Universidades em Goiânia: conheça as instituições mais renomadas da capital
UFG, IFG, UniAraguaia, FASAM, PUC Goiás, Unigoiás, FacSenac GO, Fatesg, Estácio e Anhanguera estão entre as melhores universidades de Goiânia. Elas se destacam na avaliação de seus cursos e nos indicadores avaliativos do Ministério da Educação (MEC).
O ranking foi montado de acordo com a média das notas conquistadas por cada uma das universidades no Índice Geral de Cursos (IGC) e no Conceito Institucional (CI) fornecido pelo MEC. As duas notas têm como objetivo indicar a qualidade dos cursos e das instituições de ensino brasileiras.
O IGC é um indicador que mede as notas dos cursos de graduação e pós-graduação logo após o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), uma prova realizada pelo INEP a cada três anos.
Já o CI é dado pelo MEC logo depois de visitas dos especialistas do órgão, que avaliam pessoalmente as instalações físicas, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), a gestão da instituição, os professores e colaboradores e a política de ensino para graduação e pós-graduação.
As avaliações variam de 1 a 5: as notas 1 e 2 indicam um rendimento abaixo da média, a nota 3 é considerada satisfatória, e as notas 4 e 5 são consideradas de excelência.
Bora conhecer um pouquinho mais sobre cada uma das melhores universidades com Campus em Goiânia?
1. Universidade Federal de Goiás (UFG)
A Universidade Federal de Goiás foi fundada em 1960, possui 33 campi espalhados pelo estado e 150 cursos oferecidos. A UFG disponibiliza cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado e, para estudar lá, é preciso fazer o ENEM e aplicar a nota pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
Assim como qualquer outra universidade federal no Brasil, a UFG conta com um corpo docente super qualificado e vagas concorridas. Com nota 4 no IGC e no CI, a instituição reserva uma das melhores experiências universitárias da capital.
Localização: Av. Esperança, s/n, Chácaras de Recreio Samambaia.
2. Instituto Federal de Goiás (IFG)
O Campus Goiânia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) é uma instituição de ensino gratuita, que atua desde o ensino médio até a pós-graduação. No ensino superior, oferece bacharelados, licenciaturas, especializações e mestrado. O IFG é considerada também uma das melhores escolas em Goiânia.
Com 80 anos de história, o IFG já foi, em 1942, a Escola Técnica de Goiânia (ETG); a Escola Técnica Federal de Goiás (ETFG) em 1965 e o Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás (Cefet-GO) em 1999.
Os principais cursos do campus são voltados para a área industrial, agrícola e agroindustrial, já o desempenho do instituto no Índice Geral de Cursos (IGC) foi 4, enquanto, no Conceito Institucional, o IFG conquistou um 5 – a nota máxima concedida pelo MEC.
Localização: Rua 75, nº 46, Centro.
3. Centro Universitário Araguaia (UniAraguaia)
O Centro Universitário Araguaia foi fundado em Goiânia em 2001 e tem garantido a nota máxima do MEC desde o início. Ele é mantido pela Sociedade de Educação e Cultura de Goiás, e fica a poucos minutos do parque Vaca Brava.
A UniAraguaia oferece cursos de graduação e pós-graduação no formato presencial e EAD e, atualmente, conta com cerca de 30 cursos disponíveis, dentre eles, Arquitetura e Urbanismo, Pedagogia, Jornalismo, Ciências Contábeis, Direito e Enfermagem.
Nas avaliações universitárias do MEC, a instituição alcançou uma nota 3 no Índice Geral de Cursos e uma nota 5 no Conceito Institucional do MEC.
Localização: T-10, nº 1047, St. Bueno.
4. Centro Universitário Sul-Americano (FASAM)
Fundado em 2001 pelo professor Paulo Gonçalves, o Centro Universitário Sul-Americano conta com graduação, pós-graduação e cursos e especializações de curta duração. Com 23 anos de história na capital, a instituição de ensino oferece um portfólio de mais de 40 cursos.
Para atender pessoas de fora ou quem não consegue se deslocar até a FASAM, o centro universitário também oferece opções no formato remoto (graduação e pós-graduação). Possui nota 3 no IGC e nota máxima na avaliação do MEC.
Laboratórios de última geração, docentes qualificados, apoio psicopedagógico e estacionamento próprio também fazem parte do dia a dia dos estudantes.
A Unifasam é uma faculdade particular que aceita ingressos pela nota do ENEM, vestibular ou, ainda, há a possibilidade de solicitar transferência e reingresso de alumni, mas a quantidade de vagas em cada curso pode variar.
Localização: BR-153, Km 502, Jardim da Luz.
5. Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
A Pontifícia Universidade Católica de Goiás faz parte da rede de mesmo nome que está dentre uma das mais renomadas do país. A PUC Goiás tem mais de 60 anos de tradição, e foi a primeira universidade da Região Centro-Oeste.
A universidade oferece 44 cursos de graduação presenciais, 25 graduações a distância, 15 programas de pós-graduação (11 mestrados e 4 doutorados) e 21 especializações, tudo isso distribuído por uma estrutura de 5 escolas, além de mais de 63 convênios de intercâmbio com outras grandes instituições mundo afora.
