O que fazer em Itajaí? 12 passeios imperdíveis!

31 Janeiro 2024 | Atualizado em 05 Fevereiro 2024

Caminhar pela Avenida Beira-Rio, aproveitar a orla gastronômica, conhecer as melhores praias e alguns dos pontos turísticos mais icônicos da cidade, como o Canto do Morcego e o Bico do Papagaio, são exemplos do que fazer em Itajaí, SC. Veja o roteiro completo neste artigo.

Praia do Atalaia, Itajaí - SC

Enquanto a prosperidade econômica de Itajaí atrai novos habitantes e aquece o mercado imobiliário da região, as belezas naturais, as praias e a história do município incentivam o turismo, e também – por que não dizer? – fazem a qualidade de vida de seus moradores muito melhor.

A cidade possui o 2º maior complexo portuário do Brasil, a maior renda per capita de Santa Catarina, o segundo maior PIB do estado e, de acordo com dados divulgados pelo IBGE 2021, é a 34ª maior economia do país.

Pontos turísticos de Itajaí - SC

Mesmo com todo esse desenvolvimento econômico, as principais atrações de Itajaí são ao ar livre e em meio à natureza. Por isso, prepare-se para caminhar, apreciar vistas incríveis e pegar uma praia durante sua passagem por lá!

1. Avenida Beira-Rio

Avenida Beira-Rio, Itajaí - SC

A Avenida Beira-Rio ou Avenida Ministro Victor Konder – como é oficialmente chamada – é uma das principais atrações da cidade. É em torno dela e do Porto que grande parte das atividades acontecem.

Ela não é uma avenida qualquer e, às margens do Rio Itajaí-açu, se estende do Centro Histórico da cidade até o Oceano Atlântico, passando pelo complexo portuário do município.

O local é arborizado, com ciclovia,calçadão para prática de exercícios físicos e passeios e áreas para relaxar ao ar livre e curtir a brisa do rio. São quase 2 km de área de lazer espalhados pela beira-rio de Itajaí.

É lá também que está localizada a via gastronômica do município, com uma variedade de restaurantes e bares diversos, incluindo culinária mexicana, italiana, japonesa, gaúcha e de frutos do mar.

Com vista para a Baía Afonso Wippel, o corpo d’água é emoldurado pelo verde preservado da orla e pela mata do morro do Parque da Atalaia. Para completar o visual, a Marina de Itajaí também fica no local.

2. Praia Brava

Praia Brava de Itajaí

A Praia Brava é, provavelmente, o bairro mais conhecido de Itajaí, isso porque está coladinha na Praia dos Amores, que faz parte do território vizinho de Balneário Camboriú.

Do Morro do Careca, um dos pontos turísticos mais famosos de Balneário Camboriú, é possível avistar a praia e o porte imobiliário do Litoral Norte de Santa Catarina – que despontou nos últimos anos, com condomínios luxuosos e empreendimentos de alto padrão.

→ Confira aqui por que e onde investir em imóveis em Santa Catarina.

Já a praia que dá nome ao local conta com um mar agitado e ondas propícias para surf, além de uma faixa de areia branca e extensa que comporta os turistas durante a temporada de verão.

O local é uma das regiões mais nobres de Itajaí, por isso, morar na Praia Brava, hospedar-se ou passar o dia por lá significa contar com diversas opções de lazer e serviços diferenciados, como beach clubs renomados e vida noturna agitada.

Confira opções de Apartamento à venda na Praia Brava

Ver imóveis

3. Praia de Cabeçudas

Praia de Cabeçudas

A Praia de Cabeçudas fica no bairro Cabeçudas, ao lado da Praia Brava e do bairro Fazenda. Juntos, eles formam uma das regiões mais turísticas, cobiçadas e bonitas de Itajaí, com atrações que não podem ficar de fora do seu roteiro.

A Praia de Cabeçudas e os demais balneários do bairro contam com mar calmo e águas cristalinas, morros com vegetação nativa e uma vizinhança tranquila, com orla gastronômica e restaurantes para todos os gostos e bolsos.

Ela é uma parada obrigatória de Itajaí, ótima para banho e passeio em família, sem falar na beleza do local, com um costão grande e imponente e um conjunto de pedras no meio da praia.

