calçadas, torna a área ainda mais atraente e acessível para pedestres e ciclistas.

Projeto da Nova Ponte da Lagoa da Conceição
Projeto da Nova Ponte da Lagoa da Conceição (Reprodução/PMF/ND)

Para os investidores, a região oferece um mercado promissor, com alto potencial de valorização, impulsionado pela demanda constante de novos residentes que buscam uma vida tranquila, mas repleta de comodidades e atividades.

Como é morar na Lagoa da Conceição?

Morar na Lagoa é escolher viver em um dos locais mais charmosos de Floripa. Com um estilo de vida voltado aos esportes aquáticos, à natureza e à vida próxima da praia, o bairro oferece um cotidiano com conforto a seus moradores. O diferencial mesmo está na sua localização. Nesse sentido, o local atrai muitos turistas para a região e, por isso, conta com várias opções de hospedagem (desde hostels a AirBnbs).

A proximidade com as praias do Leste e Sul da Ilha é o destaque da região. Mesmo assim, vale mencionar que, durante o verão, esses mesmos atrativos trazem um aumento significativo do fluxo de carros indo em direção ao mar, o que causa trânsito intenso nas principais ruas do bairro.

Além de seus pontos turísticos, o local possui uma boa infraestrutura no que diz respeito a comércio e serviços essenciais do dia a dia. Mesmo sendo um bairro majoritariamente de casas e pequenos prédios, no centrinho da Lagoa e arredores, você encontra mercados locais, um terminal de ônibus, colégios, algumas das melhores academias de Florianópolis, restaurantes e bares, farmácias, entre outros.

No entanto, por conta de os estabelecimentos serem locais e não haver muita diversidade, os serviços acabam sendo mais caros. Essa limitação pode resultar em preços mais elevados para itens do cotidiano, já que há menos concorrência para forçar a redução dos custos.

Vantagens de morar na Lagoa da Conceição

Entre as vantagens de morar no bairro, sua localização privilegiada recebe destaque. A proximidade com algumas das praias mais bonitas de Florianópolis, além da paisagem da própria laguna, permite que os moradores desfrutem de momentos de lazer e pratiquem esportes à beira-mar (ou em frente à Lagoa) com facilidade, um dos pontos que garante qualidade de vida para os que vivem ali.

Pessoa andando de stand up na Lagoa da Conceição

A Lagoa da Conceição também possui uma boa infraestrutura que atende às necessidades diárias dos moradores. Como já mencionado, o bairro conta com comércios de todos os gêneros (ainda que não muito variados), oferecendo comodidade e praticidade para os residentes, contribuindo para a qualidade de vida na região.

A localidade também tem uma ampla oferta de restaurantes e bares de diversas culinárias. Assim, você terá à disposição uma rica experiência gastronômica, que varia desde refeições sofisticadas até opções mais casuais e descontraídas.

Além disso, é evidente que a região é rica em atrações turísticas e culturais, que incluem desde as Dunas da Joaquina até a histórica Igreja Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Lagoa. A diversidade de pontos turísticos proporciona opções de lazer e entretenimento para todas as idades e interesses.

Por conta dessa versatilidade de opções de serviço, comércio e lazer que o bairro possui, ele agrada vários perfis de moradores: seja uma família grande, que busca entretenimento ao longo do dia e facilidade para o cotidiano, ou mesmo públicos mais jovens, que valorizam a vida noturna da região.

Desvantagens de morar na Lagoa da Conceição

As atratividades da Lagoa, já mencionadas, atraem um alto fluxo de pessoas, especialmente durante o verão. O aumento significativo de turistas e moradores da Ilha se dirigindo às praias resulta em trânsito intenso, dificultando a locomoção e tornando-a mais demorada, especialmente nos fins de semana e feriados.

avenida das rendeiras na Lagoa da Conceição
Avenida das Rendeiras na Lagoa da Conceição (Reprodução/Arquivo/Flávio Tin/ND)

Embora tenha boa infraestrutura, o trânsito no bairro também pode ser desafiador no dia a dia, principalmente nos horários de pico. A presença de poucas vias de acesso contribui para o tráfego intenso.

Outro ponto negativo da vida na Lagoa é o seu custo de vida, que é mais alto que em outras áreas de Florianópolis. Por conta da oferta limitada de grandes estabelecimentos comerciais, os preços dos serviços e produtos acabam sendo mais elevados. Tal circunstância faz com que muitos moradores tenham que se deslocar para outras regiões (como da Trindade e do Centro) para fazer compras maiores.

Isso não quer dizer que o bairro tenha serviços de alto padrão. Pelo contrário, a maioria dos comércios são de pequeno e médio porte, o que pode ser uma desvantagem para quem busca serviços mais especializados ou gosta de fazer compras em grandes supermercados.

Vale a pena observar suas necessidades pessoais – ou da sua família – quando for decidir se morar na Lagoa é ou não o melhor para você. Por exemplo, se você trabalha no Centro de Florianópolis, valoriza serviços de alto padrão e precisa se locomover entre outros bairros da capital durante o dia, talvez essa localização não seja a ideal.

Entretanto, se você gosta de viver perto da praia e da natureza, resolver as tarefas do dia a dia com conforto e ter os serviços necessários (ainda que com menor variedade) perto da sua casa; e não precisa se locomover tanto para outras regiões da Ilha, a Lagoa pode ser o local perfeito para você morar.

O que fazer na Lagoa da Conceição?

Se tem uma coisa que não falta na Lagoa são atividades para moradores e visitantes. Desde caminhar pelo Centrinho e fazer um piquenique na Ponta do Pitoco até descer de sandboard nas Dunas da Joaquina, o bairro tem opções para todos os gostos.

Confira um itinerário de dois dias do que fazer na Lagoa!

