Veja o ranking das 15 maiores construtoras do Brasil
Segundo um levantamento da INTEC, plataforma brasileira especializada em prospecção de obras e construtoras, que também promove a principal premiação do setor da construção civil no país, as 15 maiores construtoras do Brasil em 2025 são:
- Direcional Engenharia
- Pacaembu Construtora
- MPD Engenharia
- Grupo Plaenge
- Cury Construtora
- Construtora Tenda
- BRNPAR Incorporações
- Construtora JL
- FG Empreendimentos
- Moura Dubeux
- Plano & Plano
- Diase Construtora
- Diálogo Engenharia
- A.Yoshii Engenharia
- INC Empreendimentos
Para o ranking das 100 maiores construtoras do país, que considera a área total construída, a INC Empreendimentos tem obras iniciadas e encerradas em 2025, além de projetos que começaram antes e serão finalizados depois de 2025. Essa combinação reforça a presença contínua e expressiva da empresa no mercado, refletindo sua capacidade de manter múltiplos empreendimentos em diferentes estágios, sempre com foco em qualidade e eficiência.
O critério do Ranking que avalia as 100 maiores construtoras do país é a área total construída por cada empresa no ano analisado. Isso leva em conta obras iniciadas e encerradas no ano, além de projetos que começaram antes e serão finalizados depois do ano referência. Para 2025, o ano de referência é 2024.
1. Direcional Engenharia
Fundada em 1981, a Direcional Engenharia nasceu em Belo Horizonte (MG). Iniciou com a construção de empreendimentos populares e obras públicas.
Em 2024, a empresa apresentou aproximadamente 4,5 milhões de metros quadrados construídos, conquistando o título de maior construtora do Brasil segundo o Ranking INTEC.
Depois de 40 anos de história, a companhia também se tornou uma referência em empreendimentos econômicos através do Programa Minha Casa Minha Vida.
Atualmente, a Direcional Engenharia está presente em 13 estados e no Distrito Federal, já entregou ou incorporou mais de 180 mil unidades e pode ser considerada também uma das melhores construtoras de Belo Horizonte.
Quem é o dono da Direcional Engenharia?
A Direcional Engenharia foi fundada por Ricardo Valadares Gontijo, que continua a desempenhar um papel importante na empresa como presidente do conselho de administração da empresa.
2. Pacaembu Construtora
A Pacaembu Construtora foi fundada em 1991 pelos irmãos Eduardo e Wilson Almeida. Com raízes em São Paulo (SP), hoje a companhia atua em mais de 50 cidades e construiu mais de 3,8 milhões de metros quadrados em 2024.
Com mais de 30 anos de atuação, a Pacaembu Construtora já entregou mais de 200 bairros planejados e ultrapassou a marca de 95 mil unidades habitacionais comercializadas, consolidando-se como uma das principais referências no setor.
3. MPD Engenharia
Fundada em 1982, a MPD Engenharia atua nos segmentos residencial, industrial, comercial, de infraestrutura, educacional, lazer e saúde, ultrapassando os 2,8 milhões de metros quadrados construídos em 2024.
Criada pelo engenheiro Mauro Piccolotto Dottori, a MPD atua em São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Bahia. Ao longo de sua história, a empresa lançou mais de 7 mil unidades residenciais e comerciais.
4. Grupo Plaenge
A Plaenge Empreendimentos está presente na construção civil e no mercado imobiliário há 50 anos. A companhia é especialista em empreendimentos de alto padrão e localização privilegiada, com 2,8 milhão de metros quadrados construídos em 2024.
Fundado em 1970, o Grupo Plaenge possui imóveis em Curitiba, Londrina, Maringá, Cuiabá, Campo Grande, São Paulo, Campinas, Porto Alegre e Joinville. Há pouco mais de 10 anos, a empresa também atua no Chile.
O portfólio do grupo conta com mais de 504 projetos imobiliários, 35 mil apartamentos entregues e 370 obras industriais concluídas em 19 estados brasileiros e na Venezuela.
5. Cury Construtora
Com uma história iniciada em 1963, a Cury Construtora atua nos estados do Rio de Janeiro (RJ) e de São Paulo (SP), e o foco da empresa é construir moradias que se encaixam no programa Minha Casa Minha Vida. A metragem construída em 2024 chega a 2,5 milhões.
Com mais de 62 anos de experiência no mercado imobiliário, a construtora entrega empreendimentos de qualidade e imóveis compactos por um preço que cabe no bolso do seu público-alvo.
6. Construtora Tenda
A Tenda é uma construtora com mais de 50 anos de história e uma das marcas mais lembradas quando o assunto é moradia popular. Ela já impactou mais de 180 mil famílias e construiu mais de 2 milhões de metros quadrados em 2024.
Com a missão de facilitar o acesso ao apartamento próprio, a empresa atua nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Ceará, Paraná, Goiás e Minas Gerais.
