Metro quadrado em Goiânia deve valorizar mais de 20% em 2021

09 Dezembro 2021 | Atualizado em 01 Setembro 2022
Por Redação MySide

Valorização metro quadrado Goiânia

Final do ano se aproximando e, além de preparar a árvore e o panetone para as festas, para quem acompanha o mercado imobiliário esse também é um período de balanço.

Pois bem, apesar de ainda não podermos considerar a atividade de dezembro nessa análise, o relatório do MyIndex© - Valor do metro quadrado em Goiânia de Novembro trouxe um spoiler da retrospectiva do ano para aqueles mais ansiosos. Confira!

Prévia da valorização imobiliária em 2021

Primeiro quadrimestre de 2021 - Janeiro a Abril

2021 começou com otimismo no setor imobiliário, que desde o ano anterior vinha surfando a onda das mudanças de comportamento impostas pela pandemia. Assim, a busca por apartamentos aumentou e, por consequência, seus valores também. O primeiro quadrimestre de 2021 terminou com valorização de aproximadamente 7,3% no preço dos apartamentos em Goiânia. 

Segundo quadrimestre de 2021 - Maio a Agosto

A partir de então, o vaivém de lançamentos continua intenso, com vendas recordes sendo registradas. Ao final do período, o cenário econômico, que antes era um céu de brigadeiro para os compradores, começa a dar indícios de que o tempo poderia mudar. Um deles foi a primeira alta da taxa Selic, em março, o pontapé inicial para outras elevações que pressionaram o aumento dos juros de financiamento imobiliário. 

Além disso, a inflação também subiu e somente em julho, o INCC, representante oficial da inflação da construção civil, passou a se estabilizar e dar início a uma trajetória de queda dos indicadores. Movido por este cenário de mercado aquecido e pelos custos de construção, o preço dos apartamentos registrou valorização de 6,8% entre de abril a agosto, resultando em um acumulado no ano de 14,9%.

Terceiro quadrimestre de 2021 - Setembro a Dezembro - O que nos espera?

Os dois primeiros meses do período registraram uma alta acentuada no preço dos apartamentos em Goiânia, 1,5% em setembro e 2,4% no mês seguinte.

Já em novembro, com variação de 0,3%, o valor de metro quadrado manteve a tendência de crescimento, como vínhamos afirmando nas edições do MyIndex©, ainda que com um percentual aquém se comparado aos meses anteriores. Com esse resultado, os três meses representam uma valorização de 4,2% no preço dos apartamentos novos na capital goiana, chegando a dezembro com um acumulado de 19,8% em 2021.

2021 deve fechar com alta acima de 20% no valor do metro quadrado em Goiânia

Com um ano agitado no mercado imobiliário de Goiânia, a valorização dos apartamentos já se aproxima de 20% em 2021. Em reais, o valor do metro quadrado na capital passou de R$ 5,8 mil, em janeiro, para R$ 6,8 mil em novembro. O percentual ultrapassa ainda indicadores como a inflação oficial, IPC-A, acumulada em 11% até novembro, e também a inflação da construção civil, INCC, com 14,7% no ano. 

Fonte: myside.com.br | Pesquisa "Preços dos Apartamentos em Goiânia"

Quanto aos Setores com maior destaque em valorização, a lista é composta pelo Setor Bueno, na liderança, com acumulado de 24% até em 2021, seguido pela área 4, que corresponde ao Alto Bueno e Setor Pedro Ludovico, com 16,9%, logo após a região que corresponde aos bairros Vila Rosa, Jardim Atlântico e Parque Amazônia, com 16,5% de valorização.

Para dezembro não se pode esperar um aumento expressivo no preço dos apartamentos, que deve ser contido pela baixa quantidade de lançamentos no período, em função das festas e férias de final de ano. Nossa expectativa é que os preços continuem subindo, pelo menos nos próximos 6 meses, mesmo que em ritmo menor do que a média de 2021.

Inscreva-se abaixo e receba o relatório mensal em primeira mão:

Deixe seu comentário ou dúvida