Dia 1: Praia da Joaquina + Dunas da Joaquina + caminhar pela Avenida das Rendeiras

Passear pela Lagoa dá a possibilidade de chegar a várias praias de Florianópolis. A Praia da Joaquina é uma das melhores da Ilha, famosa pelos campeonatos de surfe e por suas águas cristalinas. Praia da Joaquina em Florianópolis

Por isso, tomar um banho de mar na Joaca é um início de dia perfeito para quem visita a região. Na hora do almoço, tem restaurantes à beira da praia, mas, em poucos minutos de carro (se estiver sem trânsito), você já chega na Avenida das Rendeiras e no Centrinho, que contam com diversos restaurantes. 

Nas Rendeiras, o Canto do Chico é um restaurante de alta qualidade muito frequentado por turistas, oferecendo frutos-do-mar à beira da Lagoa. Já pelo Centrinho, o Bar do Betinho do Deca da Lina é um dos mais tradicionais da região, com uma culinária autenticamente manezinha. O local é simples, mas com atendimento excelente, pratos bem servidos e frescos, além de um preço muito justo. Ambos são excelentes pontos de almoço!

Pratos de Comida com Frutos do Mar do Bar do Betinho do Deca da Lina
Pratos do tradicional Bar do Betinho do Deca da Lina, na Lagoa da Conceição (Reprodução/Destemperados/GZH)

Pela tarde, ir nas Dunas da Joaquina é parada obrigatória para quem passa pela região. Lá, é possível alugar pranchas de sandboard e se divertir pela areia. É uma experiência única!

Dunas da Joaquina
Vista das Dunas da Joaquina com a Praia da Joaquina ao fundo (Reprodução/Andreas Willecke)

Dia 2: Trilha da Costa da Lagoa + Centrinho da Lagoa

Fazer a trilha que sai do Canto dos Araçás e vai até a Costa da Lagoa é uma oportunidade única – e imperdível! 

Apesar de ser um caminho longo (em torno de 7 km), a trilha é tranquila e possui uma vista muito bonita, por acompanhar a margem da própria Lagoa. Saindo pela manhã, você consegue fazer a caminhada e, se tiver sol, tomar um banho na Cachoeira da Costa.  

Costa da Lagoa em Florianópolis
Trilha da Costa da Lagoa (Reprodução/ Lagoa Eco House)

Além do contato com a natureza, a Costa possui uma variedade de restaurantes especializados em frutos-do-mar. Alguns dos mais tradicionais são o Restaurante do Índio e o Restaurante do Cabral (Parador 19), que possuem parada de embarcação para voltar para a Lagoa em um caminho alternativo à trilha. Vale a pena! 

Ao voltar para o Centrinho da Lagoa, passear pela região e descansar na Ponta do Pitoco é uma ótima opção. Existem vários cafés pela área também para aqueles que buscam uma refeição à tarde. 

Ponta do Pitoco na Lagoa da Conceição em Florianópolis
Ponta do Pitoco, na Lagoa da Conceição em Florianópolis (Reprodução/ND/Bruno Ropelato)

Mesmo que o sol não se ponha no horizonte da Lagoa, o céu do fim de tarde fica muito bonito com a paisagem natural.

Dá para tomar banho na Lagoa da Conceição?

Embora a Lagoa seja um belo cenário natural, sua água não é própria para banho, conforme o último relatório de balneabilidade do IMA, de junho de 2024. No entanto, a laguna é muito usada para esportes aquáticos (como Stand Up Paddle e caiaque), então, é possível curtir sem se banhar.

Se você quiser se refrescar e tomar um banho, as praias próximas, como a Praia da Joaquina e a Praia Mole, são excelentes alternativas para quem deseja aproveitar o mar.

O que fazer à noite na Lagoa?

As atividades de lazer da Lagoa não se resumem às praias, trilhas e contato com a natureza. Pelo contrário! Na região do Centrinho, a vida noturna é bastante agitada, com diversas opções de entretenimento. Se você busca uma pizzaria, a Artesano e a Basílico são ótimas opções. Para comida japonesa, o Sushi Yama e o Arquipélago Sushi Lounge são os mais procurados.

Pizzaria Artesano em Florianópolis
Pizzaria Artesano no Centrinho da Lagoa (Reprodução/Divulgação/Pizzaria Artesano)

Outros locais populares são o Layback Park, para quem curte música ao vivo, skate e e tomar uma cerveja; o Quintal Lagoa, bom para um happy hour com drinks e uma boa pizza e, se você quer ir a um estabelecimento tipo bar-balada, o Espartano e o John Bull – ambos na Avenida das Rendeiras – são os locais ideais para aproveitar a noite.

Perfil dos empreendimentos na Lagoa da Conceição

Os empreendimentos na Lagoa da Conceição são majoritariamente horizontais, embora haja alguns lançamentos na região.

As casas e pequenos prédios do bairro são de médio a alto padrão, com presença de residências mais simples a grandes mansões. Isso mostra um cuidado especial para manter a baixa densidade de construção e a harmonia com a paisagem local.

Empreendimento Moradas do Canto na Lagoa da Conceição em Florianópolis

Um dos destaques da região é o Moradas do Canto, um empreendimento que se integra harmoniosamente com a exuberante natureza da Lagoa da Conceição. Com uma arquitetura projetada para maximizar a interação com o ambiente natural, os apartamentos à venda no Moradas do Canto oferecem unidades com amplos espaços externos, proporcionando aos moradores a sensação de viver em casas suspensas

Além disso, o empreendimento conta com diversas áreas de lazer, incluindo piscinas, espaços fitness, SPA e uma biblioteca acolhedora, tudo projetado para oferecer conforto e sofisticação em um cenário deslumbrante​, de frente para a Lagoa.

Deixe seu comentário ou dúvida