7. BRNPAR Incorporações
A BRNPAR Incorporações foi fundada em 2010 no estado de São Paulo e desde então mantém uma atuação sólida no mercado imobiliário paulista. Em 2024, a incorporadora conquistou mais de 1,5 milhão de metros quadrados construídos em mais de 47 cidades de SP.
Atuando, principalmente, na incorporação, construção e venda de condomínios e loteamentos, a empresa possui mais de 120 projetos concluídos e em construção e 8 mil unidades em 13 anos de história.
8. Construtora JL
Fundada em 1977, a Construtora JL é uma empresa que atua em obras industriais e residenciais de alto padrão, além de executar obras de infraestrutura. Ela conta com um total de 1,5 milhão de metros quadrados construídos em 2024.
A empresa atua, principalmente, nos estados do Paraná e Santa Catarina. Em obras de infraestrutura, já atuou nos segmentos social, hospitalar, educacional, náutico, industrial e logístico.
Dentre as principais obras entregues estão a revitalização e ampliação do Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, e o Aeroporto Eurico Aguiar Sales, no Espírito Santo.
9. FG Empreendimentos
Criada por Francisco Graciola e Jean Graciola em 2001, a FG Empreendimentos é uma empresa catarinense, localizada em Balneário Camboriú (SC). Em 2024, a FG teve mais de 1,4 milhão de metros quadrados construídos.
A FG já disponibilizou as chaves de 60 empreendimentos e mais de 4,5 mil unidades no país, sendo também a responsável pela construção de 6 entre os 10 edifícios mais altos do Brasil.
Ela é reconhecida por seus empreendimentos de alto padrão, experiências de luxo e exclusividade à região em que estão inseridos. Além de possuir os imóveis em Balneário Camboriú com as melhores vistas da cidade, os quais geralmente são de frente para o mar.
Um dos destaques da construtora é o Senna Tower, que ocupa o pódio na lista dos prédios mais altos do Brasil, com 544 metros de altura. Anunciado oficialmente em 2024, o residencial será o maior residencial do mundo e o segundo maior prédio das Américas.
10. Moura Dubeux
A Moura Dubeux é uma construtora de alto padrão presente em grande parte dos estados do nordeste. Ao todo foram 1,3 milhão de metros quadrados construídos até final de 2024.
O destaque da construção é a linha Beach Class; empreendimentos com foco na lazer, em localizações privilegiadas e verdadeiros resorts a disposição dos moradores. Foram 30 empreendimentos da linha já entregues pelo Nordeste do Brasil, totalizando 9,6 mil unidades.
11. Plano & Plano
Com quase 1,3 milhão de metros quadrados construídos em 2024, a Plano & Plano atua majoritariamente no estado de São Paulo. Desenvolvem empreendimentos de baixo e médio padrão, mas o foco central da construtora são moradias pelo Minha Casa Minha Vida (MCMV).
A Plano & Plano é uma empresa de capital aberto (PLPL3) e pertence ao Grupo Cyrela, que possui outras empresas nessa lista, como a Cury - em 7º lugar nesse ranking - e a Lavvi.
12. Diase Construtora
Fundada em 1999, a Diase é referência nacional em engenharia com foco na tecnologia Tilt-Up, consolidando-se como a maior empresa do país especializada nesse sistema construtivo.
Com mais de 1,2 milhão de metros quadrados construídos em 2024, o foco da empresa são construções de grandes centros logísticos e industriais.
A companhia acumula 25 anos de experiência no mercado e 170 empreendimentos entregues em todo o território nacional.
13. Diálogo Engenharia
Desde 1987, a Diálogo Engenharia é referência dentro da construção civil. Com mais de 266 torres entregues e em construção, são mais de 1,1 milhão de metros quadrados construídos em 2024 e aproximadamente 21 mil apartamentos entregues.
Com 36 anos de experiência no mercado, a empresa tem um portfólio amplo de empreendimentos entregues, em construção e em fase de lançamento dentro do estado de São Paulo.
14. A.Yoshii Engenharia
A A.Yoshii Engenharia atua no estado do Paraná, além de possuir empreendimentos na cidade paulista de Campinas.
Com foco na construção de empreendimentos residenciais e comerciais, a empresa alcançou o marco de 1,1 milhão de metros quadrados construídos em 2024.
A história de 60 anos está na edificação de empreendimentos de alto padrão, que já viraram cartões-postais das cidades onde estão instalados. Os projetos da A. Yoshii são marcados por sua pontualidade na entrega, excelente padrão de acabamento, assim como ética e transparência nas negociações.
A construtora é responsável por um dos apartamentos mais luxuosos de Curitiba, o Maison Heritage, que inclusive foi sua primeira obra na capital paranaense. O edifício elevou o padrão da região do Ecoville e conta com unidades exclusivas de 431 m² - verdadeiras casas suspensas.