Vale a pena incluí-la no seu roteiro e até mesmo se hospedar por lá, afinal de contas, o local conta com diversas opções de hotéis e pousadas, como o Hotel Marambaia Cabeçudas, a Casa de Férias Quinta do Alentejo e o Hostel Cabeçudas.

4. Canto do Morcego

Canto do Morcego, Itajaí

O Canto do Morcego é um dos lugares mais incríveis e intocados da cidade. Para chegar até lá, é necessário pegar uma trilha que tem início na Praia Brava, de onde é possível admirar uma das vistas mais encantadoras de Itajaí.

O local fica em uma enseada isolada e é caracterizado por uma pequena faixa de areia escondida debaixo de penhascos verdes. A trilha tem intensidade moderada, dura cerca de 20 minutos em cada trecho e exige um certo condicionamento físico.

De beleza preservada e pitoresca, a atração está localizada na Rua José Menescau do Monte, também no bairro Cabeçudas.

5. Bico do Papagaio

Bico do Papagaio, Itajaí SC

O Bico do Papagaio fica na Praia de Geremias, no bairro Cabeçudas, então, você consegue aproveitar a sua passagem pelo bairro para admirar e tirar fotos em frente à rocha de cerca de quatro metros de altura em formato de papagaio.

Entre a Rua Dep. Francisco Evaristo Canziani e o mar, a atração foi esculpida ao longo dos anos pelas ações do vento e da maré – sem nenhuma interferência humana, o que faz dela ainda mais especial.

Desde então, o lugar se tornou uma parada obrigatória na cidade e deve, com certeza, entrar na sua rota turística.

6. Molhes da Barra

Molhes da Barra, Itajaí

Ao Norte da Praia da Atalaia, uma das praias de Cabeçudas, estão os Molhes da Barra, que acompanham o deságue do Rio Itajaí-açu. Os molhes possuem cerca de 800 metros de extensão mar adentro, com um pequeno farol na ponta.

Além de completarem a vista de quem visita a cidade e servirem como uma espécie de calçadão às margens do rio e também do mar, eles desempenham um papel importante no funcionamento do complexo portuário do município.

Caminhe nos Molhes da Barra ao entardecer, observe os navios entrando e saindo do porto, veja o movimento do mar e dos surfistas, encante-se com o farol e os pássaros nativos, caminhe ou dê uma pedalada por lá. O visual compensa!

7. Parque Municipal Natural do Atalaia

Parque Natural do Atalaia, Itajaí

O Parque Municipal Natural do Atalaia é uma unidade de preservação ambiental aberta ao público. Em meio à Mata Atlântica, o parque está localizado na Rua Lila Heusi, no bairro Fazenda.

Ele tem entrada gratuita e, para chegar até lá, é necessário utilizar as trilhas sinalizadas do local. O acesso de carros é restrito para idosos e pessoas com deficiência.

O visual do mirante do parque compensa a caminhada, assim como todo o espaço, que, recentemente, passou por reformas e está apto a receber todo o público que passa por lá anualmente.

Quer levar o seu cachorrinho com você? O Parque Municipal Natural de Atalaia é pet friendly!

8. Mercado Público de Itajaí

Mercado Público de Itajaí

O Mercado Público de Itajaí fica no Centro da cidade e é mais uma das atrações imperdíveis do município.

Ele é o local ideal para encontrar artesanato da região e provar petiscos e pratos típicos de lá, afinal, esse é um dos locais mais tradicionais da cidade, especialmente para degustar a culinária regional. Para tornar o passeio ainda mais charmoso, as refeições podem ser feitas ao ar livre ou no pátio interno da atração.

O Mercado Público foi construído em 1917 e, hoje, é o Centro de Cultura Popular de Itajaí. Ele fica localizado na Rua Felix Busso Asseburg e funciona de segunda-feira a sábado, das 9h às 14h e, aos domingos, das 11h às 17h.

9. Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento

Igreja Matriz Itajaí

A Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento foi inaugurada em 1955 e construída no estilo neo-gótico e românico. Ela é um dos maiores símbolos de Itajaí e, por sua importância cultural, é um dos patrimônios tombados da cidade..

Inclusive, o local é o maior monumento artístico e cultural da cidade de Itajaí, decorada com motivos bíblicos e obras dos artistas italianos Emílio Sessa e Aldo Locatelli, além de ser composta por seis torres e 55 vitrais que formam três séries de janelas.