Para estudar na PUC, é possível utilizar a nota do ENEM, ingressar pelo vestibular, pedir transferência de outra faculdade ou solicitar retorno de graduado, sendo as duas últimas opções com número de vagas limitadas.
De uma escala de 1 a 5, a instituição conquistou uma média 3 no Índice Geral de Cursos, média 4 no Conceito Institucional do MEC para cursos de graduação presencial e média 5 para cursos de graduação EAD.
Localização: Av. Universitária, nº 1.440, Setor Universitário.
6. Centro Universitário de Goiás (Unigoiás)
Fundado em 1972, o Centro Universitário de Goiás é mantido pela Sociedade Anhanguera de Ensino, e conta com cinco unidades no estado e outras espalhadas pelo Brasil. Na capital goiana, conta com mais de 50 anos de história, com cursos tecnólogos, de graduação e pós-graduação lato sensu.
No quesito qualidade, a Unigoiás alcançou a média 3 no Índice Geral de Cursos e conquistou a nota 4 no Conceito Institucional do MEC.
Se você quiser ingressar na Unigoiás é possível usar a nota do ENEM, inscrição direta ou reingresso de graduado.
Localização: Av. João Candido de Oliveira, nº 115, Cidade Jardim.
7. Faculdade Senac Goiás (FacSenac GO)
Com foco na formação de profissionais qualificados para atender às demandas do mercado de trabalho, o Senac Goiás é uma instituição que oferece cursos de extensão, graduação e pós-graduação nos formatos presencial e remoto.
Assim como as outras instituições de ensino da rede, a unidade conta com profissionais capacitados e uma infraestrutura moderna, pronta para entregar cursos de qualidade dentro dos mais diversos segmentos, mas especialmente na área da tecnologia e gestão.
O Índice Geral de Cursos da instituição alcançou a média 3, enquanto, no Conceito Institucional concedido pelo MEC, chegou à nota 4, considerada de excelência pelo órgão.
Localização: Av. Caiapó, Quadra 89, Lotes 41 a 49, R. Xavantes, Santa Genoveva.
8. Faculdade Senai (Fatesg)
A Fatesg atua há 40 anos na capital goiana, é uma das unidades do Departamento Regional SENAI e, por isso, está ligada ao Sistema Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG). Por ser uma instituição do SENAI, os cursos do centro universitário estão voltados à área industrial.
As opções disponíveis estão divididas entre cursos técnicos, graduação, pós-graduação e profissionalizantes, com opções na modalidade presencial e EAD. Se interessa por Engenharia de Software, Engenharia Mecânica, Automação e Manutenção Industrial? Então, a Faculdade SENAI terá o ensino que você procura!
Alguns cursos – como os de graduação – exigem vestibular para ingresso, outros apenas a certificação de conclusão de ensino fundamental ou médio. No caso da pós-graduação, é necessário ter uma graduação já na área que se quer especializar.
Nas avaliações institucionais conduzidas pelo INEP e pelo MEC, a instituição alcançou a média 3 no Índice Geral de Cursos e 4 no Conceito Institucional.
Localização: R. 227-A, nº 95, Setor Leste Universitário.
9. Centro Universitário Estácio de Goiás
O Centro Universitário Estácio de Goiás faz parte de uma das maiores redes de educação superior do Brasil, e são mais de 30 campi espalhados só no estado de Goiás. Ela é mantida pela Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá, e oferece cursos tecnólogos, de graduação, pós-graduação e MBA.
Na unidade localizada dentro do Shopping Estação, os cursos ofertados ocorrem na modalidade presencial, incluindo Engenharia Civil, Biomedicina, Psicologia, Nutrição e Ciências da Computação. A unidade de ensino à distância também fica no Setor Central da cidade.
Sua média no Índice Geral de Cursos ficou em 3 e, no Conceito Institucional, a Estácio de Goiânia alcançou a nota 4.
Localização: Av. Goiás, nº 2.151, St. Central.
10. Faculdade Anhanguera de Goiânia
Assim como o Centro Universitário Estácio, a Faculdade Anhanguera é uma das maiores redes de ensino superior do país. Ela está presente em todos os estados do Brasil e conta com cursos de graduação e pós-graduação em várias áreas do conhecimento.
A Faculdade Anhanguera existe desde 1994, mas, em 2014, foi integrada ao grupo Kroton Educacional, que também é dono da Rede Pitágoras. Por isso, não estranhe quando a localização da Anhanguera em Goiânia levar você até o prédio que leva o nome dessa outra instituição.
Na avaliação do MEC, a Anhanguera Goiânia tirou uma média 2 no Índice Geral de Cursos e nota 4 no Conceito Institucional.
Localização: R. T-27, nº 2.055, St. Bueno.
Para resumir, as melhores universidades de Goiânia são as públicas, mantidas pelo poder federal. São elas que ocupam os primeiros lugares no ranking. Mas as universidades privadas da capital não deixam a desejar e entregam também uma experiência de ensino transformadora.
Deixe seu comentário ou dúvida