15. INC Empreendimentos
A INC Empreendimentos iniciou suas atividades em Juiz de Fora, Minas Gerais, no ano de 2008, com foco na construção de casas em condomínios residenciais.
A partir de 2011, passou a atuar no segmento de habitação popular, incorporando e construindo pequenos prédios residenciais dentro do programa Minha Casa Minha Vida.
Hoje, a INC Empreendimentos é referência em habitação popular com escala, eficiência e inovação. Em 2024, teve mais de 1 milhão de metros quadrados construídos, se consolidando como uma das maiores construtoras do Brasil.
Metodologia e estudo
O Ranking INTEC é um estudo promovido pela INTEC Brasil que cataloga, ranqueia e premia as 100 maiores construtoras do país com base na metragem construída por cada uma delas durante o ano de referência.
O estudo tem como objetivo reconhecer as construtoras que se destacaram, construíram, geraram empregos, fizeram negócios e a roda da economia girar durante o ano anterior.
Grandes construtoras que não estão presentes no ranking
Algumas construtoras com participação expressiva no mercado imobiliário brasileiro ficam de fora do ranking, uma vez que a presença no ranking depende da inscrição da construtora junto à INTEC, plataforma que desenvolve a pesquisa.
Por isso, talvez você tenha sentido falta de algumas construtoras importantes, como a Cyrela, BN Engenharia e a MRV.
MRV
A MRV Engenharia é uma das maiores construtoras do Brasil, especializada no desenvolvimento residencial de habitações de baixo custo para famílias de baixa e média renda, sendo uma das principais empresas responsáveis pela construção de apartamentos pelo Programa Minha Casa Minha Vida.
A empresa opera em mais de 160 cidades e 22 estados brasileiros, e desde a sua criação, em 1979, já lançou mais de 550 mil imóveis.
Além disso, a empresa já ficou em terceiro lugar na pesquisa de mercado da Mordor Intelligence, que lista as maiores construtoras da América Latina.
Quem é o dono MRV?
A MRV Engenharia foi fundada em 1979 por Rubens Menin Teixeira de Souza, que é um dos principais acionistas e atua como presidente do conselho de administração da empresa.
Maiores construtoras por região do Brasil
Centro-Oeste
A EBM é a maior construtora do Centro-Oeste brasileiro, com o maior número de metros quadrados construídos dentre as empresas atuantes nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Ela está na lista das construtoras mais confiáveis de Goiânia.
- Maior construtora do Centro-Oeste: EBM Desenvolvimento Imobiliário.
- Localização do escritório-sede: Edifício Walk - R. T-55, 930 - 18º andar - St. Bueno, Goiânia - GO, 74215-170.
- Ano de fundação: 1982.
- Número de funcionários: mais de 2 mil funcionários.
Sul
No Sul do país, o Grupo Plaenge é a maior empresa de construção civil da região, alcançando o marco de 2,8 milhões de metros quadrados construídos apenas em 2024.
- Maior construtora do Sul: Grupo Plaenge.
- Localização do escritório-sede: Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 2001 - Ecoville, Curitiba- PR.
- Ano de fundação: 1970.
Sudeste
Entre as construtoras que atuam no território paulista, fluminense, mineiro e capixaba, a Direcional Engenharia é a maior.
- Maior construtora do Sudeste: Direcional Engenharia.
- Localização do escritório-sede: Rua dos Otoni, 177 - Santa Efigênia, Belo Horizonte - MG, 30150-270.
- Ano de fundação: 1981.
Norte
Dominando as construções do Norte brasileiro, a Construtora Capital é a maior construtora nessa região do país.
Em 2024, a empresa teve mais de 200 mil metros quadrados construídos e, ao longo da sua história, mais de 20 mil empreendimentos entregues.
- Maior construtora do Norte: Construtora Capital.
- Localização do escritório-sede: Av. Coronel Teixeira, 6.225 - Lote 01 - Ponta Negra, Manaus - AM.
Nordeste
Na Região Nordeste do Brasil, a Moura Dubeux Engenharia é a construtora destaque. A empresa atua na região há mais de 40 anos.
- Maior construtora do Nordeste: Moura Dubeux Engenharia.
- Localização do escritório-sede: Av. Eng. Domingos Ferreira, 467 - Pina, Recife - PE, 51011-050.
- Ano de fundação: 1980.
Perguntas frequentes sobre construtoras brasileiras
Qual é a maior construtora do Brasil?
De acordo com o Ranking INTEC das 100 maiores construtoras do Brasil, a Direcional Engenharia é a maior construtora do país em 2025.
Quais são as maiores construtoras de SP?
Considerando a metragem construída em São Paulo, as principais construtoras do estado segundo o radar INTEC são: Direcional Engenharia, MPD Engenharia, Cury Construtora, Construtora Tenda Grupo Plaenge e BRNPAR Incorporações.
Deixe seu comentário ou dúvida