Igreja Matriz de Itajaí

A Igreja Matriz é um marco na história da cidade e também um símbolo do progresso conquistado pela atividade portuária que se desenvolveu no município no último século.

Ela certamente deve entrar na sua lista do que fazer em Itajaí, mesmo que você não seja uma pessoa religiosa. Visite-a na Avenida Cel. Marcos Konder, no Centro da cidade.

10. Museu Histórico de Itajaí

Museu Itajaí

Ao lado da Igreja Matriz, na Rua Hercílio Luz, está o Palácio Marcos Konder, onde funciona o Museu Histórico de Itajaí. O monumento foi inaugurado em 1982 para ser a sede dos poderes da cidade.

Com exposições temporárias e permanentes, seu acervo ajuda a contar a história da cidade e da região desde os tempos do Império. Ele é responsável por um acervo de mais de 10 mil peças.

O Museu de Itajaí conta com uma arquitetura eclética e é mais um dos patrimônios tombados do estado. Dentre os itens expostos estão máquinas fotográficas, armas, indumentárias, obras de arte e arte sacra.

Museu Itajaí, parte interna

A atração cultural funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30 e, aos sábados, das 9h às 13h. A programação pode ser ainda mais interessante em dias de chuva, em que outros passeios ao ar livre são interrompidos.

Conheça os apartamentos em Itajaí e região

Ver apartamentos

11. Marina de Itajaí

Marina Itajaí - SC

Localizada às margens do Rio Itajaí-açu, a Marina de Itajaí é um complexo náutico com mais de 350 vagas para embarcações. Lá, também é possível contratar um passeio de lancha, barco e até mesmo iate.

Mas, se navegar pelo canal não faz parte dos seus planos, a estrutura da marina também oferece restaurantes, bares e cafés abertos ao público, o que faz dela mais uma opção de lazer na Beira-Rio da cidade. Para chegar até lá, basta pegar a Avenida Carlos Ely Castro.

12. Vinícola Villa Prando

Vínicola Villa Prando Itajaí SC

Que tal fugir do convencional e curtir uma degustação de vinhos em pleno litoral? A Vinícola Prando fica na Alameda Mata Atlântica, nº 1224, no bairro Itaipava. Ela funciona de segunda-feira a sábado, das 9h às 12h e das 14h às 18h.

Os vinhos da Villa Prando são elaborados dentro da norma de rastreabilidade com seleção rigorosa de vinhedos localizados nas altitudes da Serra Catarinense e Gaúcha.

Se você deseja visitá-la, basta ir até o local no horário de funcionamento e aproveitar o passeio. Para grupos acima de 15 pessoas, é necessário agendar com antecedência e, assim, desfrutar de uma degustação de vinhos.

Curta o pôr do sol de uma forma diferente, com uma taça de vinho fino na mão!

Melhores passeios em Itajaí

Veja aqui uma lista completa do que fazer na cidade itajaiense:

  1. Ande pela Avenida Beira-Rio e desfrute do visual
  2. Vá a Praia Brava e pratique esportes aquáticos
  3. Visite a Praia de Cabeçudas em família para descansar
  4. Caminhe até o Canto do Morcego e aproveite a trilha em meio a natureza
  5. Conheça o Bico do Papagaio para tirar boas fotos
  6. Os molhes da Barra são parada obrigatória na cidade
  7. Vá até o Parque Natural do Atalaia e fique imerso a natureza
  8. Desfrute da culinária local no Mercado Público de Itajaí
  9. Veja a beleza da Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento
  10. Conheça a história da cidade através do Museu de Itajaí
  11. Faça passeios em alto mar indo até a Marina de Itajaí
  12. Curta a degustação de vinhos no litoral na Vinícola Villa Prando

O que fazer em Itajaí de forma gratuita?

Se você está buscando passeios com custo baixo (ou zero) em Itajaí, saiba que os principais pontos turísticos de lá são abertos aos público, veja algumas sugestões:

  • Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento;
  • Mercado Público de Itajaí;
  • Praia Brava;
  • Praia de Cabeçudas;
  • Praia da Atalaia;
  • Avenida Beira-Rio;
  • Parque Natural do Atalaia.

Deixe seu comentário ou dúvida